A nossa primeira Antologia

     A primeira Antologia de médicos escritores de literatura não científica em Sergipe será lançada nesta quarta-feira,  18 de outubro – Dia do Médico –

Apresentando a ANTOLOGIA VIDA

 no Museu da Gente Sergipana, a partir das 18 horas. A publicação é da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – SOBRAMES do nosso Estado e recebe o nome de "VIDA", reunindo  contos, crônicas, prosa e poesia de dezesseis médicos, três deles de outros estados. O apoio cultural é do Hospital Primavera, a editora é a ArtNer e a organização geral é do médico e escritor Lúcio Prado Dias, da Academia Sergipana de Letras e que preside a entidade.

     A ciência médica é também uma arte, não sendo por acaso que seus seguidores, não raro, venham a se tornar ilustres escritores. Desde tempos primevos que Medicina e Literatura caminham de mãos dadas. Azeitar essa relação nos dias atuais é inadiável e, digo mais, é imperativa.
    Embora não médicos, grandes escritores utilizavam temas médicos: Shakespeare o fez em “Macbeth”, “Romeu e Julieta” e “Hamlet”; Machado de Assis em “O alienista”; Flaubert em “Madame Bovary”; Molière em “A doença imaginária” e tantos outros.
   Já entre médicos escritores, no exterior, lembraríamos Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes; Tchekov, que dizia ser a literatura a sua amante; Cronin, que escrever “A Cidadela”, etc. No Brasil, expoentes nomes da medicina brilharam na literatura, a saber: Francisco de Castro, Aloysio de Castro, Laurindo Rabelo, Afrânio Peixoto, Miguel Couto, Antonio Austragélio, Joaquim Manoel de Macedo, Manoel Antônio de Almeida, Guimarães Rosa, Silva Melo, Pedro Nava, Moacir Sclyar, entre inúmeros outros.
    Sergipe não pode ser esquecido, com nomes expressivos que marcaram a nossa literatura: Felisberto Freire, Ranulpho Prata, Garcia Moreno, Renato Lucas, entre outros.

MÉDICOS PRESCREVEM, MÉDICOS ESCREVEM – Participam  dessa primeira antologia da SOBRAMES os médicos Francisco Rollemberg, José Hamilton Maciel Silva, Déborah Pimentel, Marcos Ramos, Antônio Samarone, Geraldo Bezerra, Eduardo Garcia, José Sérvulo Nunes, Gilmário Macedo, José Marcondes, José Aderval Aragão, Nathale Prates, Lúcio Prado, Ildo Simões e Cortes Rolemberg, residentes em Salvador e Luiz Soares, do Rio Grande do Sul.

Nesta edição, a SOBRAMES presta uma homenagem ao médico, escritor e poeta José Abud, da Academia Sergipana de Medicina e da Academia Sergipana de Letras. No planejamento da entidade outros médicos escritores deverão ser homenageados em futuras antologias.

Desde que assumi o comando da entidade há três anos, venho  realizando sessões literárias e saraus lítero-musicais com muito sucesso.  Foram quatro sessões do Projeto Café com Letras e treze saraus temáticos, com ampla participação de médicos e convidados. Creio ser esse o nosso maior objetivo. Tornar a Medicina mais humana, na busca incessante pela retomada de uma relação médico-paciente mais cordial e fraterna, centrada na moral e na ética!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais