Tentativa para tirar Lula da cadeia

O plano petista de tirar o ex-Presidente Lula da Silva da cadeia na tarde do último domingo resultou frustrado pela pressa que os envolvidos queriam. Uns dois ou três petistas convenceram um amigo, no caso o Desembargador Federal gaúcho, Rogério Favreto,  a assinar um habeas-corpus, a ser enviado a sede da Polícia Federal em Curitiba, exigindo a soltura dele em apenas duas horas. O tempo não seria suficiente para Lula passar pelo exame  de corpo de delito. O carcereiro, porém, recebeu um contra-ordem do Juiz Sérgio Moro, contra a libertação de Lula. Explicou então que a prisão de Lula foi determinada por um órgão colegiado, logo a liberdade teria que ser também por um órgão colegiado. O desembargador, antes de sua ordem ser executada, reconheceu que realmente estava errado e tornou nulo o habeas-corpus. Mas, aí, três horas depois expediu outra ordem de liberdade para Lula alegando que “um pré-candidato a Presidente da República, não pode estar preso”. O Juiz Sérgio Moro não se rendeu  a mais esta argumentação. E explicou que Lula não estava doente para sair da cadeia assim tão de repente. Logo, Lula continua preso. A Imprensa de Porto Alegre, onde mora o Desembargador Federal Rogério Favreto, descobriu que ele é um “petista doente” tanto que só usa gravatas vermelhas. E confessou a amigos  que ele faria tudo para soltar o ex-Presidente fosse como fosse. Ele também tem uma profunda antipatia pelo juiz Sérgio Moro, daí porque inventou toda essa farsa do habeas corpus a favor de Lula. Sim, ele é amigo pessoal do Sr. Paulo Pimenta , que lhe fez o pedido do habeas-corpus o que gerou toda essa confusão.

Dispostos a uma longa viagem

Os petistas de todo o Brasil, inclusive os de Sergipe se assanharam todos, com as notícias de que Lula estava prestes a deixar a prisão. Até mesmo em Aracaju alguns notórios seguidores de Lula já estavam a procura de passagens para São Paulo para recepcioná-lo  quando ele chegasse por lá no final da noite de domingo. Desistiram tão logo souberam que Sérgio Moro não engoliu toda aquela farsa. No final das contas ficaram todos decepcionados e estão certos que Lula vai cumprir um prazo um pouco longo nas cadeias federais.

Petistas estão nervosos

O que deixa os petistas mais ouriçados é que se aproxima o prazo fatal para inscrições de chapas, agora em agosto. A cada pesquisa divulgada, dando Lula na cabeça com uma boa margem de votos sobre o segundo colocado, deixa os petistas mais nervosos diante da perspectiva de não ter um candidato petista concorrendo as próximas eleições. Lula até agora não autorizou o nome do ex-Prefeito petista de São Paulo, Sr. Fernando Haddad, de se lançar candidato pelo PT. Lula prefere esperar até em cima do prazo que, ao que indica, é o que vai acontecer.  Mas, Lula está pouco se preocupando com isso. Ele nunca preparou um plano B para as eleições. Só garante que o PT vai ter candidato – quem, essa é a grande questão.

Uma questão em aberto

Até em Sergipe, o PT nas eleições de outubro próximo, é uma questão em aberto. O Presidente atual da sigla, Rogério Carvalho, é candidato ao Senado formando dobradinha com  o ex-governador  Jackson Barreto. A dúvida é saber para onde vai a atual vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, que já foi sondada para ser vice-governadora na chapa encabeçada por Belivaldo Chagas. A este convite ela não diz nem que sim nem que não. Está em compasso de espera aguardando as negociações conduzidas pelo governador Belivaldo Chagas.

Dois bem situados nas pesquisas

Se as pesquisas divulgadas até agora não mentem, há pelo menos dois candidatos ao governo muito bem situados. São eles o Senador Eduardo Amorim e o deputado federal Valadares Filho. Em terceiro lugr vem o atual governador Belivaldo Chagas, que é o  candidato da situação. O problema é que as eleições deste ano, embora com uma profusão de candidatos, não entusiasmou ainda o eleitorado. Este está a espera de um nome novo que lhes pareça simpático. A cada dia que passa a coisa fica mais embolada

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais