Como será o Brasil a partir de hoje?

Certamente em mais de seus quinhentos anos de história, o Brasil viveu momentos tão tensos como agora. E esta semana promete ser pior. Na Presidência da República continua o ainda desgastado Presidente Michel Temer que parece não ser ouvido ou atendido por ninguém nem mesmo dos seus auxiliares mais diretos. O quadro se completa com a continuidade da greve dos caminhoneiros que atinge todo o Brasil e o desabastecimento de produtos perecíveis, além da falta de combustíveis  que para todo o setor automotivo do país. É uma situação difícil e complicada como nunca se viu anteriormente.

Em sessenta anos de jornalismo, nunca vi nada igual ou parecido. Nem mesmo durante os tensos dias de março de 1964, que redundaram na ditadura militar que durou quase 25 anos. Nem mesmo em 1954, quando do suicídio de Getúlio Vargas que trouxe a revolta popular para as portas de todos os brasileiros mesmo aqueles que que não rezavam pela cartilha populista de Getúlio.
Dizem que, em 1964, um governo fraco  como o de Jango Goulart permitiu que os militares entrassem sem bater no Palácio do Planalto. Pois agora temos novamente um governo fraco e frágil, o de Michel Temer que ninguém respeita. Ele chamou as Forças Armadas para impor respeito e ordem, mas, os comandantes militares se recusaram a se insurgir contra os caminhoneiros grevistas. Resultado: o fim de semana foi de tensão. O que acontecerá agora?

As cidades brasileiras – grandes e pequenas – ficaram sem combustível ou alimentos de primeira necessidade. Uma situação nunca vista anteriormente no País. A semana se encerrou com vários Estados anunciando medidas para combater o desabastecimento, mas já se sabendo de entemão que tudo passa pela conveniência dos grevistas. É o caso de se perguntar: o Brasil ainda tem governo? Temer ainda é presidente da República (era, até domingo a noite, mas certamente ninguém apostaria nisso depois de tantos pronunciamentos redundantes).

Há uma crise de comando no Brasil desta segunda-feira. O Governo do Sr. Temer praticamente acabou naquela quinta-feira. Daí em diante ele passou a falar pelas palavras do Ministro Carlos Marun – mas todas as vezes que Marun aparecia para discursar Temer perdia pontos. A única ordem dada que foi atendida foi reduzir os pontos de estrangulamentos nas estradas federais.  Com um governo tão fragilizado assim, valerá a pena esperar as eleições de outubro?

Como será o Brasil desta segunda-feira, 28 de maio? Muitas, quase a totalidade das escolas do País, estão com aulas suspensas. Haverá o que comprar de produtos de primeira necessidade, em todos os pontos de vendas? O desabastecimento no domingo já parecia ser total…  O greve dos caminhoneiros prosseguirá? Até quando?

Os caminhoneiros estão recusando, até onde podem, apoio de partidos políticos, principalmente aqueles oportunistas. O fato é que os partidos políticos perderam o bonde da história e ele não passa duas vezes pelo mesmo lugar. Perdeu, tá perdido… A Presidente do PT, Gleisi Hoffman, gostaria de ver o ex-presidente Lula ao lado dos caminheiros. E pediu que uma das reivindicações deles fosse a liberdade de Lula. Os grevistas nem levaram em consideração. Mais um engraçadinho foi mais longe: “Vai demorar um pouco, só mais doze anos”.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais