Elson Amorim é um dos autores do livro ‘Contabilidade Eleitoral’

Radicado em Sergipe, contabilista Elson Amorim é um dos autores do livro “Contabilidade Eleitoral” do CFC (Foto: Tatianne Melo)

Em tempos de intensos movimentos em prol da transparência e do controle social, que têm levado ao combate à corrupção, principalmente na política, as boas práticas nos financiamentos e nos gastos das campanhas, mais do que nunca, serão imprescindíveis para os futuros candidatos e partidos nas eleições deste ano. É pensando justamente nisso que, enquanto membro da Comissão Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o contabilista Elson Amorim – radicado em Sergipe – participou, recentemente, da autoria coletiva do livro digital “Contabilidade Eleitoral: da teoria à prática”.

Lançado oficialmente no mês de junho, em Brasília, durante o evento “Seminário sobre Financiamento de Campanha e Prestações de Contas Eleitorais”, promovido pelo CFC junto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o livro tem como foco orientar os candidatos, os partidos e os profissionais de contabilidade que acompanharão as prestações de contas e os financiamentos das campanhas, visando a melhoria na qualidade de tais procedimentos.
“Contabilidade Eleitoral: da teoria à prática” apresenta as principais alterações na legislação para as eleições 2018; discute temas como arrecadação, gasto eleitoral, gestão financeira, prestação de contas; e, também aborda sobre o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) – rede formada por entidades da sociedade civil, movimentos, organizações sociais e religiosas focadas em combater a corrupção eleitoral”.
Além de Elson Amorim, o livro teve a coautoria dos profissionais contábeis João Altair Caetano dos Santos, coordenador; Irene Silva Oliveira; Décio Vicente Galdino Cardin; Eron Júnior Vieira Pessoa; Guilherme Valderedo Barbosa Guimarães; Rodrigo Kich; Alexandre Di Pietra – todos membros da Comissão Eleitoral do CFC.
MAIS TRANSPARÊNCIA
“Este livro se trata da literatura oficial que auxiliará o profissional da contabilidade que atua na área eleitoral nas eleições deste ano. Então, é indescritível a honra de estar entre os oitos membros escolhidos pelo Conselho Federal de Contabilidade, num coletivo de mais de 520 mil colegas no Brasil, para fazer parte da comissão responsável pela concepção desta obra”, afirma Elson Amorim.
Atuante no ramo eleitoral há mais de 13 anos, Elson Amorim – que também é presidente do Sindicato dos Contabilistas do Estado de Sergipe (Sindcont/SE) – destaca o importante papel do profissional contábil na apuração das receitas, das despesas dos candidatos e dos partidos nas eleições, cuja prestação de contas é obrigatória perante a Justiça Eleitoral, em obediência à legislação.
“A partir de 2014, por força de lei, os contabilistas obrigatoriamente receberam a prerrogativa de fazer a prestação de contas eleitoral. E que é que isso veio trazer? O próprio TSE reconhece que a nossa chegada trouxe uma qualidade maior, trouxe transparência para a sociedade sobre os gastos eleitorais”, informa Elson. “O acompanhamento por parte da Justiça Eleitoral aliada a outros vários órgãos de fiscalização, de controle está cada vez mais aprimorado, contribuindo para a coibição de práticas ilícitas”, ressalta o contabilista.
 “Contabilidade Eleitoral: da Teoria à Prática” pode ser acessado gratuitamente por todos os profissionais contábeis, candidatos e demais interessados no tema, no portal do CFC.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais