Curta-SE 18 discutirá questões de gênero e raça

Edição 18 acontece entre os dias 23 a 27 de julho (Foto: Divulgação)

O cinema feminino e o cinema negro serão os principais destaques da 18ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE), que terá início no dia 23 de julho. Com o tema ‘Afrodite’, o festival neste ano tem o intuito de dar visibilidade às categorias que ficam a margem tanto no contexto audiovisual, quanto no que diz respeito a sociedade em geral.

Segundo Rosângela Rocha, diretora executiva do Festival, esta é uma ação afirmativa do Curta-SE (Foto: Portal Infonet)

Segundo Rosângela Rocha, diretora executiva do Festival, esta é uma ação afirmativa do Curta-SE. “É uma forma de equiparar posições de conquistas no setor. Estamos reposicionando geopoliticamente a participação do cinema negro e do cinema que fale do feminino”, explica.

Conforme a diretora, a discussão já foi levantada em outras edições do festival.  “Em 2017 nós chamamos a atenção para o cinema feminino, a participação maior das mulheres sendo retratadas de uma forma diferente daquela subjugada, submissa, mas aquela que faça e fale de outras coisas diferentemente do que era mostrado. A representatividade do feminino nas imagens também tem um significado forte para o que a gente quer que perpetue”, declara.

Após dezessete edições realizadas, Rosângela acredita que novos desafios sempre aparecem e servem para fortalecer o festival. Fidelizar o público que já frequentou a mostra e atrair novos públicos a cada edição, segundo ela, tem sido um dos principais objetivos. “É sempre um desafio para gente e para qualquer organização da área da cultura poder conquistar este público, mas temos adotado estratégias no tocante aos filmes apresentados, nos contatos com escolas, organizações sociais e pessoas que fazem o audiovisual para fortalecer essa identificação com o Curta-SE”, afirma.

O festival tem início no dia 23, às 19h30, no Teatro Tobias Barreto, onde contará com a exibição da Web série “Empoderadas”, que tem direção de Renata Martins e Joyce Prado. Além disso, a abertura que é gratuita contará com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe. O Curta-SE segue até o dia 27 de julho e a programação completa será divulgada no site do Festival.

por Yago de Andrade

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais