De olho nas eleições

Tire o cavalinho da chuva quem pensa que os políticos estão preocupados com a crise econômica, com os problemas do povo. Eles só têm cabeça para as eleições deste ano. Mesmo quem não será candidato vai trabalhar para eleger governador, senadores e deputados para que estes os apõem no ainda distante pleito municipal de 2020. Basta observar os discursos e entrevistas dos políticos: quando não falam abertamente sobre as próprias pré-candidaturas ou as de suas preferências, criticam os adversários, visando desgastá-los junto ao eleitorado. Portanto, não pense que problemas como insegurança, crise da saúde, falência da educação, precariedade do transporte público e atraso de salários são prioridades da classe política. Quando muito, os governantes de plantão farão remendos aqui, ali e acolá para iludir o cidadão e conquistar os votos dos ingênuos, com a promessa de que, se eleitos, o mundo será diferente e bem melhor. Pra eles, é claro!

Polícia imobilizada

Das 70 motos do Grupamento Especial Tático Motorizado (Getam), apenas 14 estão em operação. Segundo o blog Espaço Militar, as demais foram retiradas de circulação porque o governo de Sergipe atrasou o pagamento à empresa locadora. O mesmo blog revela que, pelo mesmo motivo, a frota de veículos da Polícia Militar também foi drasticamente reduzida. A continuar assim, só restará o Esquadrão de Polícia Montada para transportar os nossos bravos policiais. Uma lástima!

Bateu o martelo

A decisão da Petrobras de fechas as Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados em Sergipe e na Bahia vai desempregar mais de mil pessoas. Bem que a classe política dos dois estados tem lutado para impedir o fechamento das duas unidades, porém a estatal já bateu o martelo: vai desativá-las em outubro. Isso significa dizer que o Brasil aumentará as importações de amônia e ureia. Danou-se!

Triste estatística

Os negros são a maioria dos brasileiros, representando 53,6% da população em 2014. Segundo o IBGE, eles também são a maioria entre os mais pobres. Entre os cidadãos que compõem o grupo dos 10% mais pobres, com renda média de R$ 130 por pessoa na família, 76% eram negros em 2015. Ou seja, três em cada quatro pessoas que estão entre os 10% mais pobres do país são negras. E mais: de cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são negras. Uma lástima!

Fazendo promessas

O sistema pedagógico de Sergipe vai mudar pra melhor. Quem garante é o pré-candidato a governador Valadares Filho (PSB). De acordo com ele, investir em educação “é proporcionar às futuras gerações a possibilidade de buscar uma vida digna”. Vavazinho promete, ainda, melhorar a relação estudante/sala de aula e oferecer melhores condições de trabalho aos nossos professores. Então, tá!

Agora vai!

E o pré-candidato a governador Mendonça Prado (DEM) também diz já ter soluções para os problemas de Sergipe. Ele promete colocar em dia os salários dos servidores e dos aposentados, além honrar os compromissos com os fornecedores: “Estamos nos preparando para executar uma engenharia social revolucionária, visando otimizar a saúde, a segurança e a educação”. Marminino!

Ariando a fivela

Os festejos juninos estão aproximando os políticos dos eleitores. Os pré-candidatos aproveitam o período para conferir o tamanho do curral eleitoral e assuntar sobre a popularidade dos adversários. Portanto, até o final do mês, político é figurinha fácil em festas grandes como o Forró Caju e menores como os arraiais dos pequenos povoados. Pra eles, o importante é ariar as fivelas no agarradinho do forrobodó e degustar pratos típicos, na esperança de conseguir votos, muitos votos. Crendeuspai!

Vota contra

A maioria dos eleitores não vota em candidatos financiados pelas indústrias do fumo, de armas, álcool e agrotóxicos. Segundo pesquisa feita pelo Instituto Datafolha, 92% dos entrevistados responderam que não apoiam candidatos que recebam recursos de indústrias de armas. Em seguida, aparecem as empresas de tabaco e de álcool (89% cada) e agrotóxico (82%), setores bancário (58%) e automobilístico (53%). Cruz credo!

Fantasmas assustam

Pré-candidato a deputado federal, José Carlos Machado (PSDB) terá dificuldade para limpar a própria imagem, seriamente manchada pela denúncia de que, enquanto vice-prefeito de Aracaju manteve servidores fantasmas no gabinete. A pedido dele, inclusive, a prefeitura contratou um senhor com 92 anos, portador do Mal de Alzheimer. Justo Machadão, para quem os auxiliares do ex-prefeito João Alves Filho (DEM) só queriam roubar os cofres públicos. Misericórdia!

Orai por eles!

Os pastores e políticos Heleno Silva e Jony Marcos – ambos do PRB – levaram os novos aliados para um culto na Igreja Universal do Reino de Deus. Entre outros, foram abençoados pelo bispo Luís Claúdio os pré-candidatos a governador Eduardo Amorim (PSDB) e a senador André Moura (PSC). Ambos também conheceram de perto os evangélicos que, certamente, serão orientados a votarem neles. E assim caminha a humanidade.

Recorte de Jornal

Publicado no Correio de Aracaju, em 31 de julho de 1929

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais