Eleições 2000

Fábio Figuerôa

Instituto prevê possibilidade de 2º turno em Aracaju

O Instituto de Estudos Sócio-Econômicos (INESC) de Brasília faz um acompanhamento há dois meses da disputa eleitoral nos 100 municípios brasileiros de maior eleitorado. Com apenas dois dias de início da campanha eleitoral no rádio e TV, o quadro indica a possibilidade de realização de segundo turno na maioria dos 57 municípios brasileiros que têm eleitorado superior a 200 mil. Os fortes candidatos são os ex-prefeitos e atuais prefeitos que disputam a reeleição.
Porém a pesquisa alerta que o horário eleitoral gratuito será um impulso para os candidatos menos citados em pesquisas regionais. É o caso de Ismael Silva (PV) que está penúltimo lugar nas pesquisas e que pode surpreender durante os programas eleitorais.
A eleição nos Estados de Pernambuco e Alagoas é, no mínimo, atípica. Isso porque as condições climáticas daqueles Estados prejudicam à reeleição, sendo que, os atuais prefeitos são acusados pelos seus opositores de responsáveis pela falta de infra-estrutura e saneamento básico evidenciada com a enchente dos últimos dias.
O instituto prevê 2º turno em Fortaleza, São Luís, Maceió e Aracaju. No Recife, a diferença do atual prefeito, Roberto Magalhães (PFL), sobre a soma dos adversários, tem-se mantido nas últimas pesquisas, empate técnico., o que se cogita também a possibilidade de 2º turno.


Fundação Abrinq: Prefeito Criança 2000

A Fundação Abrinq pelos Direitos da Infância, aliado com a Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente, Ordem dos Advogados do Brasil, Fórum Nacional pelos Direitos da Criança e do Adolescente e outras 26 organizações não governamentais, conseguiu a adesão de 120 candidatos à prefeitura de 110 cidades em todo o Brasil à Plataforma Eleitoral Prefeito Criança 2000. Existem candidatos de vários partidos, e dez deles concorrem em oito capitais: São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Campo Grande, São Luís, Teresina, Macapá e Aracaju. "Só vote em candidato que tem projeto para a criança e o adolescente", esse é o slogam da iniciativa e visa estimular os eleitores a eleger representantes com uma visão clara sobre a importância de ações em favor de crianças e adolescentes.
Os candidatos que participa da Plataforma comprometem-se a elaborar propostas de governo neste sentido. O eleitor poderá exigir dos prefeitos eleitos, ações preventivas de saúde e erradicação do trabalho infantil, garantia de acesso de todas as crianças à educação infantil e ensino fundamental, capacitação profissional para jovens, entre outras metas.
Após as eleições, o plano da Fundação Abrinq é distribuir um guia para ser encaminhado aos prefeitos eleitos. Veja os candidatos das capitais que já aderiram ao programa:
Macapá - João Henrique Rodrigues Pimental (PSB)
São Luís - Jackson Kepler Lago (PDT)
Campo Grande - Bem Hur Ferreira (PT)
Belo Horizonte - Arno Hoffman (PV) e Maria Elvira (PMDB)
Teresina - Wellington Dias (PT)
Porto Alegre - Yeda Crusius (PSDB)
São Paulo - Luiza Erundina (PSB) e Marta Suplicy (PT)
Aracaju - Marcelo Déda (PT)