Eleições 2000

Fábio Figuerôa

Itabaianinha tem quatro candidatos

Itabaianinha, localizada na região Sul de Sergipe, a 118 Km da capital, tem uma área de 553 km², com uma população de 30 mil habitantes. Itabaianinha é o sétimo colégio eleitoral de Sergipe, com 22.438 eleitores. Seus principais produtos são: limão, amendoim, batata-doce, feijão, mandioca, banana, coco, entre outros. O município de Itabaianinha tem dois candidatos que já passaram pelo cargo. A coligação "Frente Popular Democrática" com Joaldo Lima de Carvalho (PSDB), 47, atual prefeito da cidade e candidato à reeleição. O prefeito disse está em dia com os servidores públicos. "Preciso de mais quatro anos para dá continuidade a um trabalho que está sendo bem feito no município", declara. O prefeito Joaldo Lima foi destaque recentemente na Revista Isto É, sendo considerado um dos 100 melhores prefeitos do país.
O outro candidato, Manoel Renildo Elias Santana (PFL), 51, que também já foi prefeito da cidade. A coligação "União por Itabaianinha" tem como candidato a vice-prefeito, Valdemir Guimarães (PPS). Segundo Renildo Elias, seus compromissos mais importantes são saúde e educação para a população dos povoados. "As estradas de acesso a cidade estão em péssimas condições de tráfego e o desemprego vem aumentando a cada dia. Na minha administração, pretendo melhorar também esses dois pontos", afirma.

Vender o próprio voto é crime!

A situação econômica do país gera várias formas de sobrevivência. São mulheres que alugam a própria barriga para gerar filhos, pessoas que vendem o fígado ou outro órgão humano. Os anúncios em jornais sobre esse mercado cresce a cada dia. Essa semana, aconteceu um caso, no mínimo, curioso e jamais visto no país. Osmar Aparecido de Ângelo, 38, morador de Londrina, no Paraná, poderá ser preso por ter anunciado o seu desejo de vender seu voto. Ele está desempregado e colocou em um jornal da sua cidade. Segundo ele, com forma de protesto que venderia seu voto para conseguir algum dinheiro.
O anúncio custou ao desempregado apenas R$ 1,00 e prometia sigilo absoluto, dando seu telefone para contato. Um inquérito policial foi aberto e Osmar pegar até quatro anos de prisão. Ele disse que desconhecia da lei com relação a venda de voto ser crime.
Em Sergipe, essa prática ainda não apareceu nos classificados do Estado. Segundo a eleitora Raquel Dantas, estudante de jornalismo da Unit, o voto deve ser depositado na urna com bastante consciência. "O voto é a arma do cidadão e deve ser usada para retirar os corruptos do poder, mas quem está desempregado e sem ter, às vezes, o que comer, fica difícil deixar de aceitar uma cesta de comida na dia da eleição", afirma.

Motoristas de táxis e topics podem ser multados

Andando pelas ruas de Aracaju, é comum encontrar carros de passeios com adesivos e cartazes colados nos vidros do carro. São os eleitores expondo de qualquer forma o candidato a prefeito ou vereador escolhidos para votar nas eleições de 1º de outubro. Mas quando se trata de carros ou bens públicos que precisem de autorização ou concessão do Poder Público, o proprietário poderá receber uma multa ou até perder a concessão.
Com o início das aulas dos colégios e universidades, alguns juízes eleitorais começarão a multar esta semana táxis e carros que fazem o transporte escolar que estão com adesivos ou cartazes de candidatos. Como os dois tipos de transportes são concessões públicas, são proibidos por lei de fazer propaganda eleitoral. Quem continuar insistindo pode até perder a concessão.
O artigo 10, da lei que rege a propaganda eleitoral, diz que nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do Poder Público, ou que a ele pertençam, e nos de uso comum é vedada a pichação, inscrição a tinta e a veiculação de propaganda.