Eleições 2000

Fábio Figuerôa

Estância tem quatro candidatos


Estância, localizada na região Sul de Sergipe, a 68 Km da capital, tem uma área de 631 km², com uma população de 40 mil habitantes. Estância é o sexto colégio eleitoral de Sergipe, com 29.475 eleitores. Seus principais produtos são: abacaxi, abacate, banana, feijão, fumo, entre outros. Hoje com uma arrecadação em torno de R$ 1,3 milhões, uma das maiores rendas constitucionais do Estado.
O município de Estância tem quatro candidatos que concorrem à prefeitura da cidade. A coligação "União é a Gente que faz" encabeçada pelo atual prefeito, José Nelson de Araújo (PPS), 50 anos, pretende continuar com os projetos já realizados e principalmente a geração de emprego. "Eu pretende cada vez mais criar emprego para o povo de Estância, a entrada da Universidade Tiradentes no município é a prova disso", declara.
A coligação "Estância Merece" tem como candidato a prefeito o ex-deputado estadual Ivan Leite (PPB), que pretende investir em segurança, educação e saúde.
"Estância para Todos" é a coligação do radialista, candidato a prefeito da cidade, Eduardo Abril (PT), 37 anos. Abril tem o apoio do também radialista e deputado estadual, Gilmar Carvalho. Ele pretende reativar o Distrito Industrial e incentivar as micro-empresas em Estância.
Mas o candidato mais forte e que pode chegar a derrotar o atual prefeito, é sem dúvida, o vereador Geovani Bento (PMDB), 42 anos, que vem desenvolvendo um trabalho de assistência social nas comunidades mais pobres do município. Com a coligação "União por Estância", ele pretende chegar à prefeitura e conta com o apoio do seu vice-prefeito, Filadelfo Costa.

Horário eleitoral: produtoras entram em cena

Luz, câmera, ação: os candidatos à prefeitura de Aracaju estréiam hoje, seus programas eleitorais gratuitos na TV. O horário gratuito será um trampolim para eles entrarem na casa do eleitor, mostrar propostas, soluções para os problemas da cidade e alternativas de vida para a população carente.
No interior do Estado, os candidatos a prefeito não sairão na tv, isso porque todas as emissoras de televisão ficam localizadas na capital. Em Aracaju, a última pesquisa realizada pelo Datafor, instituto de pesquisa do jornal Cinform, coloca o candidato do PSB, Antônio Carlos Valadares, em primeiro lugar. Esse dado foi bastante criticado pelos outros opositores, principalmente o candidato Marcelo Déda (PT), que teve uma queda na preferência do eleitorado.
O horário gratuito eleitoral é de fundamental importância para todos os candidatos apresentarem o que tem de melhor para Aracaju, caso seja eleito. É nesse período que entram em ação as agências de propaganda e produtoras de televisão. Todo os candidatos estão com os programas desta semana gravados e os mais "fortes" economicamente ficaram com as melhores produtores de Sergipe, a exemplo de Valadares, que trabalha com a Pedro Rocha Publicidade, Déda, WG produtora, Almeida Lima, Tasvídeo produtora. Que vença o melhor!