Eleições 2000

Fábio Figuerôa

Mulher é acusada de trocar votos por vales no RS

No interior do Rio Grande do Sul, uma comerciante foi presa na semana passada, sob a acusação: compra de votos. Nelci Gonçalves, 41 anos, foi presa com vales de supermercado e uma lista de 50 nomes e endereços, supostamente de eleitores.
A polícia acredita que, em troca de um vale de R$ 10,00, o eleitor negociava seu voto. A autora do delito estava fazendo campanha para o atual prefeito da cidade de Encatando/RS, que busca a reeleição. A prisão foi efetuada pela polícia civil, após recebimento de denúncia anônima.
A compra ou venda de voto é crime eleitoral. Em Sergipe, a priori não se ouviu falar em atitudes desse tipo. Mas é comum no interior de Sergipe, segundo os próprios moradores, políticas em vésperas de votação, visitar os eleitores com cestas básicas e em troca...

Candidatos aumentam faturamento dos Correios

As eleições municipais são responsáveis pelo aumento diário de correspondências e encomendas nos correios em todo o Brasil. Uma lei eleitoral garante privilégio aos partidos políticos durante as eleições, em serviços de entrega. As eleições municipais correspondem pelo segundo maior fluxo diário dos Correios, perdendo apenas para as festas de final de ano.
Com o crescimento do número de cartas, o faturamento no correio chega a dobrar. Em São Paulo, a renda passa de um milhão para R$ 4 milhões por dia. em São Paulo. Durante todo o ano passado, os Correios arrecadaram cerca de R$ 1,5 bilhão apenas na Capital.
Mas os correios em todo o Brasil deixam de faturar no dia das eleições, principalmente por que o eleitor passa a justificar o voto apenas na seção eleitoral mais próxima. Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, a empresa deixará de faturar R$ 18 milhões em todo o país.
Acredita-se que o movimento intensifique até outubro e a alta demanda, no entanto, não deve atrapalhar a entrega das demais correspondências. Por lei, a empresa é obrigada a dar prioridade às correspondências eleitorais.
Os correios prepararam pacote de serviços visando as eleições. O Mala Direta Postal distribui impressos e outros materiais de divulgação. O Mala Direta Postal Domiciliar, no qual a entrega é feita em todas as residências de uma determinada região. Serviço de Franqueamento Especial possui carimbo especial e o impresso é identificado como propaganda eleitoral. O Impresso sai mais barato do que uma correspondência comum, porém demora três dias para atingir o destino, enquanto a carta chega em um dia. O candidato pode usufruir ainda de serviços tradicionais, como Te
legramas, e Correspondências via Internet.