Chapão ou chapinha?

Até as convenções de agosto os caciques partidários precisarão de muito jogo de cintura para evitar o estouro da boiada. Além de se preocuparem com a formação das chapas majoritárias, eles têm que definir se os candidatos proporcionais ficam juntos num chapão ou se serão distribuídos em várias chapinhas. Esse é um assunto delicado e que afeta tanto o governo quanto a oposição. De ambos os lados há partidários das duas formações. Candidatos a deputado com mais chance de vitória defendem o chapão, enquanto os mais fracos querem ir para a disputa em chapinhas, onde é possível se eleger com menos votos. Caberá aos líderes definir qual o caminho a ser seguido, porém antes precisarão convencer os descontentes para evitar que estes causem uma desarmonia no grupo bem na véspera da campanha eleitoral. Tai um obstáculo difícil de ser transposto em tão pouco tempo.

Entre os piores

Entre bancos e financeiras com menos de quatro milhões de clientes, o Banese aparece como o 5º pior no ranking de reclamações feitas no 2º trimestre deste ano. De acordo com levantamento do Banco Central, pior do que o nosso Banese só a Agiplan, Safra, Intermedium e PAN. Entre os bancões, os mais reclamados pelos clientes foram o Santander, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú. Misericórdia!

Banco dos réus

E quem senta hoje no banco dos réus é o ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita (PTC). Acusado de abuso do poder econômico, ele será julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Segundo a acusação, Sukita usou dinheiro indevidamente em 2012, na campanha de sua candidata a prefeita de Capela, desembargadora Josefa Paixão (PSB). Aff Maria!

Volta pra casa

E quem está de volta a Aracaju é o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Durante os 11 dias em que esteve fazendo um curso nos Estados Unidos, o comunista foi substituído pelo presidente da Câmara, vereador Nitinho Vitale (PSD). A vice Eliane Aquino (PT) não assumiu o governo municipal porque pretende se candidatar nas eleições deste ano.

Fake News

Propaganda Eleitoral e Fake News é o tema do seminário a ser promovido em Aracaju pelo Tribunal Regional Eleitoral. Marcado para a próxima sexta-feira, na sede do TRE, o evento visa capacitar servidores e magistrados sobre as inovações legislativas e doutrinárias em relação aos temas em debate. Prestigie!

Grana à vista

Aposentados e pensionistas do INSS receberão a primeira parte do 13º salário junto com a remuneração de agosto. A primeira parcela do abono anual corresponderá a até 50% do valor do benefício. Não haverá desconto de Imposto de Renda agora. O imposto sobre o valor só será cobrado na segunda parcela do 13º, a ser paga junto com a remuneração de novembro. Que bom, né?

Reunião verde

O Partido Verde vai reunir os filiados no próximo sábado, em Aracaju. Na pauta, as eleições deste ano e o cenário social e político dos municípios. A executiva estadual também vai aproveitar o encontro para apesentar aos filiados as novas lideranças verdes.

Boca de siri

O DEM guarda a sete chaves os nomes de seus pré-candidatos a senador. O partido informa que só vai anunciá-los no dia 5 de agosto, quando realizará a convenção estadual. Tomara que os ditos cujos sejam mais conhecidos politicamente do que o pré-candidato a vice-governador pelo DEM, coronel reformado do Exército, Jorge Husek. Marminino!

Na terrinha

E quem está em Aracaju é a presidenciável Vera Lúcia (PSTU). Veio para o lançamento das candidaturas majoritárias do partido, marcado para hoje à noite, na sede da legenda. Vera, que já disputou sem sucesso a Prefeitura de Aracaju e o governo de Sergipe, revela que a sua candidatura visa denunciar “a farsa das eleições controladas pelo poder econômico”. Então, tá!

Teje preso

As policiais de Sergipe, Alagoas e Bahia estão cumprindo nos três estados 10 mandados de prisão e 18 de busca e apreensão. Estão na mira da Justiça quatro empresários do ramo de distribuição de medicamentos, quatro testas-de-ferro, dois laranjas e dois contadores. Eles são acusados de corrupção, lavagem de bens e falsificação de documentos. Homem, vôte!

Recorte de jornal

Publicado no jornal estanciano, A Estância, em 22 de outubro de 1950

Resumo dos jornais

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais