Povo quer Lula, mas já não acredita que seja candidato

Metade dos eleitores brasileiros gosta de Lula, considera que foi o melhor presidente que o Brasil já teve, votaria nele se fosse candidato novamente, acha que ele deveria ser julgado pelo povo nas urnas, mas não acredita que seja candidato na próxima eleição.

Tudo isso é o que revela a pesquisa de opinião pública realizada pelo instituto Vox Populi no mês de abril. Entre os dias 13 e 15 foram realizadas 2.000 entrevistas com eleitores de 118 municípios, áreas urbanas e rurais, de capitais, regiões metropolitanas e interior de todas as regiões do país.
Os entrevistadores do Vox Populi perguntaram: se Lula não for candidato a presidente e apoiar outro candidato, qual a chance de você votar nessa pessoa? E 23% dos entrevistados responderam que votariam com certeza no candidato apoiado por ele, enquanto outros 26% disseram que poderiam votar. Somente 27% responderam que não votam num candidato de Lula.

Se 23% fecham com ele e outros 26% podem votar no seu candidato, não é uma mera suposição afirmar que pelo menos 30% do eleitorado votaria no candidato apoiado por Lula se de fato ele não puder ser candidato. Num tempo de tanta desconfiança do eleitorado, quando os pretensos candidatos aparecem com intenções tão tímidas, largar com 30% da preferência faz uma diferença enorme.

Veja-se que a pesquisa Vox Populi mostrou Lula com 47% dos votos estimulados, seguido lá de longe por Bolsonaro com 12%, Joaquim Barbosa com 9%, Marina Silva com 7%, Geraldo Alckmin com 3%, Ciro Gomes e Álvaro Dias com 2%.

Uma curiosidade: no começo da pesquisa, quando se avalia o conhecimento dos eleitores sobre os pretensos candidatos apresentados, 88% afirmam que conhecem Lula e outros 11% afirmam que o conhecem de nome; e 78% afirmam que conhecem Michel Temer e outros 20% o conhecem de nome. No entanto, o atual presidente da República tem apenas 1% das intenções de voto.

Não é por acaso que 73% consideram negativo o desempenho de Temer e que, desde agosto de 2016, quando ele assumiu, 57% consideram que a vida piorou.

Outra curiosidade: no Nordeste, 71% dos eleitores votariam em Lula para presidente. Na mesma região, 80% consideram o desempenho de Temer negativo, 63% dizem que a vida piorou e 76% afirmam que gostam de Lula. Nesse quesito, Lula é querido por 52% dos entrevistados em todo o Brasil.

Interessante observar que 59% acham que Lula tem mais qualidades do que defeitos (80% no Nordeste) e 59% afirmam que nos 13 anos de governos Lula e Dilma a vida melhorou (75% no Nordeste).

Quanto à condenação de Lula, 46% acham que a prisão de Lula foi justa e 44% dizem que não foi justa. No entanto, 41% afirmam que não ficou provado que o apartamento triplex do Guarujá pertence a ele, contra 34% que se convenceram ter ficado provado.

Importante: 52% dos entrevistados afirmam que Lula é tratado por Moro e outros juízes de maneira mais dura do que com outros políticos, como Temer e Aécio Neves. E mais importante: 59% acham que sua prisão foi política.

O povo tem capacidade de perdoar quando a pessoa em questão tem mais qualidades do que defeitos: 68% dizem que Lula cometeu erros, mas fez muito mais coisas certas pelo povo brasileiro e pelo Brasil. Por isso, 58% acham que ele deveria poder se candidatar a presidente nas próximas eleições.

E 51% acham que quem tem que julgar Lula é o povo brasileiro, nas urnas, e não Moro ou outros juízes. Mas somente 40% acreditam que ele será candidato, contra 45% que não acreditam na sua candidatura.

Para fechar, uma questão que desmistifica o que se diz na imprensa sobre o Partido dos Trabalhadores: 18% afirmam que têm simpatia pelo PT, contra 11% que rejeitam o partido. Parece pouco, mas somente 1% tem simpatia pelo PSDB, contra 6% que rejeitam o partido tucano. O MDB tem 1% de simpatia e 8% de rejeição.

Lamentável que não tenha saído nada na grande imprensa sobre essa pesquisa. Por que será?

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais