Direito da UFS é avaliado como “muito bom” pelo Inep

O curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe foi avaliado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, como “Muito Bom” em organização didático-pedagógica e na qualidade do seu corpo docente. Segundo o reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, “os cursos e o quadro de professores da nossa instituição de ensino não ficam a dever a nenhuma outra universidade brasileira”.

O Inep realizou o processo de avaliação no final do ano passado e o encaminhou à UFS recentemente. A formação dos docentes, segundo o Inep é boa, “já que a titulação obtida é em universidades de reconhecido renome, a par disto a maioria dos professores exercem cargos em tribunais e área do Ministério Público e órgãos públicos. São pessoas com reconhecida produção científica e atuantes na sociedade sergipana, oferecendo cursos tanyo a comunidade acadêmica, quanto a população em geral”.

O relatório final diz ainda que os professores são concursados e possuem regime integral ou parcial de trabalho, não tendo nenhum horista. Há plano de carreira, com progressão permitida através de análise de desempenho em cursos, publicações, aulas ministradas, no período de 2 em 2 anos para mudar de categoria. Quanto aos estímulos profissionais, é permitido a licença para realização de doutorado e incentiva através da concessão de bolsa remunerada”. A UFS tem bom número de docentes em tempo integral, o que permite a desejada execução da missão universitária de ensino, pesquisa e extensão, avaliou o Inep.

O parecer final diz ainda que “percebe-se que há política didática-pedagógica voltadas às atividades de extensão, de pesquisa de cunho notadamente ético e humanista, conforme os projetos verificados pela comissão de avaliadores, ressaltando, inclusive que esta documentação está toda arquivada e em ordem. Trata-se, portanto, de uma proposta direcionada a toda a UFS que, ao refletir sobre seu processo de trabalho, procura (re) organizá-lo mediante a elaboraçao de um instrumento norteador…Optou-se por uma metodologia calcada na problemática da realidade identificada pela UFS e pela comunidade num processo der aproximações sucessivas ao objeto a ser abordado.”

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