Escritor Pablo Neruda é homenageado na biblioteca Ivone de Menezes

Pablo Neruda é o homenageado deste mês (Foto: Funcaju)

Com um projeto anual de reverenciar os principais escritores da literatura brasileira e estrangeira, a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, neste mês de julho, homenageia um dos maiores poetas e escritores chilenos, Pablo Neruda, através de exposições das suas principais obras. A unidade de incentivo à leitura faz parte da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

Neftali Ricardo Reyes, conhecido como ‘Pablo Neruda’, nasceu em 1904 e morreu aos 73 anos no Chile. Durante sua carreira profissional foi eleito senador, embaixador e recebeu o Prêmio Nobel da Literatura. Suas principais escritas são prestigiadas em todo o mundo, como ‘As Uvas e o Vento’, ‘Livro das Perguntas’, ‘Elegia’, ‘Últimos Poemas’ e ‘Prólogos’.

Durante a exposição, o visitante vai saber sobre a história e vida do autor através da galeria de imagens, paineis com sua biografia e, por fim, um mural com versos e reversos. Além disso, a visita tem também o direito de conhecer toda a estrutura e o acervo de livros da biblioteca, e solicitar empréstimos para ler em espaço reservado.

De acordo com a coordenadora da Ivone de Menezes, Nancy Teresa, esse projeto de homenagear os escritores em cada mês do ano tem a finalidade de estimular a leitura de obras literárias e o despertar da cultura. “Essa é uma proposta de enriquecimento da literatura, tanto para o público interno quanto o externo, porque tem muita gente que é leiga de conhecimentos dos principais escritores e poetas”, afirmou.

Visitante assíduo da Ivone de Menezes, o poeta e escritor Matheus Luamm falou sobre a importância desse projeto que a biblioteca faz mensalmente e destacou a riqueza da literatura para o desenvolvimento da comunidade. “A proposta é de grande valia para a comunidade, porque, além de incentivar o hábito da leitura, faz a circulação do acervo e dá vida a um espaço através das obras. Atividades como essa fazem a sociedade, leitura e literatura caminharem juntas, para um fortalecimento de uma atividade cultural que propicia o entretenimento, a formação e a construção de valores”, destacou.

Aniversário da Ivone de Menezes

A homenagem deste mês também vai para a Biblioteca Ivone de Menezes Vieira, que acaba de completar 14 anos de fundação. Desde a sua criação, ela foi a primeira biblioteca pública planejada para atender as populosas regiões da Farolândia, São Conrado, Atalaia, Santa Maria e Aeroporto. Com amplo espaço interno, a unidade possui grande acervo de livros, periódicos e materiais em multimídia, que até hoje cumpre com sua missão.

Fonte: ascom Funcaju

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais