PT/SE em efervescência: a agonizante pré-candidatura Rogério Carvalho

   Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
               “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Um mero observador da política sergipana, principalmente nos períodos eleitorais, já notou que a pré-candidatura do senador Rogério Carvalho ao governo estadual está, como se diz aqui no Nordeste, “acabrunhada” nas últimas semanas. E por vários fatores externos e internos do PT de Sergipe.

Os fatores externos, para quem acompanha a política já sabe. A entrada de Valmir de Francisquinho na disputa não só ofuscou o nome de Rogério, mas jogou o senador para a antessala da sucessão com a perda de espaço político e midiático. O outro ponto importante, que reflete na pré-candidatura de Lula, é o voto do senador que foi decisivo para o orçamento secreto e ajudou o projeto de Bolsonaro. Lula sabe que quando vier a Sergipe e pedir voto para Rogério, a imprensa nacional e seus adversários vão noticiar a incoerência política dele que vem pregando por onde passa para não votar em quem ajudou a aprovar o orçamento secreto e o impeachment de Dilma. Como explicar para o seu eleitor mais esclarecido? Seria ou será uma incoerência sem tamanho. A conjuntura nacional do PT com o PSD, o orçamento secreto e a dificuldade de composição em Sergipe são fatores que jogam contra Rogério.

PT em Sergipe está vivendo uma das suas piores crises

Já os fatores internos são muitos. Nunca o PT em Sergipe viveu uma crise tamanha. As palavras tidas pelas lideranças se resumem em: teimosia, vaidade e arrogância.

Alguns colegas da mídia sergipana já vêm noticiando problemas causados no gabinete de Rogério em Brasília que refletem em Sergipe. O radialista prefeitinho, de Lagarto, da Rádio Juventude, abriu o verbo. Denunciou a insatisfação com a esposa de Rogério, Candisse Matos. “Dona Candisse está arrumando muito problema na campanha de Rogério”, denunciou afirmando que ela comanda tudo e determina as rádios que ele fala. “Essa história de estar dominado já está refletindo em sua campanha.” O áudio está disponibilizado no fim deste texto.

Lula não marcou data para vir a Sergipe e nem disponibilizou agenda.

E são vários problemas. Um assessor do senador, petista histórico, desabafou que só entra no gabinete a liderança que a esposa determina. Os surtos são quase que diários.

Pelo depoimento do petista histórico, os atos de narcisismo e ciúme chegaram ao máximo com uma briga com Lurian, a filha de Lula. O mais interessante é que Lurian é lotada no gabinete do senador, mas não pode trabalhar lá. Será por que a filha de Lula deseja ser a primeira suplente na chapa do Senado? E a situação de discórdia foi tão grande que chegou a Lula e o senador foi “desconvidado” para o recente casamento do ex-presidente.

E pelo que o assessor informou, Lula não recebe mais Rogério, nem mesmo atende. E ao contrário do que o senador vem informando, Lula não marcou data para vir a Sergipe e nem disponibilizou agenda. Segundo o assessor, quase todo o agrupamento petista de Sergipe apoia o nome de Lurian como suplente ao Senado. Além de não aceitar, Rogério passa a impressão que a filha do presidente é persona non grata. Já Lurian, nas entrevistas que concede, reforça o nome de Rogério para o governo.

Ou seja, a efervescência eleitoral no PT de Sergipe passa por teimosia, vaidade e arrogância para desespero do principal prejudicado: Lula, que tenta todo apoio possível ara uma vitória no primeiro turno e vê seu projeto prejudicado em Sergipe.

O momento é de pânico e delicadíssimo para os mais afoitos, aqueles que vivem sem medir as consequências e o dia de amanhã. Ofuscada segue o enterro da candidatura do padrinho do orçamento secreto. Ninguém duvide que ao invés do Dia do Fico, Rogério proclame o Dia do Saio, para felicidade geral da maioria petista. Seria um gesto de grandeza e altivez que seria lembrado para sempre, bem diferente do vexame que se aproxima…

Obs: O áudio do radialista Prefeitinho, citado no texto:

 

Plenária dia 10 Está sendo divulgada uma chamada para a plenária da militância do PT na próxima sexta-feira, 10, no Cotinguiba em Aracaju. No print tem foto de muita gente e de Lula. Na chamada o “Time de Lula”, mas o Lula mesmo não vem. Aliás, falam de “uma nova página na história iniciada por Marcelo Déda.” Menos, menos porque o professor Déda era um estadista e certamente não aprovaria e muito menos votaria favorável ao “orçamento secreto.”

Nadando em dinheiro Por causa de inúmeras informações recebidas, o blog deixará para publicar somente amanhã os bastidores do aluguel do prédio do antigo colégio arquidiocesano, no bairro são José. É tanto dinheiro envolvido que os católicos não precisarão mais ajudar a arquidiocese de Aracaju e a rádio cultura.

Milhões de reais O que fará uma certa instituição em Sergipe del Rey com R$ 12.600.000,00 (doze milhões e seiscentos mil reais) arrecadados em 10 anos somente com o aluguel de um imóvel? Arrepare, Osmário: quem souber, morre.

 


Atenção, prefeito Edvaldo: peça para a SMTT retirar a placa de proibido estacionar colocada na Rua Teófilo Otoni, bairro 13 de julho, ao lado da agência do Banese. Não tem sentido, já que não é na entrada do estacionamento do banco.Diariamente moradores se reúnem logo cedo, quando fazem caminhadas e questionam a explicação da SMTT. Não tem. Edvaldo ajude os seus vizinhos, já que você a rua fica ao fundo do edifício que você mora. A população agradece!

 

 

 

 

 

 PTB tem Mendonça Prado como pré-candidato ao Senado O Diretório Estadual do PTB anunciou ontem, 07, a pré-candidatura do advogado Mendonça Prado para o Senado Federal. Ele marchará ao lado de João Fontes, pré-candidato a governador, e da professora da Universidade Federal de Sergipe, Denise Leal, pré-candidata a vice-governadora.

Fan FM: André Moura assegura que não tem problemas jurídicos e mantém pré-candidatura ao Senado O ex-deputado federal André Moura falou sobre sua situação jurídica para a disputa das eleições deste ano, durante entrevista concedida, na manhã de ontem, 07, a Narcizo Machado, no Jornal da Fan, da Fan FM. “Quero deixar muito claro: nós estaremos nas urnas no dia 2 de outubro”, declarou André Moura sobre a disputa para o pleito eleitoral no final do ano. O político mantém a sua pré-candidatura ao senado, mesmo após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que o condenou. “Eu estou muito acostumado a isso. Quando vão se aproximando essas eleições, é sempre essa mesma história, que André Moura não vai ser candidato e sempre André Moura vai às urnas e disputa as eleições”, afirmou.

Decisão de grupo Para o senado no agrupamento governista André Moura é um dos nomes cotados para a disputa ao senado na chapa majoritária do agrupamento governista, que indicou a pré-candidatura ao governo do estado com Fábio Mitidieri. “Nosso nome continua à disposição do agrupamento, lógico que uma disputa ao senado não é uma decisão que cabe somente a André Moura e aos meus amigos, é uma decisão de grupo”, afirmou o ex-deputado.

Grupo governista A disputa para o senado está acirrada, como mostra a pesquisa FAN/Ipese, em que Jackson Barreto, André Moura e Valadares Filho lideram as intenções de voto espontâneas em empate técnico para o Senado. Só que, dentro do agrupamento governista, Laércio Oliveira, Jackson Barreto e André Moura disputam a pré-candidatura ao senado dentro da chapa majoritária do grupo liderado pelo governador Belivaldo Chagas.

3 nomes “Hoje, o agrupamento tem três nomes, todos três já tiveram a oportunidade de passar pela Câmara Federal, o Congresso Nacional. Já mostraram, durante esse período no Congresso, a capacidade que têm de fazer por Sergipe”, argumenta André Moura. Essa escolha ainda precisa ser feita. Segundo o próprio André Moura, essa discussão vai ser retomada com o retorno do prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira. “Ele é um dos líderes desse agrupamento, que retornou e assumiu a prefeitura ontem, Com o retorno dele, esse debate será reiniciado”, afirmou o ex-deputado.

Sem definição Mas ainda de acordo com André Moura, não há uma data definida para essa escolha e ele lembra que nenhuma chapa majoritária no estado já definiu uma pré-candidatura oficial ao senado.  “Eu entendo que essas análises serão feitas no momento certo e não tenho dúvidas que o melhor nome será aquele escolhido do nosso agrupamento para ser o pré-candidato ao senado, mas que, principalmente, tenha condições de ajudar o estado de Sergipe a partir do próximo ano”, disse.

União de forças Ele continua: “Quando eu vim para o agrupamento, do governador Belivaldo Chagas, eu vim numa aliança por Sergipe e eu não chego ao agrupamento de forma intransigente, para querer impor uma candidatura. Qualquer chapa majoritária, seja lá qual for: ao governo ou ao senado, tem que ser uma discussão ampla, mas, acima de tudo, que possa unir forças”, finalizou André Moura. Você pode conferir a entrevista completa no YouTube do Portal FanF1.

Capela: Prefeita dialoga com secretário João Eloy sobre segurança durante São Pedro A prefeita de Capela, Silvany Mamlak, reuniu-se na tarde da segunda-feira, 6, com o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy.O objetivo do encontro foi dialogar sobre a atuação da SSP-Sergipe durante o São Pedro de Capela. Também estiveram presentes Comandante geral da polícia militar, Marcony Cabral; o Comandante dos Bombeiros, Cel. BM Alexandre José Alves Silva; o Coordenador da polícia Civil no interior, delegado Jonathas Evangelista; o delegado geral de Polícia Civil, Thiago Leandro; e o Comandante do policiamento do interior, Cel. Ribeiro. Cristiano Cavalcante também esteve presente.

Empenho Segundo a prefeita do município, foi uma reunião muito produtiva, onde o secretário João Eloy não apenas ressaltou a importância do São Pedro de Capela como assegurou que a SSP atuará diretamente na segurança de quem estará na cidade durante nossas festividades. “Agradeço ao secretário pelo empenho e disposição em cuidar do povo da nossa cidade. Sem dúvida alguma, o São Pedro da Capela será uma festa de paz e contará com a presença das forças de segurança, garantindo a ordem em nosso município”, afirmou.


O Sergipe Rural desse sábado, 11, destaca o projeto Pró Campo desenvolvido pelo Governo do Estado e a capacitação oferecida pelo Senar para criadores de gado de corte. Você ainda confere a semeadura do milho utilizando o manejo de plantio direto e a entrevista com o ex ministro de aquicultura e pesca Altemir Gregolim. O Sergipe Rural vai ao ar às 7h da manhã do sábado, com reprises aos domingos e quartas – feiras às 8 da manhã. E se perdeu o programa dá para ver e rever tudo em: https://www.youtube.com/c/SergipeRuralSE

Centro de Especialidades em Saúde será inaugurado no mês de julho em Canindé de São Francisco A população Canindeense irá receber, no dia 05 de julho de 2022, um novo Centro de Especialidades em Saúde, estrutura ambulatorial que vai ofertar atendimento em pediatria, psiquiatria, cardiologia, ginecologia, fisioterapia, nutricional e realização de exames de ultrassonografia e eletrocardiograma. 

Readequação Toda readequação do prédio está sendo executada pela Prefeitura de Canindé de São Francisco, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Obras. O local, que estava abandonado há cerca de 14 anos, está sendo adaptado para garantir o conforto e a segurança da população que será atendida pelos profissionais de saúde.

Vistoria A Administração Municipal está empenhada e providenciando todos os ajustes nessa fase final, e na terça-feira, 07, a equipe que está à frente das pastas responsáveis pela inauguração e funcionamento do local esteve, acompanhada do Promotor de Justiça, Dr. Paulo José, realizando a vistoria geral do espaço. Atendimentos em média complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS) também serão ofertados pelo ambulatório para garantir a integralidade dos serviços de saúde pública no Município.

Curso de Atualização em Ventilação Mecânica é realizado no Hospital Primavera Promovido pelo CEP – Centro de Ensino e Pesquisa da Rede Primavera, nos dias 04 e 05 de junho, foi realizado mais um Curso de Atualização em Ventilação Mecânica, que reuniu fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia das Universidade pública e privadas do estado.

Atividades O curso foi ministrado pelas fisioterapeutas do Hospital Primavera e sócias da empresa Capacità, Camilla Mendonça de Jesus Santana e Bárbara Pereira Fernandes, e abordou aspectos teóricos, além de atividade práticas abordando os ajustes ventilatórios nos modos convencionais e monitoração de ventilação mecânica não invasiva, além de visita técnica à Unidade de Terapia Intensiva Adulto, com a oportunidade de vivenciar um maior aprendizado no ambiente hospitalar. “A turma repleta de alunos, representa cada vez mais, o poder transformador que o conhecimento de qualidade traz aos profissionais de saúde”, comemora da coordenadora do CEP, Viviane Camargo.

Manejo As fisioterapeutas responsáveis pelo curso ressaltaram que o eficiente manejo desse equipamento é extremamente fundamental para que o paciente receba a ventilação mecânica adequada e não tenha complicações nem durante e nem após a sua utilização.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

Textos Antivirais (98) o Dr. Souza e a defesa da razão em tempos de pandemia Por Luiz Eduardo Costa: Os tempos de pandemia que atravessamos, ou ainda estamos a vivê-los, foram pródigos em exemplos. E exemplos tanto podem ser benéficos, traduzindo sensatez e razão, como da forma inversa, excitando paixões, descontruindo o bom senso, a lógica, e, o que é pior: semeando o ódio, ou até fazendo pouco caso da vida. Pela História, desde os seus primórdios guardados em esfarelados escritos, se podem encontrar cânticos de exaltação à morte, ou, já hodiernamente aqueles gritos: Viva a Morte, Abaixo a Cultura, ecoados, estranhamente, em templos do saber, as Universidades. Aos gritos de extremismo ensandecido, sempre houve o contraponto harmonioso da razão, as vozes serenas e civilizatórias do humanismo. Todo artigo aqui: https://www.blogluizeduardocosta.com.br/noticias/textos-antivirais-98.html

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO


Maconha, remédio ou veneno? Por Antônio Samarone, médico sanitarista.

O fumo de Angola teve uso regular no Brasil, até meados do século XX. Os rituais da diamba e da jurema eram parte da medicina popular.

O uso da maconha foi combatido ferozmente por médicos e juristas. A luta era por sua criminalização. Os médicos apontavam os males do vício. A planta da felicidade passava a ser a erva do demônio.

Em Sergipe, três médicos se destacaram nesse combate:

1. Rodrigues Doria, governador de Sergipe, apresentou num Congresso médico em Nova York (1915), um ensaio sobre “Os fumadores de maconha, efeitos e males do vicio”.

2. Eleyson Cardoso, médico, irmão do governador Graco Cardoso, publicou dois textos dobre a maconha: “Comercio interestadual da maconha” e “Diambismo ou maconhismo como vicio assassino”.

3. Garcia Moreno, intelectual destacado na Província, psiquiatra e professor, publicou “Aspectos do maconhismo em Sergipe”.

São textos de fundo moralistas, eivados de preconceitos, cobrando um combate feroz contra o “vicio”. Com um detalhe: os três médicos sergipanos reconhecem, de uma certa forma, o uso terapêutico da maconha.

A psiquiatria defendia (ou ainda defende) o caráter patogênico da Cannabis, como desencadeadora das psicoses.

A grande virada.

A medicina, sobretudo a psiquiatria, passou a enxergar as vantagens terapêuticas da maconha. O canabidiol (CBD) tornou-se de uso medicinal frequente, com várias indicações. O THC (Tetra hidro canabidiol), que produz o espírito alucinógeno da planta, ainda é visto com restrições moralistas.

O fato é que a medicina reconheceu a maconha como remédio.

Remédio é qualquer substância ou recurso usado para combater dor, doença, transtorno, sofrimento e mazelas da vida.

Por que uso natural da planta ainda continua proibido? São os interesses da Indústria farmacêutica ou do crime organizado? A produção artesanal ainda é dificultada pela lei.

“Toda o remédio tem uma porção de veneno.” – Galeno.

A Cannabis possui mais de 400 substâncias químicas em sua composição. O seu uso medicinal é antigo. A farmacopeia mesopotâmica continha vários narcóticos: Ópio, Mandrágora, Haxixe, Cannabis e Beladona.

Hipócrates prescrevia o Heléboro contra a mania e a melancolia.

Hoje, um curso de capacitação para médicos prescritores da Cannabis custa um pequena fortuna, e não chega para quem quer. Recebi o convite para fazer uma pós-graduação à distância, 520 horas, sobre a “Cannabis medicinal”.

Renasce a medicina canabinóide.

 

 

OPINIÃO 


 DIA MUNDIAL DOS OCEANOS 

– 8 DE JUNHO –

“TERRA: PLANETA ÁGUA.”

Guilherme Arantes


ARACAJU-SE: UM ERRO PÍRRICO:

“NA FORMA DE TABULEIRO DE XADREZ, ‘ARÁ’ É UMA QUADRADA URBE NUMA PLANÍCIE COSTEIRA ALAGÁVEL.”

Clarkson Ramos Moura


“SE NADA DE EFICAZ, EM ESCALA GLOBAL, FOR FEITO, A ELEVAÇÃO DO NÍVEL DOS OCEANOS E MARES — PELO AQUECIMENTO GLOBAL — PODE SE TORNAR, NUM FUTURO NÃO MUITO REMOTO, UMA SÉRIA AMEAÇA À SOBREVIVÊNCIA DE CIDADES LITORÂNEAS PELO MUNDO AFORA, INCLUSIVE À NOSSA QUERIDA ARACAJU.”

HOJE, REMEMORA-SE O “DIA MUNDIAL DO OCEANO”. “OCEANO” É O NOME QUE SE ATRIBUI AO ENORME VOLUME DE ÁGUA SALGADA QUE COBRE 71% DO GLOBO TERRESTRE. ESTUDOS PALEONTOLÓGICOS APONTAM QUE A FORMA SOB A QUAL O OCEANO SE APRESENTA, ATUALMENTE, SÓ COMEÇOU A SE DELINEAR NOS ÚLTIMOS 200 MILHÕES DOS 4.500 MILHÕES DE ANOS DE EXISTÊNCIA DA TERRA.

ACREDITA-SE QUE OS PRIMEIROS SERES VIVOS SURGIRAM NO MAR HÁ CERCA DE 3.500 MILHÕES DE ANOS, EM FORMAS MUITO PRIMITIVAS, QUE FORAM EVOLUINDO LENTAMENTE, DANDO ORIGEM A ESTRUTURAS CADA VEZ MAIS COMPLEXAS, ATÉ ATINGIREM A IMENSA DIVERSIDADE EXISTENTE NOS DIAS DE HOJE. PODE-SE AFIRMAR QUE 90% DA HISTÓRIA DA VIDA TERRESTRE SE DEU NO MAR, O QUE O FAZ UMA VERDADEIRA FONTE DE DIVERSIDADE E RIQUEZA BIOLÓGICAS.

INFELIZMENTE, A HUMANIDADE TEM EXPLORADO, DE MODO EXAUSTIVO, A VASTA VARIEDADE DE RECURSOS QUE A HIDROSFERA OFERECE. ALÉM DE PEIXES, O OCEANO FORNECE MUITOS PRODUTOS EXTRAÍDOS DE ALGAS, PLANTAS E ANIMAIS MARINHOS, UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE DIVERSAS DOENÇAS E NOS MAIS VARIADOS SETORES INDUSTRIAIS, COMO MATÉRIA-PRIMA.

O CRESCIMENTO POPULACIONAL E OS DESENVOLVIMENTOS SOCIOECONÔMICO E CIENTÍFICO-TECNOLOGICO, NÃO AUTOSSUSTENTÁVEIS, TÊM TRANSFORMADO RADICALMENTE AS CONDIÇÕES NATURAIS, QUER PELA DESTRUIÇÃO DOS ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS, QUER PELA POLUIÇÃO DA ATMOSFERA QUE PAIRA SOBRE A IMENSA MASSA HÍDRICA PLANETÁRIA (HIDROSFERA).

POIS BEM, COMO TEM PROVADO A INVESTIGAÇÃO OCEANOGRÁFICA, A DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE A HIDROSFERA DESEMPENHA UM IMPRESCINDÍVEL PAPEL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DAS PESSOAS, DE TAL MODO A CONVENCÊ-LAS DE QUE A SAÚDE DA HUMANIDADE PASSA PELA SAÚDE DO PLANETA TERRA EM SUAS TRÊS VITAIS DIMENSÕES: ATMOSFERA, HIDROSFERA E BIOSFERA.

PORTANTO, IMPERATIVO E INADIÁVEL SE FAZ A CONCRETIZAÇÃO DE UMA SÉRIE DE MEDIDAS GLOBAIS, CONSISTENTES NA FISCALIZAÇÃO, NO MONITORAMENTO E NO COMBATE INTRANSIGENTE E EFETIVO DA POLUIÇÃO INDISCRIMINADA DOS NOSSOS OCEANOS E MARES, PORQUANTO AS CONSEQUÊNCIAS AMBIENTAIS DA OMISSÃO DESSAS PROVIDÊNCIAS TÊM PROVOCADO E PROVOCARÃO, “AD FUTURUM”, OS MAIS IRREVERSÍVEIS PROBLEMAS NA SOBREVIVÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA DOS SERES HUMANOS POR TODOS OS RINCÕES DO “PLANETA AZUL”, NOSSA CASA, NOSSO “HABITAT”.

ALÉM DISSO, A ESCALADA DA TEMPERATURA DA TERRA, O TEMÍVEL, REAL E PERCEPTÍVEL “AQUECIMENTO GLOBAL”, TEM ACARRETADO, COM UMA ACELERADA VELOCIDADE SUPERIOR À PREVISTA, O DERRETIMENTO DAS GELEIRAS E, ESSE, POR SEU TURNO, PODE FAZER COM QUE O NÍVEL DOS OCEANOS E MARES ALCANCEM MARCAS ASSUSTADORAS BEM ANTES DOS PRAZOS PREVISTOS.

POR ISSO, SEGUNDO O ÚLTIMO RELATÓRIO DO PAINEL INTERGOVERNAMENTAL DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS (IPCC), DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), PUBLICADO EM AGOSTO DESTE ANO (2022), O NÍVEL DOS OCEANOS E MARES PODE SUBIR CERCA DE 2 METROS, ATÉ 2100, PODENDO, NA PIOR DAS HIPÓTESES, CHEGAR A 5 METROS, EM 2050, SE O PROCESSO DEGRADANTE SE MANTIVER INALTERADO.

ORA, CASO AS CONSENSUADAS E FIRMADAS MEDIDAS DE REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE GASES DO FAMIGERADO “EFEITO ESTUFA” NÃO SEJAM IMPLEMENTADAS, DE CONFORMIDADE COM O CRONOGRAMA, TAMBÉM, RECOMENDADO E PACTUADO, PELOS PAÍSES SIGNATÁRIOS E PARTICIPANTES DAS DIVERSAS CONFERÊNCIAS MUNDIAIS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESENVOLVIMENTO (COPs), AS QUAIS ACABARAM DE SER ATUALIZADAS E RATIFICADAS NA 26.ª CONFERÊNCIA DAS PARTES DA CONVENÇÃO-QUADRO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE A MUDANÇA DO CLIMA – CQNUMC (COP26), REALIZADA ENTRE 1 E 12 DE NOVEMBRO DE 2021, EM GLASGOW, NA ESCÓCIA (REINO UNIDO), CIDADES COMO VENEZA, NA ITÁLIA; AMSTERDÃ, NA HOLANDA; BANGKOK, NA TAILÂNDIA, NOVA ORLEANS, NOS EUA, HO CHI MINH, NO VIETNÃ, PODEM SER DEVASTADAS ATÉ 2050.

ATÉ ENTÃO — SEM PRETENSO ALARME APOCALÍPTICO, SADISMO E SENSACIONALISMO DA PARTE DO MODESTO E HUMANO AUTOR DESTE ESCRITO — AQUI, NO BRASIL, CASO NADA SEJA FEITO DE EFICAZ, EM ÂMBITO PLANETÁRIO, CONTRA O INEGÁVEL E CRESCENTE “AQUECIMENTO GLOBAL”, PODERÃO, LAMENTALVELMENTE, TER O MESMO FADÁRIO DOS AGLOMERADOS URBANOS ESTRANGEIROS, ALHURES, MENCIONADOS, AS NOSSAS CIDADES E METRÓPOLES LITORÂNEAS DE BAIXA ALTITUDE, A EXEMPLO DE RECIFE, PE (msnm); SANTOS, SP (2 m); SÃO LUÍS, MA (3 m); FLORIANÓPOLIS (3,66m); E ARACAJU, SE (4 m).

EM REMATE DESTA CURTA, MAS AZADA PONDERAÇÃO, POR RAZÕES ÓBVIAS, FAZEM POR MERECER NOSSA ATENÇÃO OS SEGUINTES ALERTAS:

1) ESTIMATIVA DE ELEVAÇÃO DE 2 A 5 METROS DO ATUAL NÍVEL DO MAR, ATÉ 2050;

2) ATÉ O ANO 2025, A FALTA DE ÁGUA POTÁVEL AFETARÁ 50% (METADE) DA HUMANIDADE;

3) PREVÊ-SE QUE, ATÉ O ANO 2050, HAVERÁ MAIS PLÁSTICO DO QUE PEIXE, NOS OCEANOS E MARES.

PORTANTO, SEJAMOS CONSCIENTES E VIGILANTES NA DEFESA DA HIDROSFERA!

SOS AOS OCEANOS E MARES!

VIVA! O PLANETA TERRA, NOSSA CASA!

PARABÉNS! ECOCIENTISTAS, OCEANÓGRAFOS, ECOLOGISTAS, AMBIENTALISTAS, ATIVISTAS E GOVERNANTES COMPROMETIDOS COM A NOBRE CAUSA DOS OCEANOS E, POR EXTENSÃO, DO MEIO AMBIENTE!

PELO TWITTER

www.twitter.com/ISMARVIANA “Há, nos mais graves acontecimentos, muitos pormenores que se perdem, outros que a imaginação inventa para suprir os perdidos, e nem por isso a história morre.” Machado de Assis.

www.twitter.com/maxnoblog A festa junina de um hotel em Aracaju chega a custar R$ 1.200. A crise, como se vê, não chega da mesma forma a todos. Somos o país do luxo e da pobreza.

www.twitter.com/SoniaBridi   Reportar não é uma aventura. É um serviço público que só é perigoso em lugares onde o governo é omisso no combate ao crime, ou, pior, incentivador do crime.


 

 

 




Frase do Dia
“Um homem deve ter inimigos. Por que houvera de querer matá-los? Assim, eu também ia matar a morte, a doença, delegados safados, ia matar a velhice e a covardia, chefe. Deixe meus inimigos vivos. Quero meus inimigos vivos.” Lisbela e o Prisioneiro, peça teatral escrita em 1966, por Osman Lins escrito em 1964, que virou filme em 2003.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Papa: a Igreja na Amazônia testemunha a sinodalidade. Ouça e compartilhe:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-06/papa-francisco-mensagem-encontro-igreja-catolica-santarem.html

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais