MP’s querem que Energisa faça melhorias na Unidade de Queimados

MP’s querem acordo com Energisa para melhorias na Unidade de Queimados (Foto: Portal Infonet)

Os Ministérios Públicos Federal e Estadual (MPF) e (MPE) e a Energisa costuram um acordo e, em breve, podem promover melhorias na Unidade de Terapia de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Na manhã desta sexta-feira, 13, foi realizada uma visita para ver as necessidades e carências do setor.

O Huse será oficiado e encaminhará ao MPF e ao MPE um relatório técnico, dentro de 20 dias, das carências da UTQ. Posteriormente, o documento será levado à Energisa, contendo itens e valores, para que seja avaliado o que pode ou não ser feito, através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

A iniciativa parte de dois inquéritos civis, protocolado por cada MP contra a companhia de energia elétrica, por conta da polêmica do rompimento de fios em todo o Estado. A ideia é que a Energisa arque com obras e compra de materiais, por exemplo, para a ala, como contrapartida por prejuízos causados à população.

A procuradora da República Lívia Tinoco, mostrou otimismo na ação. “Trabalhamos juntos nisso. Vamos tentar equipar melhor a unidade, que é um centro de referência para receber vítimas de queimaduras, tanto causadas por acidentes com a rede elétrica, mas também de fogos de artifício e outros tipos. Percebemos que precisa de equipamentos, insumos e climatização para receber melhor os pacientes, que chegam em um grau alto de complexidade. A visita foi interessantíssima, pois pudemos ver as condições de funcionamento. Assim, podemos evitar o ajuizamento de ações”.

A promotora de direitos do Consumidor do MPE, Euza Missano, destacou que a intenção é dar um retorno à sociedade. “O objetivo é que o dano social que vislumbramos seja revertido para a própria população. Essa área inclusive atende funcionários da Energisa e outras pessoas, porque está interligada com o problema que houve. O serviço aqui é bem organizado, mas precisam de uma estrutura melhor e equipamentos especializados. A equipe é qualificada, mas é preciso haver um realinhamento estrutural”.

Energisa diz que têm interesse em colaborar com MPE e MPF (Foto: Portal Infonet)

A Energisa, por sua vez, frisou o interesse em colaborar com a causa. “Em cima do relatório, vamos fazer uma proposta de adequação. Essa seria uma reparação de danos que a gente tenha causado. Queremos fazer isso, é uma ala importante, nossos próprios funcionários utilizam. Ficamos bastante sensibilizados, porque o setor precisa ser melhorado”, disse Willian Barroso, presidente do comitê de segurança da empresa.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais