Um anjo na multidão

10/02/2002, 10:11

O anjo se chama Cariolando Silva dos Santos, mais conhecido nos grandes eventos do Estado de Sergipe como Padre Belga. Nascido em Muribeca, ou como ele costuma chamar Muribelga, Cariolando de Padre só traz a batina, que usa em eventos como São João, Pré-Caju, Carnaval, dentre outros. A intenção dessa brincadeira e um pouco da história do Padre Belga você vai conhecer agora, em entrevista exclusiva ao site de carnaval da InfoNet.




WANESKA CIPRIANO - Como surgiu essa brincadeira de um Padre desfilar em meio às festas?

PE. BELGA - Surgiu em 1974, no município de Própria. Era um casamento junino do Colégio da Diocese. Comecei a imitar o sotaque belga e sai desfilando no meio de todos. Também aluguei um jegue para sair nas quadrilhas de outras escolas, naquele mesmo ano. Era mais uma brincadeira para animar à todos. Depois, no ano de 1978, o Padre Etiene permitiu que eu saísse vestido assim no carnaval de Própria, mas solicitou que eu não brigasse com ninguém, não me metesse em confusão. Falei a ele que minha intenção era justamente o contrário de brigar. Sempre quis trazer alegria às pessoas, tranqüilidade, e é isso que tento fazer, inclusive separando brigas algumas vezes. “Respeitem o Padre, meninos”, costumo dizer.


WANESKA CIPRIANO - Quando o Pe. Belga desfilou pela primeira vez em Aracaju?

PE. BELGA - Foi em 1981, no Colégio Visão. Na época Almir Santana era professor de Biologia; Elias, que hoje é promotor, também ensinava lá; dentre outros. Desde o início sempre trabalhei com a linha da alegria, sem palavrões nem confusões. Também participei do Carnaval do Iate Clube naquele mesmo ano. Aconteceu, inclusive, um episódio bem peculiar. Informaram-me que o nome do segurança que eu deveria procurar era Jesus. Cheguei na porta do Clube, vestido de Padre, e falei com o sotaque belga: “Vim falar com Jesus”. Todos me olharam e riram.


WANESKA CIPRIANO - Você também participou do Pré-Caju desse ano. Há quanto tempo você participa desse evento?

PE. BELGA - Participei mais uma vez do Pré-Caju a convite do secretário Fabiano Oliveira. Esse já é o 8º ano que participo. Agora, no carnaval, estarei nos quatro dias de alegria no município de Neópolis.


WANESKA CIPRIANO - Em quem você se inspirou para criar o Padre Belga e qual sua profissão, já que ser Padre é apenas uma brincadeira?

PE. BELGA - A inspiração veio justamente do sotaque do Padre Etiene, de Propriá, de que falei há pouco. Sou propagandista, representante comercial. Agradeço à imprensa, principalmente ao primeiro radialista que me entrevistou, Santos Mendonça, pelo grande apoio ao Padre Belga.


WANESKA CIPRIANO - Para finalizar, em quais outros eventos você costuma estar presente?

PE. BELGA - Costumo ir aos eventos em que recebo convite. Participo do São João em Capela, Areia Branca; corridas de jegue; micarana em Itabaiana; Pirambu; até mesmo Ano Novo. Já cheguei a fazer 14 casamentos juninos em um único mês, em diversos municípios do Estado.


Atualizado em: 13/02/2002
10:49 Tranqüilidade no Carnaval sergipano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.....Principal | Notícias | Onde Foliar | Mural |Dicas | Onde Ficar | Fale Conosco