Programador ao invés de usuário

Desde o ano passado, o MEC definiu que a música passou a ser um componente obrigatório no currículo escolar do ensino fundamental. Procurando sobre este tema no Google (música no currículo escolar) você só vai encontrar matérias elogiando a medida do governo. Várias fontes falam em melhora da coordenação motora, trabalho em equipe e, claro, uma introdução ao mundo das artes. Alguns amigos meus comentaram que música tem uma forte relação com a matemática também. É uma boa iniciativa e é provável, que daqui a uns 15 anos, o Brasil tenha milhares de artistas por causas dessas medidas.
Nada contra a música e muito menos contra os músicos. Entretanto, um país em crescimento como o Brasil, precisa muito mais de cientistas do que de artistas. É por este motivo que acredito que o governo poderia ter escolhido melhor a disciplina a ser introduzida aos alunos. Minha sugestão seria colocar informática no currículo, mas de uma forma completamente diferente da atualizada atualmente. Hoje, as escolas ensinam os alunos a usar os computadores (como se eles precisassem), ao invés de programa-los. Muitas escolas fazem isso porque é muito mais fácil deixar o aluno brincar do que colocar ele para pensar um pouco. Poucas semanas atrás pedi para meu moleque mais novo dizer ao “tio de informática” para pedir para ensinar Java. O “tio” respondeu que não era o momento ainda. Concordo! Mas quando será? Quando chegar a faculdade? Aí será muito tarde.
Estamos indo de encontro a um mundo onde programar será tão necessário quanto ler e escrever. Na verdade, como diz @srlm, a programação é a escrita que pode ser entendida pelos computadores. Já que os computadores estão cada vez mais se tornando extensões de nossos corpos, não custa saber pedir para ele fazer o que a gente quer.

To be continued…

Aproveitando
Vamos aproveitar o tema da coluna para divulgar a OBI (Olimpiada Brasileira de Informática) cujas provas regionais acontecem sábado (18/05) para a modalidade Iniciação nível 1. É uma grande oportunidade para os alunos para medir seus conhecimentos em programação e participar da competição nacional em São Paulo e da mundial, que esse ano é na terra dos cangurus. Vale ressaltar que o trabalho realizado pela UFS em Sergipe é primoroso. Ano passado, por exemplo, fomos a unidade da Federação com maior número de inscritos. Veja aqui.

Pior é que a Globo tem razão
Semana passada a Globo anunciou que está saindo do Facebook. Para quem não sabe os motivos pode parecer soberba da emissora, entretanto, o argumento faz todo sentido. Com mais de um milhão de curtidas de usuários era de se esperar que, cada feed publicado na fanpage da Globo chegasse ao feed de notícias dos TODOS os usuários. O Facebook, na sua ânsia de monetização, aplica um algoritmo que faz com os feeds das fanpages não cheguem a todos os usuários. Procurei, mas não achei qual o percentual de usuários que recebem as publicações das fanpages. E como faz para atingir todos os que curtiram? Tem que pagar ao Zucherberg, é claro! A Globo preferiu clicar em não curtir!

Mais uma do Facebook
O Waze, que foi tema do blog da semana passada, pode ser comprado pelo Facebook por 1 bilhão de dólares. Ao que parece já tem até um termo de compromisso assinado entre as partes. Que o aplicativo é muito bom todo mundo já sabia, só não tinham ideia do seu valor de mercado. Com 44 milhões de usuários atualmente, o Waze está cobrando 22,73 dólares por usuário. Mas… Minha parte eu quero em dinheiro.

Unificação do espaço no Gmail
O Google acabou unificando o espaço destinado aos seus usuários. Agora você tem 15gb para usar como melhor convier nos serviços do Gmail, Google Drive e as imagens do Google+. Antes eram 10gb para o Gmail e 5gb para os outros dois, “prejudicando” aqueles que utilizam mais um serviço do que outro.

Tweets da semana

@rizzomiranda Dos 70 milhões de usuários do @facebook no Brasil 30 milhões via mobile. O mundo se mudou mesmo p/ nosso bolso/bolsa #proxima #mobile
@DeLuca Domínio da Apple e Google em celulares terá desafiantes http://on.wsj.com/109KzGh  via @WSJ
@cnepomuceno Exercício: o que é tecnologia? Veja um modelo de aula participativa!: http://youtu.be/NUW7OSJ5NYk?a  via @YouTube
@g1tecnologia Aplicativo para iPhone inspirado no Instagram mostra fotos 'ao vivo' http://glo.bo/17kQcWF
@meio_bit 30% dos passageiros “esquecem” de desligar aparelhos eletrônicos em vôos http://bit.ly/13fntMf

Vou ficando por aqui. Qualquer coisa deixe seu comentário ou manda um tweet (@ammenendez).

Até a próxima semana

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais