Dinheiro público encaixotado

Dinheiro público encaixotado


Enquanto nenhuma escola estadual desenvolve qualquer atividade náutica com seus alunos, cerca de R$ 200 mil em barcos para a prática de esporte estão encaixotados no Iate Clube de Aracaju. Doado pelo governo federal há mais de dois anos, o patrimônio faz parte do Projeto Navegar e visa, justamente, garimpar futuros atletas na rede pública de ensino. São 10 barcos para a prática de remo, 10 caiac´s, 10 barcos optmist (vela) e dois barcos infláveis a motor para a equipe de instrutores. E por que os barcos permanecem sem utilização por tanto tempo? Esta é uma pergunta que só a Secretaria estadual de Esporte e Lazer poderá responder. A coluna tem certeza que se o governador Marcelo Deda (PT) soubesse disso, a garotada já estaria fazendo bom uso dos barcos no estuário do rio Sergipe.

Nosso GLP é o melhor


Uma ótima notícia para Sergipe: A Unidade de Produção de Gás Natural – Pólo Atalaia,  processa o melhor gás de cozinha (GLP) do Brasil. A constatação foi feita pela área de Comercialização do Abastecimento da Petrobras, através de Pesquisa de Satisfação com Clientes. Foram avaliados indicadores como qualidade do produto, prazo de entrega e relacionamento com os clientes, no caso as distribuidoras Gás Butano, Ultragás e Liquigás. A ausência de água e de contaminantes conferem ao GLP processado no Pólo Atalaia maior poder calorífico. De parabéns a turma da UN-SEAL.


Palanque indigesto


A posse de Luíza Ribeiro (PT do B) como deputada estadual deve trazer de volta ao plenário da Assembléia os cansativos debates paroquiais, tão comuns na época que o pai dela, Rosendo Ribeiro, e Artur Reis eram parlamentares. Pré-candidata a prefeita de Lagarto, a moça deverá aproveitar os quatro meses que passará no Legislativo para fustigar o deputado estadual Valmir Monteiro (PSC), que também sonha em administrar Lagarto. Tomara que ambos não baixem o nível exageradamente. Os freqüentadores do Parlamento sergipano e os telespectadores da TV Alese não merecem verborréia politiqueira.


Compasso de espera


A coluna ficou sabendo que a Secretaria estadual da Administração vai aguardar até a próxima quarta-feira (28) para mandar rodar a folha de pagamento dos servidores. É que se até lá os deputados estaduais já tiverem aprovado os 10 projetos que tratam sobre o reajuste da categoria, a folha já sairá com o percentual de aumento concedido pelo governo. Assessores de alguns deputados acreditam que os projetos serão distribuídos na segunda (26) e votados na terça (27) e na quarta (28), sendo, posteriormente, sancionados pelo governador Marcelo Deda (PT). Tomara!


Erro de estratégia


Alguns políticos acham que os aliados do ex-governador João Alves Filho (DEM) só estão colocando mais lenha na fogueira que está queimando a sua popularidade. O democrata caiu em desgraça desde que o Ministério Público Federal o denunciou por prática de peculato e corrupção passiva. Segundo dizem, o barulho feito pelos amigos de João só contribui para a sociedade ficar conhecendo em detalhes o processo que apura o esquema montado pela Construtora Gautama para fraudar licitações. Aliás, os outros 10 sergipanos também denunciados, devem estar torcendo para que os aliados do ex-governador continuem colocando apenas ele no olho do furacão.


Presente da “Calcinha”


E o pré-candidato a prefeito de Socorro, vereador Fábio Henrique (PDT), não esconde a satisfação com o presente que ganhou da banda sergipana “Calcinha Preta”. Durante a convenção do PDT naquele município, o empresário da banda, Gilton Andrade, presenteou Fábio com uma música para a sua campanha eleitoral. Quem já ouviu gostou da melodia, que não cita o nome do pré-candidato em momento algum. Tão logo comece a propaganda eleitoral, o pedetista vai colocar o “mimo” nas “paradas de sucesso”. Aguardemos, portanto!


Natureza em debate


A Câmara Municipal de Aracaju fará sessão especial na próxima segunda-feira (26) para discutir o aquecimento global e o Projeto Pau-Brasil: de volta ao solo sergipano. O palestrante será o cancerologista William Soares, diretor do Instituto de Oncologia San Giovanni. A sessão especial é fruto de um requerimento do vereador Dr. Gonzaga (PMDB). No final da palestra, vão ser distribuídas mudas de pau-brasil. Jóia!

 

Mandato preservado

 

E quem passou o dia de Corpus Christi agradecendo a Deus foi o vereador de Simão Dias, Jorgeval Silva Santana (PP). É que, anteontem (21), o Tribunal Superior Eleitoral o manteve no cargo, em caráter liminar. Ele foi cassado pelo TRE acusado de infidelidade partidária. Eleito pelo PFL, atual DEM, Jorgeval migrou para o PP após 27 de março, data limite definida pela Justiça Eleitoral para mudança de partidos sem justa causa.  No entanto, o vereador alega que houve cerceamento de defesa, pois o TRE indeferiu a oitiva das testemunhas por ele indicadas para comprovar a grave discriminação que teria sofrido no DEM. A liminar concedida pelo TSE vale até que sejam julgados os recursos especiais interpostos pelo vereador.


Seu Luiz na Aperipê


Quem curte rádio AM e gosta de Luiz Gonzaga não deve perder o programa Aquarela Nordestina, que será apresentado, às 18 horas deste domingo, na rádio Aperipê, a nossa antiga e simpática Difusora. Durante duas horas, o professor José Augusto discorrerá sobre a vida e a obra do Rei do Baião e de artistas brasileiros que beberam na fonte de seu Luiz, a exemplo de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Marinês, Gonzaguinha, Dominguinhos e tantos outros. Taí um programa imperdível!

Cuíca desafinada


O ano era 1968. O então governador de Sergipe, Lourival Baptista, presidia uma grande festa em Carmópolis. Discurso em mãos, Lourival descrevia a potencialidade do Estado para um público silencioso e uma imprensa nervosa com a quantidade de laudas que restava para ser lida. Lá pras tantas, o governador saiu com essa: “Sergipe é o maior produtor de petróleo do Nordeste, cuíca do Brasil”. Foi aquele espanto: “Como essa cuíca entrou aí?”, indagavam-se todos. Finda a solenidade, o impagável e saudoso jornalista Santos Santana pede o discurso a Lourival e verifica que não havia cuíca nenhuma. A frase era “Sergipe é o maior produtor de petróleo do Nordeste, quiçá do Brasil”.

 

Até mais!

 

A Infonet publica esta coluna todas as segundas e sextas-feiras.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais