Eleições 2000

Fábio Figuerôa

PSTU entrega carta de repúdio à coligação

A cúpula do PSTU se reuniu ontem, em uma plenária na sede do partido para definir o futuro dos candidatos a vereador na coligação "Aracaju para Todos". A decisão do PSTU, caso Gama passe a subir nos palanques, será de abandonar a coligação e continuar a campanha sem o apoio dos outros partidos. O PSTU tem três candidatos a vereador: Washington Batista, o candidato mais forte, Vitor Hugo e Clarckson. Na reunião, os membros da militância redigiu uma carta entregue aos membros e candidatos da coligação "Aracaju para Todos". Veja a íntegra da carta assinada pelo presidente do Diretório Estadual do PSTU, Heitor Pereira.

Aos Dirigentes do PT, PC do B e PCB em Sergipe.
Diante dos fatos e notícias divulgados mais recentemente sobre o apoio do atual prefeito João Augusto Gama à candidatura Marcelo Déda, os militantes e a direção regional do PSTU, reunidos em plenária no dia 21 de agosto, decidiram reafirmar a sua defesa a frente de esquerda do PT, PC do B, PCB e PSTU, onde não cabe Gama ou qualquer outro representante da burguesia, aliados de Albano, João Alves e FHC.
O senhor Gama que tem arrochado os salários dos servidores públicos municipais, entregue o município ao mando das grandes construtoras e implantando os ditames neoliberais de FHC, não representa os interesses dos trabalhadores, dos aposentados, dos desempregados, dos estudantes, professores e demais setores oprimidos e explorados da sociedade, e por tudo isso ele não cabe na frente dos partidos de classe trabalhadora (ele é um inimigo de classe).
Finalmente colocamos a necessidade urgente que os partidos que compõem a frente de esquerda rejeitarem publicamente qualquer espécie de apoio de Gama ou qualquer outro representante das oligarquias.
Saudações Socialistas
FORA FHC, & FMI, ALBANO E GAMA.

Heitor Pereira Alves Filho
Presidente PSTU/SE


Semelhança com artista ajuda na conquista do eleitorado
O servidor público Hamilton Bernardes (PFL), 38 anos, quer se eleger no dia primeiro de outubro devido a sua semelhança física com o cantor e compositor Jonh Lennon. Ele já está acostumado a ser confundido nas ruas com o ídolo inglês e Hamilton aproveitou a semelhança, adotando o apelido de Jonh Lennon aos 16 anos.
Foi como ficou conhecido em São José, município da Grande Florianópolis, com 252 mil habitantes, onde pretende conquistar, uma vaga na Câmara de Vereadores.
Colecionador dos discos dos Beatles e de Lennon, Bernardes escolheu a música Hey Jude para compor sua propaganda eleitoral. A música fala de paz, amor e liberdade.
Em Sergipe, até agora, não vimos ninguém que leve a campanha eleitoral dessa maneira, mas sem dúvida, é um dos Estados brasileiros onde reina o apelido de candidatos. "O apelido de Cuscuz nasceu na época da escola. Os colegas que estudaram comigo no Colégio Visão achavam o meu cabelo parecido com um cuscuz de milho. Até hoje a maioria me chama desse jeito", declara o candidato a vereador pelo PDT, Charles Hardman. Já um dos mais novos candidatos a vereador prefere adotar o apelido para vencer as eleições de 2000.
Fabiano Lima Vasconcelos, mais conhecido como Bibi, ganhou esse apelido da sua família ainda criança. Daí por diante, amigos e parentes passaram a chamá-lo sempre pelo apelido. Segundo ele, o apelido é sua marca registrada para chegar na câmara de vereadores.


TSE pede ajuda ao cidadão
O Tribunal Superior Eleitoral está fazendo uma campanha junto ao cidadão em recuperação a memória da Justiça Eleitoral. O TSE pretende reunir o maior número possível de documentos ou objetos que retratem a história das eleições no Brasil. São títulos eleitorais antigos, fotografias, livros, jornais, gravações, filmes, cópias de discursos políticos, material de propaganda, cédulas eleitorais ou qualquer outro tipo de objeto ou documento relacionado às eleições.
O eleitor que quiser colaborar com o Centro de Memória da Justiça Eleitoral basta procurar o Tribunal Regional Eleitoral de sua cidade ou ir diretamente ao Tribunal Superior Eleitoral, além de mandar pelo Correio, sem qualquer ônus para o colaborador. O TSE fez convênio com o Correio para que essas correspondências sejam isentas de tarifas. No próximo mês será lançado um livro sobre a Memória da Justiça Eleitoral e também será feita uma exposição sobre a memória da Justiça Eleitoral.


Segundo pesquisa, PT cresce nas capitais

O Partido dos Trabalhadores em todo o país comemora previsão de pesquisa do Instituto de Estudos Sócio-Econômicos - Inesc de Brasília, onde dá uma liderança dos seus candidatos, principalmente em São Paulo, com a candidata Marta Suplicy e em Porto Alegre, com Tarso Genro. Segundo avaliação do Inesc, além das capitais paulista e gaúcha, o PT mantém-se como favorito na disputa pela prefeitura de Belém (com a candidatura à reeleição do prefeito Edmilson Rodrigues) e tem grandes chances de passar para o 2º turno em Aracaju (candidatura de Marcelo Déda) e Maceió (Paulo Fernando). Em Rio Branco, onde não haverá 2º turno, o candidato Raimundo Angelin, também tem grandes possibilidades de vitória, inclusive em razão do apoio que recebe do governador Jorge Viana.
Em outras capitais, as chances do partido somente poderão ser avaliadas com maior segurança com o desdobramento da campanha, a exemplo de Recife, Salvador, Cuiabá, Natal e Teresina, onde a atuação conjunta de candidatos oposicionistas pode abalar o favoritismo dos atuais prefeitos, abrindo chances para os candidatos do PT, que, nessas capitais, mantêm-se em segundo lugar nas pesquisas.
As chances de chegar ao segundo turno de Marcelo Déda podem aumentar. O apoio direto do prefeito de Aracaju, João Augusto Gama, será decisivo em primeiro de outubro. Mas com isso, Déda terá que convencer alguns partidos da coligação "Aracaju para Todos". Segundo o presidente do Diretório Estadual do PSTU, Heitor Pereira, uma carta será entregue hoje pela manhã aos partidos da coligação sobre a decisão do partido, caso Gama venha subir nos palanques. "Não queremos nem o voto de Gama", frisou o Pereira.