Se fosse greve na TI…

Desde semana passada estamos acompanhando diariamente, em todos os telejornais, a saga da policia militar da Bahia, que entrou em greve e afetou consideravelmente a cidade de Salvador. A população ficou com medo, o turismo foi afetado, o comércio fechou as portas, entre vários outros problemas nos diversos segmentos da sociedade.
Tirando todos os itens políticos e legais (a greve foi decretada como ilegal), o que podemos perceber é que a categoria dos policiais aplicou um duro golpe no governo e praticamente os forçou a sentar na mesa de negociação para discutir várias de suas reivindicações.
Vejo que outras categorias não têm tanta força como os policiais. Veja, por exemplo, os professores universitários. Quando existe greve nas universidades federais a população em geral nem fica sabendo, embora afete a rotina de milhares de jovens. E, ao contrário da greve da polícia, nunca é assunto das rodas de conversas.
Talvez por ser uma categoria com um sindicato menos intolerante, os profissionais da área de TI não têm tradição de fazer greves. Fico imaginando o que ocorreria caso alguns segmentos decidissem paralisar suas atividades. Não tenho dúvida que seria um problema, muito provavelmente, nas mesmas proporções da greve na Bahia. Duvida?
Todos nós já escutamos o famoso “o sistema está fora do ar”. O que fazemos nessa situação? Sentamos e esperamos, não é isso mesmo? O difícil aqui é mostrar os segmentos que mais nos afetariam, mas não tenham dúvida que são muitos e alguns deles considerados vitais para nossa sociedade. Imagine se a TI do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (falei RS, ok?) resolve desligar sistemas e servidores. Estamos falando de centenas de milhares de pessoas afetadas por dia. E que tal se o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) resolve no dia da eleição não computar os votos, ou pior, apagar todos os registros de votos realizados. Ou a Receita Federal deixa fora do ar os sistemas de entrega das declarações do imposto de renda.
Sinceramente, acho até melhor que os sindicatos da área de TI sejam pouco atuantes, pois tem dezenas de outros serviços de fundamental importância para o nosso dia e dia, que deixaria a greve dos policiais como meros coadjuvantes.

Grammy x Jobs
Na premiação do Grammy deste ano teve espaço para o mundo da TI. O ex-CEO da maça mordida ganhou um prêmio póstumo por seu papel na criação de produtos/serviços que mudaram radicalmente a indústria do entretenimento. Realmente, o iPod e a iTunes Store tiveram (e continuam tendo) papel bastante relevante para o mundo da música. Jobs foi o primeiro a acha o real caminho de oferecer um serviço contra a crescente pirataria.

PMI Sergipe
O capítulo (chapter) do PMI Sergipe realizou na semana passada o 1º Happy Hour de Gerenciamento de Projetos, no auditório da Universidade Tiradentes. No evento, a diretoria do PMI apresentou seu planejamento estratégico para 2012 e ainda mostrou um programa de voluntariado que, além de oferecer experiência aos futuros gerentes de projetos, vai contribuir com uma instituição de caridade do nosso Estado. No evento tivemos também o empresário Jorge Santana (CEO da Infox) dando a sua visão sobre GP tanto no mundo público quanto no privado. Vamos esperar os próximos eventos.

Campus Party
Nem tudo foi festa na Campus Party de 2012. Tiveram vários relatos de roubos na área destinada às barracas e algumas pessoas perderam praticamente tudo que estavam levando. Durante uma das palestras os campuseiros fizeram muito baralho a ponto de diretor do evento ter que interromper e pedir um pouco de ordem e silêncio. Fato prontamente vaiado pela turma. Mesmo entre pessoas de tão elevado nível intelectual temos esses acontecimentos. Lamentável!

Tweets da semana
@andressilva Estudio del MIT revela 10 consejos para tener éxito en Twitter – http://bit.ly/zi0Emr (vía @MarketingHoy)
@rafaeloliveirav com essa onde de greve, já imaginou o que aconteceria se o povo entrasse em greve e parasse de trabalhar ou pagar os impostos?
@DeLuca O segredo de tudo na vida é ouvir (aqui no Twitter, no caso, seguir) as pessoas certas. 😉
@OpiceBlum Educação Digital, como viver bem no mundo online Conversa deliciosa e cheia de informações.http://www.fxreview.com.br/2012/02/conexao-ti-podcast-educacao-digital_02.html
@StephenKanitz O perigo de se fazer uma pergunta errada é q alguém poderá lhe dar uma resposta correta.

Vou ficando por aqui. Qualquer coisa deixe seu comentário ou manda um tweet (@ammenendez).

Até a próxima semana (se o carnaval deixar!!!)

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais