Rifa-se Samarone

 

      Antônio Samarone de Santana, médico, sanitarista e professor universitário. Ex-vereador de Aracaju, Samarone iniciou sua carreira política no movimento estudantil e na década de oitenta foi uma das maiores lideranças da área medica de Aracaju, capacitando-se a assumir, com a eleição de Jackson Barreto para a Prefeitura em 1985, a Secretaria Municipal de Saúde. Foi o responsável pela mudança radical na área, com a construção de postos de saúde e outras ações. Naquela época Samarone fazia parte do saudoso Partido Comunista Brasileiro, o PCB. Depois de várias candidaturas chegou a Câmara Municipal no mandato de 2001 a 2004, pelo PT. Em 2002, foi o candidato de Deda a Câmara dos Deputados, ficou como primeiro suplente. De lá para cá rachou com o PT e se filiou ao PDT.

 

 

    O leitor deve estar perguntando. E porque este jornalista resolveu agora escrever uma mini-biografia política de Samarone? Será que ele está pedindo voto para o pré-candidato ao governo estadual do PDT? O problema mora bem aí. Samarone deixou de ser pré-candidato através de um programa de rádio, onde o presidente João Fontes anunciou a pretensão de abandonar a candidatura à reeleição a deputado federal e disputar o Governo do Estado.

 

   Mas, o PDT, através da Direção Estadual, numa reunião divulgada pela imprensa há mais de um mês não tinha fechado questão em torno do nome de Samarone? Quem lembra que a reunião foi o motivo para a saída do outro pré-candidato, Elber Filho do partido?  Este partido, herdeiro do estadista Leonel Brizola, em Sergipe está praticando a política do “eu sozinho?”.

 

    Apenas é um factoide para depois anunciar uma coligação esdrúxula para garantir o mandato de deputado. Tudo marketing para sensibilizar o eleitor. Aliás, a terceira via só é possível com João Fontes? Então para que serve a pré-candidatura de Samarone? Só para lembrar: Nas preliminares das eleições municipais de 2000, que elegeu Déda para o primeiro mandato, o PT realizou um encontro na Assembléia Legislativa, e lá, aos olhos e ouvidos de muitos que ali compareceram João Fontes anunciou sua filiação ao PT e a candidatura a prefeito de Socorro. Fontes não tinha nem domicilio eleitoral, nem residência em Socorro. Para quem é extremamente zeloso com o cumprimento da lei, ou seja, legalista extremado, o que faria João Fontes para legalizar sua candidatura à época.

 

    Fontes tem todo o direito de ser candidato ao governo estadual, porém não poderia anunciar desta forma, através de uma emissora de rádio sem antes comunicar o desejo aos colegas de partido. Samarone não é um político iniciante já fez história e já tem o nome gravado nas páginas da política de Sergipe. Resta agora, saber se ele vai honrar o nome dado pelo pai, em homenagem a um grande jogador de futebol da década de 60 que jogou no Flamengo e Fluminense. Fazer um golaço, mostrando que seu passado político  deve ser respeitado e não é nenhuma figura decorativa para ser rifada na hora que o cacique  resolver tomar um novo rumo político.

 

 

Em cartaz

O cine Campo do Brito apresentará na próxima segunda-feira, 29,  o filme “Código da Fuad”. Com muita ação, muita água e, principalmente muito vento.  Um  sucesso  de  bilheteria exibido em mais de  60  países. Você  não poderá perder.

 

 

 

 

 

 

Orla

Depois do caminhão do lixo, que a Emsurb insiste em mandar passar pela Passarela do Caranguejo sempre depois das 21h quando o local está cheio de freqüentadores, agora é a falta de energia elétrica que causou problemas para os donos de bares. No último final de semana no sábado e no domingo faltou energia à noite no local.

 

Indigestão

A vigilância sanitária está sendo chamada para detectar um foco de infecção intestinal na região do município de Laranjeiras. O fato é que uma empadinha vem causando problemas para algumas pessoas, principalmente lideranças políticas e vereadores. Pelo jeito a infecção intestinal só vai passar depois das eleições. Não é melhor mudar de salgadinho?

 

Violência I

O senador Valadares (PSB) que o aumento da violência e da criminalidade não está unicamente ligado à pobreza e à desigualdade social. Essa situação resulta também, a seu ver, da fraqueza do Estado na defesa dos cidadãos, da falta de organização da polícia e da prevalência do sentimento de impunidade pelos criminosos. O senador disse que é preciso conciliar o “braço forte” do Estado contra o crime organizado com o respeito ao cidadão.

 

Violência II

Valadares propôs que a questão da segurança pública no Brasil seja repensada e que o Estado, por meio da ampliação de presídios públicos federais de alta segurança, isole da sociedade, por determinado período, os presos de maior periculosidade. Propôs ainda que se adotem mecanismos de controle do modus operante dos bandidos, de modo a intervir e prevenir ações como os ataques ocorridos em São Paulo na semana passada.

 

 

Gaveta

Tem promotores do Ministério Público Estadual dispostos a tirar da gaveta processos antigos que estão parados pela simples alegação de “falta de competência”. Vão dar seguimento num momento importante. Por falar em gaveta, a nota sobre dois processos que tramitam na Justiça por conta de uma empresa com dois contratos, um oficial e outro de gaveta, continua. O assunto está ecoando no meio político.

 

 

Fotografias

Será aberta a partir do dia 29, na UFS, a exposição “Retratos de Aracaju. Aracaju 30 anos de 150”. De Expedido de Souza, fotografo amador. São registros fotográficos de pontos urbanísticos de Aracaju, a partir de 1974.

 

 

Orçamento

Nesta sexta-feira, ás 19h, no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), situado à rua Carlos Correia, 260, bairro Siqueira Campos tomam posse 109 delegados do Orçamento Participativo que representarão as diversas localidades de Aracaju.

 

Missão

Mais um convite foi feito em reconhecimento ao trabalho das artesãs do Resgatando Cidadania, projeto da Missão Criança Aracaju. Desta vez, a exposição de seus produtos será na Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae de 8 a 11 de junho no Centro de Convenções de Sergipe. Na oportunidade, o estande da MCA estará vendendo as peças produzidas nas técnicas de Patchwork e Amarradinho pelas mulheres do bairro Santa Maria.

 

 

Recado

E o presidente do mundo, Bush avisou que a América Latina está se desviando da democracia. É, será que vai sobrar para gente. Toda vez que está com a popularidade caindo ele resolver invadir um país.

 

Frase do Dia

“O mais importante e bonito do mundo é que as pessoas não são sempre iguais. Não foram terminadas, mas estão sempre mudando afinando e desafinando. Verdade maior que a vida nos ensinou”. Guimarães Rosa.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais