SE: Qual o segredo do sucesso do marketing do grupo governista?

 

Charge do Orlandeli.

 “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

  

“O governo de Sergipe reuniu na manhã de ontem, 16, no Palácio de Despachos, um grupo de assessores de Comunicação de diversos órgãos da administração estadual, para passar novas diretrizes de trabalho e realinhar as estratégias voltadas para o jornalismo”, diz o lead de um texto repassado à imprensa pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) que continua “O objetivo é atualizar metodologias de trabalho, adequando-as ao novo momento administrativo e implantando inovações que irão dar mais eficiência e eficácia ao desempenho das assessorias”.

 Pronto. Isto basta para a reflexão que se segue. 

É claro que o nobre objetivo estar estampado na ligação de vogais e consoantes do texto acima é legítimo e até necessário. Querer dar transparência e passar aos sergipanos as ações que os beneficiem e corrija os problemas que o povo é submetido pela culpa deste mesmo governo é, sem dúvida, motivo de aplausos da iniciativa da cúpula palaciana. 

Mas o interessante é as entrelinhas. Aquilo que o/a competente jornalista que escreveu a matéria não quis (ou não pode) textualmente alinhavar.

Lógico que se trata de impulsionar o fluxo de notícia que promovam, potencializem e cheguem de muitas formas aos sergipanos fatos positivos reflitam no período eleitoral vindouro e gere dividendo para o pré-candidato oficial Belivaldo Chagas.

A partir de agora, para os governistas: é outubro ou nada. Afinal 07/10 é logo ali e numa eleição que até o momento se apresenta acirrada e com o eleitor arredio em ir às urnas vale tudo (ou quase tudo) para que o candidato oficial se torne palatável.

O jogo do marketing é simples: criar um enredo em que crie um antagonismo político em alguns binômios: ética x corrupção; solução x estagnação; amigos de Lula x  Amigos de Temer; estatistas x privatistas; progressistas x reacionários. O mecanismo maniqueísta do marketing é tão sedutor e se utiliza da lógica sofista que mesmo os mais antenados se deixam crê, no calor da campanha, que em Sergipe há vestais políticos que, como heróis, salvarão Sergipe do marasmo que eles mesmo colocaram.

 São máquinas de moer reputações e experts em desvirtuar o foco da campanha para algo caricatural, o pitoresco, porém venal.

Mas algo intrigante não é como o marketing tem obtido sucesso com esta fórmula simples mas eficaz, mas como eles se utilizam da imprensa para legitimar um discurso falacioso que passa à opinião pública como se verdade fosse. Um bom exemplo foi um texto oficial da Saúde do Estado em que afirmava que “Huse reduz fila de espera por procedimentos cirúrgicos.” Claro que este texto trata-se de um release. Mas nas redes sociais a falange governista se utilizou deste link  para confundir as pessoas. Aqui não se questiona a informação, nem a postura do portal. Apenas simplificamos como se constrói um discurso a partir da versão oficial. 

Mas também é fundamental alertar para comunicadores e meios de comunicação a inversão das agendas em que o ente público pauta a imprensa. É neste problema que reside um problema teórico, mas que tem sido a pedra de toque para o sucesso das campanhas dos governistas. Um dado positivo a seu favor; uma frase de efeito; uma discussão (as vezes baixaria) em programas matutinos; uma coletiva que nada serve senão para autopromoção; factoides que superam o fato. 

Quando a agenda governamental suprime a agenda pública e direciona o papel dos meios de comunicação é hora de acender a luz de alerta. Aqui não se criminaliza ou insinua que haja comadrio entre os meios de comunicação e a estrutura estatal. Apenas se alerta para que a agenda governamental não asfixie o papel de mediador da imprensa formadora da opinião.

Portanto, com a astúcia dos que pensam como marqueteiros e agem como político os responsáveis pelas campanhas do grupo governista se utilizam da boa vontade e espírito público da maioria esmagadora dos profissionais de comunicação de Sergipe para construir enredos, destruir reputações e confundir a opinião pública.

Receita fácil. Mão de obra disposta. Resultado aguardado. Outubro dará as respostas.

   

Insatisfação virou bola de neve eleitoral E ontem, 16, o blog foi informado que não são apenas algumas lideranças de bairros que estão insatisfeitas com o tratamento recebido por um pré-candidato ao Senado que não cumpre o que prometeu. Diversos parlamentares acompanham a insatisfação que já virou uma bola de neve eleitoral dividida em cinco parcelas…

Julgamento de Sukita hoje, 17 A Procuradora Eleitoral, Eunice Dantas, está cobrando mais agilidade nos julgamentos no Tribunal Regional Eleitoral, sobre os processos envolvendo políticos sergipanos. Ontem, na FAN FM, George Magalhães divulgou uma entrevista da procuradora, da semana passada, cobrando andamento do julgamento do ex-prefeito de Capela Manoel Sukita, acusado de abuso de poder econômico na campanha da desembargadora aposentada Josefa Paixão, nas eleições de 2012. O julgamento de Sukita pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está marcado para essa terça-feira, 17. 

Manobras A procuradora afirma que estão acontecendo manobras para retirar o processo de pauta, já que desde setembro de 2017 que aguarda julgamento. Ela não declinou nomes.

Encontro Estadual do Partido Verde O PV realizará encontro com todos os diretórios e filiados do Estado de Sergipe no sábado (21). Na pauta, estão o cenário social e político dos municípios, apresentação das novas lideranças e alinhamento das posições ideológicas que serão seguidas este ano. Partido que fortalece as relações com sua base, esta ação de integração tem o apoio da Fundação Verde Hebert Daniel (FVHD).

  Fundação Verde Herbert Daniel A  fundação tem por finalidade promover, coordenar e executar ações, projetos, programas, pesquisas e outros foros de debates e estudos para o desenvolvimento e a difusão da cultura, política, ecologia e meio ambiente; colaborar com os poderes públicos e com as instituições culturais e ambientais particulares, em tudo quanto condiga com o progresso político, ambiental e cultural do país; criar centros educacionais de natureza assistencial, destinadas à ambiental e cultural de crianças, jovens e adultos.

Econfego de 20 a 22 de Julho em Aracaju. 100 anos do Grupo Espírita Irmão Fêgo  Com uma vasta programação de 20 a 22 de julho o Grupo Espírita Irmão Fêgo  promoverá o Econfego deste ano de maneira especial. Com palestras, lançamento de livros e a participação dos corais Canarinhos do Fêgo e Canarinhos de Aracaju. Todo o encontro será realizado na sede da entidade em Aracaju, na Rua Vereador João Claro, 261, Bairro Siqueira Campos, em Aracaju. Mais detalhes em: https://www.facebook.com/irmaofego/videos/1889144551147745/?t=13

 

 

 

Força do turismo “O setor turístico é o maior gerador de emprego e renda, o que, naturalmente, o torna um vetor do desenvolvimento”. A constatação é da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), ao ratificar o seu pedido ao Governo do Estado para que adote medidas que visem o incremento do turismo em Itabaiana. 

Teleférico “Em 2011, há exatos sete anos, protocolamos na Assembleia Legislativa de Sergipe as Indicações números 13 e 14/2011 solicitando ao Governo a implantação de um teleférico e a criação da Casa da Cultura, respectivamente”, disse Maria. 

Luta Ela lembrou que a sua luta em defesa da implantação teleférico começou “quando eu ainda era prefeita de Itabaiana, por reconhecer que estamos inserido na base central do Estado e agregamos municípios importantes no seu entorno, servindo de roteiro, em razão do comércio e dos serviços que Itabaiana oferece para grande parte da população sergipana”. A deputada destacou, ainda, a sua iniciativa de, anteriormente, junto ao então governador Marcelo Déda (in memorian) ter solicitado ao Governo Federal a criação do Parque Nacional da Serra de Itabaiana, instituição que ocorreu em 2005, através de Decreto.

 Turismo ecológico “Solicitamos o teleférico, bem como outras alternativas de impulsionamento do turismo, sobretudo ecológico, considerando que Itabaiana serve de passagem para a rota turística de Xingó e, também, pela necessidade da população poder explorar, de forma consciente e equilibrada, toda a riqueza e beleza do local”, disse, completando que “sempre tivemos clareza que implantação de um teleférico colocará a Serra de Itabaiana definitivamente no roteiro turístico do Estado, possibilitando o crescimento da economia local”. 

Prefeitura Itinerante A prefeitura de Japaratuba desenvolve o projeto “Prefeitura Itinerante”, que terá início nesta quinta-feira, 19, e que busca aproximar a gestão pública da comunidade e conhecer os desafios de cada localidade. Os moradores do Povoado Travessão e da Rua Nova serão os primeiros beneficiados com as ações do projeto que ocorrerá durante todo o dia, e, posteriormente, percorrerá outas localidades. 

Ipesaúde: Crianças  passam a receber aplicação de toxina botulínica no Centro de Reabilitação O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) passou a oferecer ao usuário do plano a aplicação infantil da toxina botulínica. A substância ajuda a minimizar os distúrbios de movimento de pacientes acometidos, principalmente, por paralisia cerebral. A partir desse mês de julho as crianças dependentes de usuários do plano já podem fazer o tratamento no Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco. 

Iniciativa A iniciativa para a aplicação desse novo método partiu da neuropediatra Ana Gabriela Passos do Prado, com o intuito de oferecer maior qualidade de vida, tanto para os menores atendidos quanto para seus pais. “O princípio ativo da substância age no relaxamento da musculatura diminuindo assim a dor sentida pelo paciente. Ademais, a movimentação dos membros passa a ter visível melhora e atividades cotidianas do dia a dia – como dar e tomar banho, troca de fralda e troca de roupa – passam a ser melhor executadas”, explicou a médica.

 Casos para aplicações Fora os casos de paralisia cerebral, a toxina botulínica também pode ser aplicada nas situações de distonias (movimentos anormais de membros do corpo); sialorreia (excesso de produção de saliva); hiperidrose (transpiração excessiva na mão ou axila) e cefaleia (enxaqueca). A toxina botulínica pode ser melhor percebida no organismo 15 dias após ser aplicada. Depois de um mês uma nova avaliação é realizada na criança para um diagnóstico mais preciso.

  Exemplo Andreia Soares, 34 anos, utiliza os serviços do Ipesaúde há oito anos. Ela é mãe do pequeno A. V. S. A. de apenas dois anos e cinco meses. Portador de paralisia cerebral, decorrente de infecção congênita por Zika vírus, o menino foi a primeira criança a receber a aplicação da toxina. “A Dra. Ana Gabriela sugeriu que meu filho fizesse o tratamento com a substância e, com isso, espero que ele consiga ganhar mais mobilidade nos membros”, disse.

Atividades  Segundo a coordenadora do Centro de Reabilitação, Márcia Fonseca, a aplicação da toxina botulínica vai ajudar muito na reabilitação das crianças atendidas no Centro. “Junto com a equipe multidisciplinar da unidade – composta pela fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional – vamos dar continuidade ao tratamento das nossas crianças para a inserção delas em alguma atividade da vida diária”, finalizou.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Lixo acumulado desde quinta-feira em Rua do Bairro Ponto Novo E moradores da Rua José Deodato Soares, 202, no Bairro Ponto Novo (rua da auto escola Vetor), estão denunciando a Emsurb porque desde a última quinta-feira, 12, o lixo não é recolhido no local.  O mau cheiro e o risco de doenças são enormes.

 Posse em Nossa Senhora da Glória  A Academia Gloriense de Letras, pioneira no interior sergipano, dará posse a novos membros no próximo sábado, 21/07/18. O evento fará  homenagem a cidadãos glorienses que contribuiram/contribuem com a educação e cultura  do seu povo. Todos estão convidados. 

8ª DM responsável pelas demanas do Bairro Bugio Pelo zap: “Solicito avisar seus amigos e parentes que residem na região do Bugio que a Delegada responsável pelo atendimento das demandas daquele Bairro é a 8ª DM, que fica ali na Rua Henrique Dias, frente ao Fórum Gumercindo Bessa, não sendo necessário as pessoas se deslocar para a Delegacia Plantonista do Bairro Santos Dumont. O atendimento é de segunda a sexta feira, das 8h às 13h. Após esse horário e aos finais de semana e feriados, o atendimento será realizado na Delegacia Plantonista Zona Norte 3ª DM. Da mesma forma os moradores do complexo Taiçoca, em Nossa Senhora do Socorro, em razão da reforma da Delegacia do João Alves devem se deslocar para atendimento de suas demandas até a Delegacia do Fernando Collor, de segunda a sexta-feira das 08 as 13 horas. Aos finais de semana e feriados, devem se deslocar para atendimento na Delegacia Plantonista Zona Norte – 3ª DM. Após às começa a funcionar a Central de Flagrantes nas Delegacias Plantonistas da Capital. Delegacias Metropolitanas não fazem esse tipo de atendimento, em razão do funcionamento ser interno, para dar andamento nos procedimentos já existentes.” 

Trânsito caótico na apresentação da Esquadrilha da Fumaça Pelo zap: “Sobre o transtorno no trânsito da praia de atalaia no domingo à tarde na apresentação da Esquadrilha da Fumaça,  alguns agentes relatam que alertaram os gestores e estes preferiram deixar só o efetivo do domingo normal pra não ter que pagar diárias.”

O espetáculo Medida por medida, do grupo Teatro Popular de Ilhéus (BA), chega a    Lagarto (SE), no dia 18/07, e Aracaju, no dia 20 de julho.  A montagem foi selecionada pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2018/2019.  Além da apresentação, acompanham a circulação duas atividades de formação cênica. Uma direcionada a todos os públicos e outra destinada apenas para grupos e artistas teatrais.  A peça se desdobra a partir das decisões de Ângelo, um exemplo de austeridade e retidão, que é convidado a governar no lugar do Duque de Viena. O Duque, disfarçado de frei, vê Ângelo aplicar com rigor leis que há anos estavam esquecidas. Assim, o implacável juiz põe em prática a lei contra fornicação antes do casamento, condenando à morte Cláudio, por ter engravidado Julieta, sua amante. Tudo muda, quando Ângelo se vê apaixonado por Isabela, irmã de Cláudio. A questão que paira no ar, a partir daí é: a lei é igual para todos? Todo o requinte dramatúrgico de Shakespeare, misturado ao cordel do Teatro Popular.

PELO E-MAIL E FACEBOOK 

Movimento Advocacia Ética adere a pré-candidatura de Carlos Augusto e Rose Morais OAB/SE

Em noite de intenso debate realizado no último dia 12, o grupo denominado “Advocacia Ética”, composto por jovens advogados e sob a liderança do Professor e Advogado Diogo Dória, aderiu à pré – candidatura de Carlos Augusto e Rose Morais a Presidência e Vice – Presidência da OAB/SE.

Para o jovem advogado Aeliton Santos Arimatéa a reunião foi muito importante, ele afirma que é necessário ter uma OAB forte, atuante e combativa na defesa das prerrogativas para que, principalmente a jovem advocacia, consiga entrar e se manter na profissão de forma digna. “Precisamos lutar juntos de maneira honesta e ética. Parabéns a todos por esse importante passo”, afirma Aeliton.

Entendendo que a responsabilidade do professor vai além da sala de aula, Dr. Diogo resolveu criar esse movimento com o objetivo de orientar os ex-alunos e jovens advogados a agir com firmeza, ética e na defesa das prerrogativas do advogado.

“Diante da ansiedade dos jovens colegas e da esperança de dias melhores na atuação profissional, resolvemos marcar esse encontro para apresentar-lhes os resultados das gestões de Carlos Augusto na Ordem, bem como os projetos dele e da Dra. Rose Morais como pré-candidatos a direção da OAB/SE”, explica o Advogado. 

Os encontros continuarão acontecendo como forma de fortalecer a temática do projeto e estimular o debate sobre assuntos relevantes à melhoria da profissão.

 

ELEIÇÕES

Em disputa acirrada, Chapa 1 vence eleição do Sinpol-SE 

 FAN1 – Na última sexta-feira, 13, o Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe (Sinpol-SE) realizou eleição para definição de sua nova diretoria. Houve uma grande participação da categoria e com 299 votos a Chapa 1 venceu o pleito mais disputado da história do sindicato.

Na liderança da Chapa 1 está o agente, Adriano Bandeira, ele será o novo presidente da entidade. Em entrevista ao Jornal da Fan na manhã desta segunda-feira, 16, ele avaliou o resultado. “Foi uma eleição importante com a participação de 79% dos policiais civis filiados. Uma demonstração de que o policial civil resgatou o interesse pelos assuntos da categoria”, relatou Adriano.

O presidente eleito apresentou dados das perdas salariais da categoria, segundo Adriano Bandeira os policiais estão sem reposição desde 2010 acumulando perdas de 40%. Ele deixou claro que a prioridade de sua sua gestão será a recuperação das perdas, mas buscando debater com a sociedade o papel da Policia Civil.

“A Polícia Civil de Sergipe tem se destacado nacionalmente, todos os crimes de grande repercussão teve resposta positiva, temos a melhor Inteligência do país e essa categoria está sem resposta e contribuição do governo a oito anos. Vamos lutar para recuperar a auto estima do policial civil sergipano”, disse Adriano.

A Chapa 01 obteve 299, a Chapa 2 liderada pela atual gestão obteve 136 votos. E a Chapa 03, liderada pelo ex-presidente, Antônio Morais, recebeu 253 votos. A eleição e a apuração ocorreram na sede do Sinpol-SE, no bairro Atalaia, zona Sul de Aracaju.

NOTA DE  AGRADECIMENTO

 Amigos e colegas filiados ao SINPOL Sergipe,

 Inicialmente, queremos agradecer aos 709 (61,2%) colegas filiados ao sindicato que compareceram e votaram na eleição ocorrida no último dia 13. Sentimos muito a falta dos 450 (38,8%) outros colegas filiados que não compareceram. A presença de todos os 1.159 (100%) colegas filiados era fundamental. Sentimos falta também dos colegas policiais civis não filiados.

Em segundo lugar, queremos agradecer aos 253 (21,8%) colegas filiados ao sindicato que depositaram seus votos de confiança na CHAPA 01, “Amigos do SINPOL”. Nosso grupo, criado em 2015, seguirá os próximos anos unido e forte, fiscalizador e propositivo.

Boa sorte à CHAPA 01 que passa agora a ser a diretoria e conselho fiscal de todos nós.

Aracaju, 15 de julho de 2018.

ANTONIO MORAES, policial civil e coordenador do coletivo Amigos do SINPOL.

 PELO TWITTER

 www.twitter.com/calbnascimento Não vai demorar para um *fidapé batizar o filho de Mbappé (*Fidapé é sergipanês para filho da peste, mas nem sempre tem caráter ofensivo,pode significar com neste caso uma pessoa qualquer)

 www.twitter.com/revinhogama Nenhuma despedida é fácil… muito menos quando você se despede de um sonho… na enfim! Viver de “arte” não é fácil.. e ultimamente tem sido inviável… deixo meu abraço carinhoso a todos…

 www.twitter.com/frednavarro  Próximo assunto pra turma participativa e democrática debater, xingar e quebrar o pau: eleições. Até outubro, tem pano pras mangas.

www.twitter.com/riltonmorais Os justiceiros sociais vão relacionar também  o vandalismo e a violência em Paris ontem aos imigrantes? Ou somente o resultado da Copa do Mundo? 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

 Facebook

 Twitter

 Frase do Dia

“Religião é uma garrafa com um rótulo, espiritualidade é a coisa dentro dela, muitos brigam pela garrafa e poucos bebem o contéudo.” Alik Shahadad.

Quem desejar o adesivo para carro (10 por 35) da ação cívica contra o “não voto” é só pedir pelo zap 99890 2018 ou email claudionunes@infonet.com.br
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais