Aracaju, Sergipe: Vergonha Nacional

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Desde que assumiu o governo de Sergipe, em dezembro de 2013, Jackson Barreto de Lima colocou, negativamente, o nosso pequeno Estado nos

Reportagem nacional sobre a insegurança em Sergipe 

noticiários nacionais e internacionais.

Para completar a tristeza de tantos homens e mulheres que nasceram e que vivem aqui, na última sexta-feira, 15, no programa noturno mais assistido e conhecido do Brasil, o Globo Repórter, da TV Globo, Aracaju, a nossa princesinha, a cidade que um dia já foi a capital da qualidade de vida, foi chacota nacional.

O programa apresentou várias cidades em que se vive com tranquilidade e onde o índice de criminalidade quase não existe. Porém, expôs, para todo o Brasil, o desastre da insegurança pública que toma conta da capital sergipana.

Segundo a reportagem apresentada pela competente jornalista Carla Suzanne, da TV Sergipe, a violência explodiu na cidade e houve um aumento de quase 60% no índice de homicídio. Uma infeliz constatação para quem, no passado, dormia com as portas abertas. “A insegurança está em qualquer lugar. E até a igreja precisa de proteção”, disse a repórter, que mostrou as grades que foram colocadas na pequena e famosa igrejinha localizada na colina de Santo Antônio. Link da reportagem:https://globoplay.globo.com/v/6813498/

Nem os frequentadores das igrejas escaparam da tragédia Jackson Barreto, que foi o pior governador da história de Sergipe e que deixou marcas de sofrimento na vida do povo aracajuano e sergipano.

Que DEUS tenha piedade!

Governo dará calote de três meses em todas as dívidas. Comunicado foi enviado pelo CRAFI a todos os departamentos financeiros Através de ofício interno do Conselho de Reestruturação de Ajuste Fiscal – CRAFI, para todos os departamentos financeiros, foi comunicada a decisão de que,  a partir do mês de abril, haverá uma nova sistemática de liberação de recursos e da forma de pagamento. Por exemplo as despesas de abril foram pagas em 10 de junho agora, segundo o ofício e assim subsequentemente.

Governo dará calote de três meses em todas as dívidas. Comunicado foi enviado pelo CRAFI a todos os departamentos financeiros II O problema está no item C: as despesas com mês de referência anterior a abril/2018 serão tratadas de forma diferenciada, e as orientações serão dadas posteriormente. Ou seja, as despesas dos primeiros três meses do ano – janeiro, fevereiro e março – ninguém sabe como serão pagas. Um verdadeiro calote para todos os fornecedores, prestadores de serviços e tudo mais.

Governo dará calote de três meses em todas as dívidas. Comunicado foi enviado pelo CRAFI a todos os departamentos financeiros III como se os três primeiros meses do governo Jackson não tivessem ordenamento financeiro e as despesas não serão pagas. Cadê o orçamento anual? Qual o valor total destas despesas? A oposição na Alese precisa pedir informações.

Clima não é bom entre alguns petistas e medebistas em Sergipe As divergências contra um chapão para a disputa da Assembleia por parte dos petistas em Sergipe está expondo as vísceras de uma aliança que só existe no papel: PT e MDB. Tem petistas ameaçando começar a denuncia na imprensa os golpistas dentro do MDB de Sergipe, isso inclui figuras de confiança de Jackson Barreto que influenciaram o governo dele e a omissão nos dois anos de Temer. Por outro lado, alguns medebistas dizem que os petistas não têm mais densidade eleitoral e vivem reféns de Lula.

Prazo PMA se esgotou. O que o Judiciário fará? Na última sexta-feira, 15, acabou o prazo para a Prefeitura de Aracaju  atender a liminar do Judiciário para atualizar a lista dos servidores efetivos e comissionados.  E pelo que informou o advogado Hebert Pereira, num grupo de zap, não foi juntada qualquer justificativa pelo não cumprimento da decisão, nem qualquer recurso. O que o Judiciário fará? 

Sobre ITBI em Aracaju Repercutiu positivamente as notas sobre o termo de providências assinado pelo Ministério Público de Contas de Sergipe, com o Creci/SE e a Semfaz, para dar transparência aos cálculos sobre o ITBI em Aracaju. E um detalhe: uma lei municipal já existe possibilitando o parcelamento do ITBI em 12 vezes: Lei 4.380/2013. Na ocasião o prefeito vetou a lei, mas o veto foi derrubado. A lei é de autoria do ex-vereador Jailton Santana e naquele ano a oposição era ele, Nitinho e Juvêncio Oliveira.

IT Consulting Quando a superintendência regional do trabalho vai intervir para fazer justiça aos trabalhadores da empresa terceirizada IT Consulting, que presta serviços ao governo do estado? São vários problemas e os trabalhadores já passam necessidade.                                          

Parte do ofício que será protocolado hoje na Câmara de Riachão para abertura de uma nova CPI

Riachão do Dantas: vereadores vão protocolar hoje pedido de CPI para investigar contrato transporte e gastos com combustíveis No fim de semana viralizou nas redes sociais um vídeo com uma denúncia de atos de corrupção e gastos com combustíveis de carros particulares na gestão da prefeita Gerana Costa, de Riachão do Dantas, para uma empresa do filho durante seis meses.

Base da CPI Os vereadores da oposição vão protocolar hoje o requerimento com pedido de CPI tendo como base as denúncias – inclusive tem um processo judicial correndo na Justiça do trabalho do funcionário contra a empresa (0000287-11.2018.5.20.0014) – com os seguintes pontos: apuração dos ilícitos e irregularidades em contratos em transportes nos serviços municipais, pagamentos de valores incompatíveis com os serviços contratados; A apuração do abastecimento de carros particulares na conta do município nos postos de gasolina licitados no período de janeiro de 2017 a maio de 2018.

Nota de Esclarecimento – Prefeitura de Riachão do Dantas – A Prefeitura de Riachão do Dantas vem a público esclarecer boatos proferidos pelo Portal Riachão, que na noite desta sexta-feira, 15, publicou uma matéria com informações inverídicas envolvendo a família da prefeita Gerana Costa, sem nenhum critério jornalístico de apuração e apresentação de documentos. Por conta da total falta de verdade dos fatos, a prefeita Gerana Costa já acionou seus advogados, que já estão de posse de toda a documentação que comprova uma realidade totalmente diferente da reportagem, para que as providências junto à polícia e à Justiça sejam tomadas. Este fato, para a Administração Municipal, será tratado somente no Judiciário, para reparação dos danos causados.Atenciosamente,Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Riachão do Dantas.

Companheiro de chapa do líder de Temer dispara: ”Temer é o pior presidente da história para Sergipe” Foi o que disse em entrevista ontem, 15, na Xingó FM em Canindé do São Francisco, o pré-candidato ao senado, Heleno Silva (PRB). Pela firmeza das críticas, é possível que Heleno esteja descendo do palanque de Temer em Sergipe, ou em última hipótese, pode até ser convencido a descer. Heleno acusou Temer de deixar de lado projetos importantes para o Estado.                       

O processo publicado no Diário da Justiça Eleitoral. 

Ministério Público Eleitoral pede a cassação do prefeito de Areia Branca, Alan de Agripino, e do vice-prefeito Francisco Chagas. A Justiça pautou, para o próximo dia 27 de junho, o julgamento do pedido de impugnação da chapa eleita em 2016 por captação ilícita de sufrágio de voto numa ação movida pelo PV de Areia Branca com pedido de cassação do Ministério Público Eleitoral. O prefeito é Alan de Agripino e o vice, Francisco Chagas. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eleitoral no último dia 14. Parabéns ao advogado Fabiano Freire Feitosa que vem atuando firmemente no caso. O interessante que o tio do atual prefeito foi cassado no meio do mandato anterior por problemas parecidos. Pelo jeito, não tem jeito!

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Base metropolitana do SAMU é arrombada, e polícia leva 30 minutos para chegar ao local Cadê a segurança Belivaldo? Pelo zap: Ontem

Cones servindo de suporte para equipamentos em ambulância do SAMU/SE

 (sábado0 por volta das 20h30 a USA 03 foi arrombada na base metropolitana. O meliante estava dentro da viatura e foi surpreendido pela equipe que o trancou dentro da mesma e chamou a polícia. Graças a Deus foi só perda material e o susto que foi grande. Um áudio com uma das técnicas explicando o susto quando adentrou a viatura viralizou nas redes sociais.”

Novo equipamento em viatura do SAMU Sergipe, retrato da atual realidade da saúde Pelo zap:  “Viatura do SAMU Sergipe tem novo suporte para equipamentos e oxigênio. O cone de aimaliy serve para tudo.”
SAMUCONE

Ex – secretário de educação, Belivaldo apresenta jingle da campanha com erro grosseiro de português: fez PELA nossa gente. E repercutiu negativamente nas redes sociais um vídeo lançado pela pré-campanha de Belivaldo Chagas. O problema foi o erro grosseiro de português vindo de um ex-secretário de Educação. Confira: https://facebook.com/belivaldochagas/videos/964757783693988/?q=belivaldo%20chagas Por falar em educação, o blog está investigando a denúncia que o atual secretário de Estado da Educação, Josué Passos, não é a favor do Ensino Médio Integral e baixou uma Circular com algumas normativas criando um reboliço negativo.

Assessoria do filho de Valmir de Franscisquinho começa pré-campanha errando feito: parabeniza cidade por ser banhada pelo rio São

"Cidade banhada pelo Rio São Francisco." Falha feia da asssessoria 

 Francisco. Não é! E ontem, 17, o município de São Francisco comemorou 55 anos de emancipação política. Vários políticos deram parabéns pelas redes sociais. Talysson, pré-candidato a deputado estadual e filho do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, postou nas redes sociais uma foto dele e do pai, tendo ao fundo uma imagem da cidade com o texto: “Parabéns ao povo são-francisquense, que hoje comemora 55 anos de emancipação política da cidade banhada pelo rio São Francisco”. O Rio passa por Propriá e o município de São Francisco fica bem a cima, já na divisa com Malhada dos Bois e Japoatã. Nem Braço de Rio tem. Uma assessoria destas…

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Os milagres de Lampião por Antônio Samarone

Apareceu no povoado Parapitinga um menino de nove anos, que já nasceu sabendo aboiar, escrever poesia de cordel, é repentista, conhece e canta todo o repertório de Luiz Gonzaga e se diz reencarnação do Capitão Virgulino. O Sertão setentrional está em rebuliço. Uns já estão dizendo que estava previsto, como Lampião não foi aceito no Inferno, nem está no Céu, que ele voltaria. O Frei Afrânio, seguidor do Padre Cícero, ainda está

 desconfiado, achando tudo muito estranho. A verdade é que a boataria está tomando corpo.

Eu não tenho porque duvidar. O poeta José Pacheco encerrou o seu cordel sobre a chegada de Lampião no Inferno de forma esclarecedora: Leitores, vou terminar/tratando de Lampião/muito embora que não possa/vou dar a explicação/no inferno não ficou/no céu também não entrou/por certo está no sertão.

Não tomem como surpresa se daqui a pouco aparecer gente relatando milagres, as coisas começam assim. Daí para aparecer seguidores, fanáticos e devotos é um pulo. Aliás, já existe um cangaceiro do bando de Lampião que virou santo, em Mossoró, RN. Trata-se de José Leite de Santana, vulgo São Jararaca. O túmulo dele fica no Cemitério São Sebastião, e é o mais visitado nos dias de finados. Procurem no Google, para confirmar.

Por aqui, Saracura conta que Robério Santos já localizou o túmulo da cangaceira Lídia, citado nos escritos de Luiz Antônio Barreto, e que já foi foco de romaria. Do jeito que as coisas andam, não tomem como surpresa se esse menino (encarnação de Lampião) começar a operar milagres nesse desertão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Segundo estudos de Max Silva de Oliveira, “um dos aspectos marcantes da personalidade contraditória de Lampião era a sua religiosidade, apesar de sua vida de cangaceiro e das influências brutalizantes do cangaço, Lampião nunca abandonou a sua fé e devoção em Deus, nos santos da igreja católica,  e também no Padre Cícero Romão do Juazeiro do Norte que para ele, era um homem santo.”

Li numa tese acadêmica de Eraldo Tavares, que “Lampião mantinha relações com anjos e santos, rezava todos os dias e acreditava em forças ocultas e em sonhos. Nunca buscou fugir às regras em que foi educado desde criança pela sua mãe e pela sua avó que foram as responsáveis pela sua formação religiosa. Era devoto de alguns santos, em especial de Nossa Senhora da Conceição.”

Do jeito que as coisas andam, não tomem como surpresa se algum militante do movimento Cariri Cangaço, apresentar uma petição ao Vaticano solicitando a beatificação de Virgulino.

Mais textos:https://blogdesamarone.blogspot.com/

ESPECIAL – Definidos os vencedores do Hackathon UFS

Depois de cerca de 40 horas de confinamento dos maratonistas, foi divulgado na manhã deste domingo, 17, o resultado final do Hackathon UFS, 

maratona cujo objetivo é propor soluções tecnológicas por meio da participação cidadã.

Mais de 30 competidores se concentraram no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), durante todo este final de semana, quando alunos, professores e servidores de diversas áreas do conhecimento, além de profissionais da área de Computação, se empenharam para desenvolver protótipos de soluções tecnológicas para oito desafios.

O primeiro lugar ficou com o desafio Divulgação de Ações e Pesquisas em Andamento no HU e na UFS. Douglas Déda, um dos componentes da equipe vencedora, não escondeu a satisfação por levar o primeiro prêmio.

Satisfação

“Desde sexta-feira estamos todos alojados no HU, trabalhando, pensando e propondo soluções. Eu não esperava o primeiro lugar, até porque é a primeira vez que participo dessa maratona. Fiquei muito feliz e quero agradecer pelo apoio de todos, desde a nossa equipe até o pessoal que proporcionou toda a estrutura para que pudéssemos trabalhar”, declarou Douglas, que é estudante de graduação do curso Sistemas de Informação.

O segundo lugar foi para o desafio Gestão Eletrônica das Ações e Programas de Bolsas na UFS, já o terceiro ficou com a equipe responsável pelo desafio Prevenção e Suporte aos Cidadãos Universitários do HU contra Doenças Depressivas. O primeiro grupo classificado recebe R$ 3 mil; o segundo, R$ 2 mil e o terceiro R$ 1 mil. Os prêmios são frutos de patrocínios privados.

Os demais temas classificados, nesta ordem, foram Identificação de Informações para o Portal de Dados Abertos; Controle e Monitoramento em Parcerias para Estágios; Otimização no Uso do Estacionamento do HU; Audiências Públicas Assíncronas e Uso Racional e Eficiente de Condicionadores de Ar.

Inovação tecnológica

A superintendente do HU-UFS, Angela Silva, prestigiou o evento, e foi uma das juradas. “A inovação tecnológica hoje é acessível a várias instituições, públicas e privadas. Não precisamos viajar até países como a Califórnia para conhecer soluções inteligentes quando temos, bem próximos a nós, soluções tão boas quanto as que estão lá fora. Todos os maratonistas, bem como os que participaram das mentorias e da organização do evento como um todo merecem os nossos aplausos”, afirmou a superintendente.

Para fazer a avaliação das apresentações, foram utilizados critérios para verificar o que seria o produto apresentado, se a solução cumpriria os objetivos propostos, para quem seria destinada, como seria executado o produto e quanto seria investido para a viabilização do projeto.

Participaram da equipe de jurados, além do próprio HU-UFS – por meio da sua superintendência e do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do hospital -, representantes da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese); Sergipe Parque Tecnológico; Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju e do Núcleo de Empreendedorismo da UFS.

O Hackathon traz como destaque os principais pilares de Cidades Inteligentes: Educação, Comunicação, Gestão Ambiental, Governança, Insumos, Mobilidade, Planejamento Urbano, Saúde, Segurança, entre outros. Nesta edição, o local escolhido para o início das atividades foi o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), em Aracaju, uma filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). No entanto, ainda haverá desdobramentos da iniciativa em outros campi da UFS.

PELO TWITTER

www.twitter.com/marcoslmsantana Não se enganem, a internet universalizou a informação. Aprendam a viver no novo mundo.                           

www.twitter.com/Diogoringenberg O errado é errado mesmo que todos estejam fazendo. O certo é certo mesmo que ninguém esteja fazendo.

www.twitter.com/Diogoringenberg O errado é errado mesmo que todos estejam fazendo. O certo é certo mesmo que ninguém esteja fazendo.

www.twitter.com/ConradoJunior Tomara que na próxima partida Tite coloque Neymar!!! — se sentindo sarcástico.

www.twitter.com/anterogreco Atualizando prognósticos: o Brasil será campeão do mundo com um empate e seis vitórias.

Siga Blog Cláudio Nunes:

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/
   
http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O maior mal de um país é um governo fraco; não pode impor boas medidas e consente que lhas imponham más.” Benjamin Disraeli.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais