Fim de linha

O ministro Luiz Fux, do Superior Tribunal Federal, acabou com o sonho de reeleição de sete parlamentares sergipanos. Em seu parecer, o magistrado reconheceu que, em 2014, eles fizeram uso indevido das verbas de subvenção da Assembleia. Diante disso, Fux manteve as cassações dos deputados federais João Daniel (PT) e Adelson Barreto (PTB), além dos estaduais Venâncio Fonseca (PSC), Augusto Bezerra (PHS), Capitão Samuel (PSL), Gustinho Ribeiro (SD) e Zezinho Guimarães (MDB). Também tiveram os direitos políticos cassados os ex-deputados Mundinho da Comase (PSL) e Zeca da Silva (PSC). O pedido de vista feito pelo ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto impediu o fim do julgamento na noite de ontem. No TSE, contudo, é dado como certo que o parecer de Luiz Fux será acatado pela maioria dos ministros, deixando os sete parlamentares impedidos de disputar as eleições de outubro por serem fichas sujas juramentados. Misericórdia!

Aliança sem cor

A chapa governista para o Senado está definidíssima. Pelo menos é o que garante o ex-governador Jackson Barreto (MDB): “Não tem aliança branca, nem preta, nem roxa nem de cor nenhuma com o deputado André Moura”. Segundo JB, no time do governo a chapa para o Senado será composta por ele e pelo petista Rogério Carvalho. Então, tá!

Defesa do rio

A degradação do Rio São Francisco preocupa a senadora Maria do Carmo Alves (DEM). Segundo a parlamentar sergipana, o “Velho Chico” está condenado à morte, pois o projeto de revitalização é “tímido e insuficiente para conter a quantidade de impactos ambientais negativos que o rio sofre em todo seu percurso”. É vero!

Troca de mãos

O governador Belivaldo Chagas (PSD) empossará, segunda-feira próxima, o advogado Gilvan Dias na presidência da Adema. Ele vai substituir o também advogado Francisco Dantas, exonerado com a ida para a oposição do PRB dos pastores Heleno Silva e Jony Marcos. Gilvan foi indicado para o cargo pelo pastor Virgínio Carvalho (DEM), que vem a ser segundo suplente da senadora demista Maria do Carmo Alves. A posse de Gilvan chancela o apoio da Igreja Assembleia de Deus à reeleição de Belivaldo. Crendeuspai!

Deputado desmentido

E a Secretaria da Fazenda garante que o deputado estadual Georgeo Passos (Rede) mente ao dizer que o governo não está fazendo o repasse do ICMS aos municípios sergipanos. Segundo a Sefaz, somente em abril último foram repassados às prefeituras R$ 68,2 milhões, além de R$ 3,8 milhões a título de compensação de períodos anteriores. A Secretaria ainda sugere que o deputado reconheça “seu equívoco e peça desculpas à sociedade sergipana”. Homem, vôte!

Sem espaço

E quem anda tiririca com a imprensa sergipana é o pré-candidato a governador João Tarantella (PSL). Ele se acha discriminado pelos jornalistas: “Há preconceitos e usam isso para me boicotarem”, reclama. Segundo João, este tratamento diferenciado ficou evidente na visita que o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) fez a Aracaju: “Ele também quer falar, expor suas propostas, mas não há espaços na mídia”. Homem, será?

Atuação reconhecida

O governador Belivaldo Chagas (PSD) elogiou a seriedade com que o Tribunal Regional Eleitoral tem atuado “para que aconteçam eleições tranquilas e sem nenhuma dúvida em relação aos resultados”. No entendimento do líder pessedista, a correta atuação do TRE é importante “para uma democracia que elege, a cada dois anos, seus representantes”.

Cadê a grana?

A Secretaria estadual da Educação e o Detran podem ficar desprotegidos nos próximos dias. Segundo o deputado estadual Moritos Matos (Rede), as empresas de vigilância estão há quatro meses sem receber pelos serviços prestados ao estado. O parlamentar informou que os órgãos públicos, particularmente a Educação e o Detran, podem ficar sem vigilantes a partir do próximo dia 20. Danou-se!

Dados incompletos

A direção do Hospital de Cirurgia deve retornar à Câmara de Aracaju para depor na CPI da Saúde. Pelo menos é o que pretende a vereadora Kitty Lima (Rede). De acordo com ela, as informações passadas aos vereadores pelos dirigentes do Cirurgia foram insatisfatórias. “Eles nos deram apenas informações superficiais. Falaram muito em porcentagem e esqueceram de apresentar números, dados concretos”. Aff Maria!

Noite de autógrafos

O médico José Aderval Aragão lança, sexta próxima, o livro “José Carlos Prates: a anatomia de uma vida dedicada à medicina”. Será a partir das 19h, no auditório da Reitoria da Universidade Tiradentes, em Aracaju. O livro conta a biografia do médico paulista José Carlos Prates, cirurgião geral que se apaixonou pela Anatomia e, aos 85 anos, é reverenciado no Brasil e no exterior. Prestigie!

Recorte de jornal

Publicado na Folha da Manhã, em 15 de outubro de 1938

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais