Eleições 2000

Fábio Figuerôa

Exclusivo!
Futuro da coligação "Aracaju para Todos" será definido hoje

Segundo informações sigilosas de um dos candidatos a vereador do PSTU, o candidato a prefeito de Aracaju, Marcelo Déda (PT), estará em uma reunião hoje à tarde, no comitê da coligação "Aracaju para Todos", com membros da cúpula do partido para definir o apoio direto do prefeito João Augusto Gama. A preocupação de Déda aumentou, principalmente com o resultado das últimas pesquisas, onde o coloca em terceiro lugar, impossibilitando de concorrer ao 2º turno.
Marcelo Déda (PT) quer de qualquer jeito que Gama passa a integrar-se a campanha e até passe a subir nos palanques e trios-elétricos onde são realizados os comícios. Mas uma facção do Partidos dos Trabalhadores não aceita está lado a lado de Gama nos comícios.
Logo após a reunião de Déda para definir o engajamento do prefeito de Aracaju durante a campanha, a cúpula do PSTU vai se reunir para uma plenária na sede do partido, a partir das 19h, para definir o futuro dos candidatos a vereador na coligação "Aracaju para Todos". A decisão do PSTU, caso Gama passe a subir nos palanques, será de abandonar a coligação e continuar a campanha sem o apoio dos outros partidos. O PSTU tem três candidatos a vereador: Washington Batista, o candidato mais forte, Vitor Hugo e Clarckson. Nossa equipe de reportagem estará por telefone, durante a plenária para divulgar em primeira mão, a decisão do PSTU.

Computador diminui custos de candidatos

Toda eleição é a mesma coisa: cartazes, faixas, panfletos e santinhos são os materiais mais procurados pelos candidatos. Este ano, não foi diferente e com um número cada vez maior de candidatos, os serviços gráficos e de pintura aumentam consideravelmente. São períodos onde os proprietários faturam alto, já que o serviço prestado é em grande quantidade. Mas o desenvolvimento tecnológico empregado nos computadores diminuiu em torno de 30%, o faturamento mensal das gráficas.

Programas de texto, foto, desenho e editoração facilitam o trabalho de muitos vereadores que não possuem grande capital para investir na campanha. O candidato a vereador pelo PDT, Charles Hardman, scaneou uma foto que foi tirada há dois anos, na campanha onde se candidatou a deputado federal, digitou sua trajetória político-estudantil, imprimiu uma cópia e tirou centenas de cópias em uma máquina de xerox de um eleitor amigo. "Os serviços gráficos durante às eleições ficam mais caros e a gente faz o possível para driblar a crise", frisou Hardman.

A proprietária de uma pequena gráfica, Vanessa Rosa, localizada no bairro Suissa, diz está alerta contra os calotes durante às eleições. Segundo ela, só executa um trabalho de qualquer candidato, caso receba 50% do serviço antecipadamente. "Foi uma forma de precaução para não levar calote nas eleições e o candidato só leva o material, depois de pagar a outra metade do serviço", declara.


Carreata de Déda reuniu centenas de carros

A coligação "Aracaju para Todos" realizou ontem, uma grande carreata onde reuniu centenas de carros na colina do bairro Santo Antônio, prosseguindo pela avenida Simeão Sobral, bairros Santos Dumont, Bugio, Lamarão, Siqueira Campos, Castelo Branco, São Conrado, e trafegando também pelos conjuntos Orlando Dantas e Augusto Franco. A carreata encerrou na Coroa do Meio, com um mini-trio que animou os participantes e os banhistas que estavam na praia.
A carreata que estava marcada para às 9h, sofreu um atraso de três horas e os carros que participaram causaram um grande congestionamento. Todos os candidatos a vereadores da coligação em apoio a Déda estiveram presentes. Um dos candidatos a vereador que mais teve carro (15 carros) com adesivos, cartazes e faixas em prol a sua foi Francisco Gualberto (PT).
Estiveram arrastando a carreata, o candidato a prefeito, Marcelo Déda (PT), o vice Edvaldo Nogueira (PCdoB) e lideranças do partido. "Essa é uma prova que estaremos no 2º turno e vamos vencer as eleições", frisou Déda.