Eleições 2000

Fábio Figuerôa

PSTU entrega carta de repúdio à coligação

A cúpula do PSTU se reuniu ontem, em uma plenária na sede do partido para definir o futuro dos candidatos a vereador na coligação "Aracaju para Todos". A decisão do PSTU, caso Gama passe a subir nos palanques, será de abandonar a coligação e continuar a campanha sem o apoio dos outros partidos. O PSTU tem três candidatos a vereador: Washington Batista, o candidato mais forte, Vitor Hugo e Clarckson. Na reunião, os membros da militância redigiu uma carta entregue aos membros e candidatos da coligação "Aracaju para Todos". Veja a íntegra da carta assinada pelo presidente do Diretório Estadual do PSTU, Heitor Pereira.

Aos Dirigentes do PT, PC do B e PCB em Sergipe.
Diante dos fatos e notícias divulgados mais recentemente sobre o apoio do atual prefeito João Augusto Gama à candidatura Marcelo Déda, os militantes e a direção regional do PSTU, reunidos em plenária no dia 21 de agosto, decidiram reafirmar a sua defesa a frente de esquerda do PT, PC do B, PCB e PSTU, onde não cabe Gama ou qualquer outro representante da burguesia, aliados de Albano, João Alves e FHC.
O senhor Gama que tem arrochado os salários dos servidores públicos municipais, entregue o município ao mando das grandes construtoras e implantando os ditames neoliberais de FHC, não representa os interesses dos trabalhadores, dos aposentados, dos desempregados, dos estudantes, professores e demais setores oprimidos e explorados da sociedade, e por tudo isso ele não cabe na frente dos partidos de classe trabalhadora (ele é um inimigo de classe).
Finalmente colocamos a necessidade urgente que os partidos que compõem a frente de esquerda rejeitarem publicamente qualquer espécie de apoio de Gama ou qualquer outro representante das oligarquias.
Saudações Socialistas
FORA FHC, & FMI, ALBANO E GAMA.

Heitor Pereira Alves Filho
Presidente PSTU/SE

TSE já entregou todas as urnas eletrônicas
Em Sergipe, TRE prepara eleição simulada

O último lote de urnas eletrônicas foi distribuído ontem, no interior de São Paulo. Em Sergipe, todas as urnas eletrônicas já estão sob cuidado do TRE. A fábrica responsável pela fabricação das urnas que serão utilizadas nas eleições de primeiro de outubro é a Procomp, na Alameda Jurua, 387 - Alphaville, em São Paulo. A entrega das urnas começou em março. Os primeiros a receber foram os municípios mais distantes, uma estratégia para evitar que pudesse ocorrer qualquer problema que acabasse atrasando o calendário de distribuição.Com a entrega deste último lote, o TSE cumpre o calendário estabelecido de entregar todas as urnas até o final de agosto.
A grande novidade deste ano é que em todos os locais de votação haverá uma urna específica para que o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral possa justificar a ausência. Para estas eleições foram fabricadas 186.800 urnas que vão ser somar as 168 mil já em operação desde 98. Este ano, pela primeira vez, a eleição será informatizada em todo país.
O Presidente do TSE, Ministro Néri da Silveira, aposta no sucesso da eleição com a utilização da urna eletrônica. Segundo o Ministro, nas eleições de 98 não houve um recurso sequer questionando a segurança da urna.
Alguns Estados brasileiros já começam a realizar eleições simuladas. Em Sergipe, o TRE fará uma eleição simulada no dia 26 deste mês, sábado, nos municípios de Frei Paulo e Pinhão. A eleição é idêntica a uma verdadeira e irá começar às 8h e termina às 17h. O TRE colocará mesário, fiscal e urna eletrônica. Em Pinhão estão aptos a votar 4.074 eleitores. Já em Frei Paulo esse número é bem maior, 8.088 eleitores.

Segundo pesquisa, PT cresce nas capitais

O Partido dos Trabalhadores em todo o país comemora previsão de pesquisa do Instituto de Estudos Sócio-Econômicos - Inesc de Brasília, onde dá uma liderança dos seus candidatos, principalmente em São Paulo, com a candidata Marta Suplicy e em Porto Alegre, com Tarso Genro. Segundo avaliação do Inesc, além das capitais paulista e gaúcha, o PT mantém-se como favorito na disputa pela prefeitura de Belém (com a candidatura à reeleição do prefeito Edmilson Rodrigues) e tem grandes chances de passar para o 2º turno em Aracaju (candidatura de Marcelo Déda) e Maceió (Paulo Fernando). Em Rio Branco, onde não haverá 2º turno, o candidato Raimundo Angelin, também tem grandes possibilidades de vitória, inclusive em razão do apoio que recebe do governador Jorge Viana.
Em outras capitais, as chances do partido somente poderão ser avaliadas com maior segurança com o desdobramento da campanha, a exemplo de Recife, Salvador, Cuiabá, Natal e Teresina, onde a atuação conjunta de candidatos oposicionistas pode abalar o favoritismo dos atuais prefeitos, abrindo chances para os candidatos do PT, que, nessas capitais, mantêm-se em segundo lugar nas pesquisas.
As chances de chegar ao segundo turno de Marcelo Déda podem aumentar. O apoio direto do prefeito de Aracaju, João Augusto Gama, será decisivo em primeiro de outubro. Mas com isso, Déda terá que convencer alguns partidos da coligação "Aracaju para Todos". Segundo o presidente do Diretório Estadual do PSTU, Heitor Pereira, uma carta será entregue hoje pela manhã aos partidos da coligação sobre a decisão do partido, caso Gama venha subir nos palanques. "Não queremos nem o voto de Gama", frisou o Pereira.