Podridão lixo AJU: Emsurb paga mais caro a Cavo e não dá ordem de serviço a Torre.

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E continua o odor de podridão no lixo de Aracaju. Ontem, 04, no telejornal da TV Atalaia, Jornal do Estado, apresentado por Gilvan Fontes foram 

Gilvan Fontes na TV Atalaia: questionamentos válidos sobre o lixo de Aracaju. 

feitos vários questionamentos importantes. Aliás, estes questionamentos podem servir para uma apuração por parte dos órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público, o Tribunal de Contas e o próprio DEOTAP que foi responsável pela Operação Babel que desnudou parte do lixo de Aracaju que se encontrava embaixo do tapete. O blog diz parte porque ainda existem muitas coisas para serem desvendadas.

As perguntas do telejornal da TV Atalaia:

– Por que a empresa Torre, vencedora do lote 1, que assinou o contrato no dia 21 de fevereiro deste ano com a Emsurb e não assumiu o serviço até o momento?

– Seria por falta de capacidade para atender alguns itens da licitação?

– Por que a Emsurb ainda não deu a ordem de serviço para que a empresa vencedora iniciasse a coleta pelo preço da licitação?

–  Estamos e vamos continuar atentos. Com a palavra a Emsurb, o MPE, o TCE, o TJ e o DEOTAP.

Com base nas informações da TV Atalaia o blog faz outros questionamentos:

– Qual o motivo para a Emsurb esperar por cinco meses para dar uma ordem de serviço a uma empresa que vai receber da Prefeitura um valor menor – conforme a licitação – do que a empresa atual, a Cavo? Ou seja, a Emsurb está pagando mais caro.

– É verdade que um dos motivos foi que a Torre quer mudar um dos itens do edital que fala do limite do ano dos veículos? 

– Não seria o caso de anular o contrato com a empresa Torre porque claramente a empresa não tem como assumir a coleta seletiva de Aracaju?

O blog está esperando as cópias dos ofícios. Se for verdade é uma clara intenção de burlar o edital. Será o caso de uma nova Operação, desta vez muito mais grave do que a Babel, porque é uma demonstração clara de burlar uma licitação.

Quem ganhou tem que cumprir rigorosamente a regra do jogo, diga-se da licitação e não querer alterá-la antes mesmo de iniciar o serviço.

Tem gente pensando que Sergipe ainda é Sergipe Del Rey. O blog acredita que mudou.

Crise afeta donos de veículos e desgoverno com rodovias cheias de buracos resultou em inadimplência de 40% do licenciamento  E o Detran/SE enviou à imprensa um release desesperador alertando aos motoristas que não pagaram o licenciamento já vencido que “esta situação se configura infração de trânsito, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), acarretando a remoção do veículo em caso de fiscalização.” Sem dinheiro Caro Detran/SE o motorista não paga porque não tem dinheiro. A crise é forte. Outro motivo é que com um governo desastroso e as rodovias estaduais cheias de buracos quem tem boa vontade com um governo destes? É melhor correr o risco do que pagar e não ver o dinheiro revertido para melhorias efetivas.

Saiu o resultado preliminar para o Concurso de Gestor Público do Estado Os candidatos melhores colocados prestarão agora a prova subjetiva no dia 22 deste mês. Em torno de 200 pessoas devem se classificar (http://www.ibfc.org.br/concurso/concurso_selecionado/3180) Sobre este concurso, o blog tem a opinião de que o mesmo nao poderia ser realizado neste momento, em razão das proibições da LRF. Mas, em Sergipe, o Tribunal de Contas talvez ainda não conheça essa lei.

Missa de 7º dia de Artur Oscar de Oliveira Deda  Familiares e amigos do desembargador aposentado Artur Oscar de Oliveira Deda  convidam para a Missa de 7º Dia que será realizada amanhã, 05, às 19h30, na Igreja Jesus Ressuscitado, no Bairro Jardins em Aracaju.

A casa caiu: calote em lideranças E um determinado político fez acordo com lideranças em vários municípios prometendo o pagamento em quatro parcelas: maio, junho, julho e agosto. Pois bem até agora nada. Tem liderança na bronca e a revolta é tão grande que está se queixando em qualquer local e qualquer pessoa. E aí uma delas foi gravada. Vixe Maria, o nome da liderança? Arrepare, amigo Osmário!

CGU vai investigar indicações políticas de líder do governo na Dataprev O Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) vai investigar as indicações políticas do líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE), para cargos comissionados na Dataprev, uma estatal com perfil técnico, responsável por fornecer soluções de tecnologia a órgãos federais e por processar os pagamentos dos aposentados brasileiros. A matéria:https://oglobo.globo.com/brasil/cgu-vai-investigar-indicacoes-politicas-de-lider-do-governo-na-dataprev-22849370

Funcionários da Dataprev reage contra uso eleitoreiro da empresa pelo líder do governo André Moura e diz que essa prática não condiz com a ética e a moralidade. O Globo: Funcionários da Dataprev divulgaram uma nota, nesta quarta-feira, repudiando o loteamento de cargos na estatal feito pelo líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE). As indicações do parlamentar para cargos de confiança, cujos salários chegam a R$ 18,9 mil, foram reveladas pelo GLOBO em reportagem publicada na segunda-feira. A matéria: Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/funcionarios-da-dataprev-repudiam-indicacoes-de-lider-do-governo-22852005

Alguém pode explicar o motivo da paralisação da obra da fachada da Alese? E os servidores da Alese e a sociedade sergipana quer saber o motivo da paralisação da obra de restauração da fachada da Alese? Será que o presidente queria mudar a fachada histórica? Já tem bastante tempo que a obra está paralisada. Quem é o responsável? Qual é a construtora e o que foi pago até o momento? Será que algum órgão fiscalizador tem coragem de investigar?

Dia 11, acaba o pagamento dos salários de Julho O governo do Estado finaliza o pagamento de servidores estaduais na próxima quarta-feira, dia 11, com o pagamento integral de todos os servidores, aposentados e pensionistas que recebem acima de R$ 3 mil.

Maruim é destaque nacional As visitas domiciliares do Criança Feliz completam um ano com a adesão de mais de 2,1 mil munícipios. Maruim foi uma das primeiras cidades a pôr em prática os encontros semanais das visitadoras com as famílias. Para ampliar o atendimento, o município criou uma sala de convivência e fortalecimento de vínculos para as crianças maiores de três anos que foram desligadas do programa.

Maruim é destaque nacional II Início da matéria: Com um sorriso largo e os brinquedos na mão. É assim que o pequeno Neilton Nicolas Silva, de 2 anos, recebe toda semana a visitadora do Criança Feliz. Há quase um ano, ele participa do programa em Maruim (SE), cidade distante a quase 30 quilômetros da capital, Aracaju. Nicolas mora com a bisavó, Maria Terezinha da Paz Silva, de 69 anos. Enquanto se recuperava do uso de drogas, Daniela, a mãe dele, pediu para que a avó cuidasse do filho.

Maruim é destaque nacional III Outro parágrafo da matéria: A bisavó conta que o pequeno é a grande alegria da casa e é só elogios às novas habilidades do bisneto. “Ele era muito preso, mas hoje está desenvolvendo muita coisa. Para mim, está uma beleza e eu penso que o futuro dele será muito bom”, afirma Maria Terezinha, bisavó de Neilton, de 2 anos. Leia toda matéria: http://mds.gov.br/area-de-imprensa/noticias/2018/julho/crianca-feliz-garante-o-desenvolvimento-integral-das-criancas-e-o-fortalecimento-de-vinculos-nas-familias/view

Presidente da CMA assumirá prefeitura por  11 dias O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Josenito Vitale, o Nitinho (PSD), assumirá a Prefeitura de Aracaju por onze dias a partir das 17h desta quinta-feira, 05. Ele substituirá o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), que viaja para os Estados Unidos onde fará um curso de gestão na Universidade de Colúmbia. A solenidade de transmissão de cargo acontecerá na sede do Centro Administrativo de Prefeito Aloísio Campos, localizado na rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42, Conjunto Costa e Silva.

Convite De acordo com a assessoria de comunicação do prefeito, Edvaldo Nogueira foi um dos prefeitos do país convidado para participar dessa atualização e ele ficará fora do país entre os dia 06 a 16 de julho. A vice-prefeita Eliane Aquino (PT), primeira na linha de sucessão, também não poderá  assumir o Poder Executivo dessa vez, pois também estará viajando.

Não pode assumir Eliane Aquino estará em viagem pessoal a Brasília. Na verdade Eliane não pode assumir se deseja ser candidata. Pela legislação se assumir fica inelegível. É o mesmo caso do presidente da Assembleia, Luciano Bispo, que disputa  a reeleição, não pode assumir o governo.

Responsabilidade O vereador Nitinho disse que pretende cumprir com a responsabilidade lhe dada da melhor forma e que se sente honrado com mais essa atribuição. “Só tenho a agradecer por essa cortesia do Executivo com o Legislativo e tranquilizar ao amigo, parceiro e aliado Edvaldo Nogueira que manteremos a sua gestão neste breve período”, diz.

Justiça nega pedido de cancelamento da CPI do Lixo O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) julgou improcedente o pedido de anulação da CPI do Lixo por parte da presidência da Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA). A decisão do TJ saiu no último dia 25 de junho.

Vitória Mais uma vitória da bancada de oposição da Câmara, através do vereador Elber Batalha (PSB), já que a presidência da CMA ainda pretendia levar o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF). A questão de mérito, por sua vez, também não vai de encontro ao entendimento do STF quando se permite a abertura da CPI pleiteada por minoria parlamentar sem submissão ao Plenário.

Rede Primavera é parceira na 3ª edição do forró da Clínica Espaço Ativo Foi realizado na tarde do dia 14, na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), a terceira edição do forró da Clínica Espaço Ativo. Cerca de 100 idosos, que fazem parte da terapia ocupacional, curtiram cada momento ao som da sanfona, do triângulo e da zabumba, além das comidas juninas que fazem parte da festa. O salão recebeu um colorido especial com diversas bandeirolas, deixando o espaço ainda mais atrativo para os idosos e familiares, embalados ao som do autêntico pé-de-serra.

Parceria O evento contou com a parceria da Rede Primavera que doou cinco balaios recheados de produtos juninos que foram entregues aos ganhadores do bingo. "Assim como em todos os anos, nós da Clínica Espaço Ativo estamos hoje aqui com nossos clientes e familiares comemorando mais um São João. Enquanto Geriatras, as nossas ações visam sempre potencializar a autonomia e a independência dos nossos idosos para que eles possam aproveitar intensamente momentos felizes como este. Aproveitamos a oportunidade para externar a nossa satisfação em termos a Rede Primavera como novo parceiro. Certamente estaremos juntos em muitas ações que levarão mais informações, saúde e qualidade de vida para os clientes idosos da nossa cidade, ressaltou o geriatra, Dr. Renato Prudente.

Laços de amizade O objetivo da festa foi distrair os idosos e estreitar os laços de amizades de cada um. "Há quatro anos participo do Espaço Ativo e foi uma das melhores decisões que tomei na vida. Eu estava convivendo com uma situação muito difícil: meu marido estava com Alzheimer e minha vida era dedicada a cuidar dele, apesar das cuidadoras 24 h por dia. Eu não saía mais e estava deprimida. O Espaço Ativo resgatou minha auto-estima e me fez enxergar que eu tinha de cuidar de mim para ficar bem e ter energia para cuidar do meu marido. Aqui é um lugar em que me sinto feliz, graças ao trabalho fantástico que toda a equipe realiza. Além de todas as terapias, o Espaço Ativo é um local de fazer novas amizades e reencontrar amigos que não via há muitos anos", relata Maria do Carmo Queiroz, de 95 anos.

ArraiAssat A Associação Sergipana de Advogados Trabalhistas (ASSAT) realizará no próximo dia 13 de julho um Arraiá all inclusive, no Villaverde Espaço Festas, a partir das 20h. As atrações confirmadas são Maraisa A Dama do Forró, Robertinho dos Oito Baixos, Zabumba de Praia e Os Faranis. Os ingressos  já estão à venda, para sócios e não sócios, na sede da ASSAT, situada no 3° andar do Fórum da Justiça do Trabalho de Aracaju.

Nordestão de Quadrilhas Juninas A XVI edição do concurso Nordestão de Quadrilhas Juninas acontecerá nos dias 7 e 8 de julho, em Mossoró, Rio Grande do Norte. Neste torneio, Sergipe será representado pela quadrilha junina Século XX, a mais tradicional do estado, com 54 anos ininterruptos de atuação nos festejos juninos. O concurso Nordestão é organizado pela União nordestina de Entidades de Quadrilha Juninas (Unej) e reúne os principais grupos selecionados nos estados de Sergipe, Paraíba, Piauí, Bahia, Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Século XX preparada Serão 10 quadrilhas juninas concorrendo ao título, sendo que o RN estará com duas representantes, por ser o estado anfitrião da festa. Uma quadrilha mirim do Ceará e outra do RN também farão apresentações no palco do evento. A sergipana Século XX será a terceira a se apresentar na noite de sábado, dia 7, a partir das 21 horas. O grupo viaja para Mossoró, cerca de 900 quilômetros de Aracaju, na sexta-feira à noite. “Vamos em busca de um sonho. A Século XX já conquistou os principais títulos aqui em Sergipe e agora queremos conquistar um título regional. Estamos preparados para isso e iremos fazer uma grande apresentação neste Nordestão”, afirmou Joel Reis, presidente e marcador da Século XX.

Cavalaria do bairro Industrial Este ano a quadrilha do bairro Industrial, também conhecida como ‘Cavalaria’ por causa de sua pisada forte, já participou de concursos na Rua de São João, Sesc Aracaju, Centro de Criatividade, Arraial Jubiabá, Gonzagão e TV Atalaia, no qual foi campeão pela sexta vez. Fez também apresentações no Forró Caju, Arraial do Povo, na orla de Atalaia, CAPS Infanto-juvenil, entre outras. A quadrilha Século XX ganhou o direito de representar Sergipe no Nordestão por ter sido a campeã do concurso Arrasta Pé 2018, promovido pela TV Atalaia/Record.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Atenção, servidores! Alerta do Sintrase contra golpe sobre “liberação de pecúlio da previdência complementar” O Sintrase alerta 

Sintrase alerta para farsa enviada aos servidores 

para informações falsas que estão circulando, através de cartas e e-mails, sobre o direito ao “resgate de valores do plano de aposentadoria complementar corrigidos”. Documentos com a falsa oferta, relacionados à “Superintendência de Gestão Previdenciária”, de São Paulo, estão sendo destinados aos servidores e servidoras.

Em um suposto ofício/ordem de pagamento que foi recebido por um filiado, há o saldo para resgate de R$ 43.339,04, e as custas, 10% deste valor. O falso documento, mal redigido e com texto confuso, diz ainda que o dinheiro está para ser liberado (mediante pagamento prévio das despesas judiciais) e, para resolver a questão, o destinatário deve entrar em contato com o departamento jurídico, também em São Paulo.

O sindicato apurou que a “farsa” já ocorre há anos, através de remetentes diferentes, e é direcionada a vários servidores em todo o país com a mesma intenção: onerar o trabalhador. Trata-se claramente de uma tentativa de golpe.

Diante do ocorrido, fica o alerta do SINTRASE para que o trabalhador sempre desconfie da veracidade de documentos que exijam o pagamento quando há o direito a receber qualquer quantia judicial. Pedimos que a categoria continue atenta aos canais de comunicação do sindicato e que qualquer dúvida, entre em contato com a entidade (3211-3006).

PELO E-MAIL E FACEBOOK

O mercado das doenças no Brasil (Os Planos de Saúde) por Antônio Samarone

Através de portaria, a Agência Nacional de Saúde (ANS) autorizou aos Planos de Saúde, ou melhor, aos Planos de Doenças, repassar para aos 

seus clientes até 40% das despesas (coparticipação); e a criação de franquias (como seguro de automóvel). Um presente do Governo Temer às operadoras desses planos; e uma bomba no colo da classe média. Qual é a realidade da medicina comercial no Brasil?

Em abril de 2018, esses planos de saúde cobriam 22,7% da população (em Sergipe 13%), e as despesas em 2017, passaram dos 150 bilhões. É um sistema de venda procedimentos (exames, consultas, intervenções cirúrgicas, internações, próteses, etc.). Procedimento é a forma assumida pelo cuidado médico ao se tornar mercadoria. Em 2017, os planos de saúde venderam 1,7 bilhões de procedimentos.

Em 2030, sem mudar a taxa de cobertura, só com o envelhecimento da clientela e a variação dos preços médicos hospitalares; as despesas chegarão a 383 bilhões, com 2 bilhões de procedimentos comercializados. Um grande negócio, mas que pode não ter sustentabilidade. Quem vai pagar essa conta?

Sem contar que esse modelo de consumo de procedimentos e medicamentos, que movimenta a economia, pouco tem a ver com a saúde da população. Limita-se a recomposição de funções orgânicas, ao controle de algumas doenças e a solução de outras. Sempre na esfera individual. O sistema privado de assistência tem reduzido impacto epidemiológico. No geral, a oferta condiciona o consumo; tendo como consequência a iatrogenia.

Sei que você está pensando, se a situação da assistência privada, destinada à classe média, não é boa; imagine para os 78% da população atendidos pelo SUS. Com sub financiamento, má gestão e recursos limitados pelos próximos 20 anos, o prognóstico do SUS não também é bom. Para complicar, o SUS desistiu da saúde pública, das ações coletivas e da atenção integral, foi colonizado pela medicina dos procedimentos.

Mais textos de Samarone: https://blogdesamarone.blogspot.com/

PELO TWITTER

www.twitter.com/marcoslmsantana "Os homens apressam-se mais a retribuir um dano do que um benefício, porque a gratidão é um peso e a vingança, um prazer."

www.twitter.com/palmeriodoria  Aviso nos banheiros de aeroporto para Bolsonaro: CUIDADO! Sua vida vai por água abaixo se você apertar a descarga.

www.twitter.com/ItamarSantana Fico aqui matutando minhas bolas, como pode gente de outras agremiações, que ficam dando palpite na vida partidário dos outros partidos. O PPS tem estatuto e dirigentes, para resolve a nossa vida eleitoral.

www.twitter.com/RicMarquesTV A Alese aprovou o projeto Bolsa Estudo, um auxílio para servidores da Justiça custeado pelo TJ. O projeto é interessante, mas a aplicação será correta? Lembram das subvenções? Vamos ficar de olho….

www.twitter.com/gdoweber Coisa doida é o xenófobo que se diz liberal. “Esses imigrantes veem para o nosso país tomar os nossos empregos!” Meritocracia nos olhos dos outros é refresco, pelo jeito…

Siga Blog Cláudio Nunes:

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“A mente humana me fascinaria,se não fosse tão podre.” Marv-Lé D'Passmont.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais