Eleições 2000

Fábio Figueirôa

Exclusivo!
Candidatos do PSTU ficam revoltados com coligação
Os candidatos a vereador do PSTU, Washington Batista, Vitor Hugo e Clarkson, foram impedidos na última quinta-feira pela cúpula do PT de gravar na agência WG, para o horário eleitoral gratuito de rádio e tv, por tentar criticar o prefeito João Augusto Gama durante a gravação. No mesmo dia, a coligação "Aracaju para todos" fez um comício na Terra Dura e também os mesmos candidatos foram impedidos de discursar. Os membros do PSTU em Sergipe não querem que Marcelo Déda (PT), candidato a prefeito, receba o apoio direto de Gama. Déda espera que o prefeito João Gama participe das caminhadas e dos comícios da coligação, dando apoio, rumo ao segundo turno.
Hoje pela manhã (28/08), a coligação "Aracaju para todos" estará reunida no comitê para discutir questões políticas e o andamento da campanha. Amanhã (29/08) à noite, o PSTU estará na sede do partido em uma assembléia para resolver a posição dos candidatos a vereador durante a campanha e principalmente com relação ao impedimento que os três candidatos a vereador sofreram durante à gravação do programa eleitoral gratuito. Caso o PSTU abandone a coligação, os membros do partido vão recorrer ao TRE o tempo disponível para cada candidato a vereador no horário eleitoral gratuito.


Ibope traça perfil do eleitor brasileiro
Segundo o IBOPE, mais da metade do eleitorado brasileiro não tem interesse por política e nem pelas eleições que acontecem neste ano. Isso foi comprovado na pesquisa "Clima e Comportamento Eleitoral', realizada em todo o Brasil de 1º a 7 de julho com duas mil entrevistas, pelo próprio IBOPE ¾ Instituto Brasileiro de Opinião Pública. A pesquisa revelou que 53% dos eleitores dizem ter interesse pequeno, ou muito pequeno, por política; 59% têm pouca ou nenhuma vontade de votar para prefeito. Para vereador o percentual é maior e chega a 66%. Caso o voto não fosse obrigatório, 51% dizem que não votariam. Além disso, 49% acham que o resultado da eleição para prefeito não altera em nada a sua vida.
Apesar do desinteresse geral da população, a pesquisa também mostrou que 83%, ou seja, a maioria dos eleitores está consciente que haverá eleições neste ano e não pretende anular o voto para prefeito. Os candidatos a vereador devem ficar tranqüilos porque 77% dos pesquisados também não querem anular o voto.
A maior parte do eleitorado não decidiu em quem votar. O percentual chega a 58%. A pesquisa revelou ainda que 35% dos eleitores escolhem seu candidato nos últimos dias da campanha.


Eleitor tem pouco mais de um mês para testar urna eletrônica
Todas as 186.800 mil urnas fabricadas este ano e distribuídas aos municípios e mais as 168 mil utilizadas na eleição passada estão disponíveis para testes. O eleitor tem até uma semana antes das eleições para aprender a usar a urna eletrônica. Os Tribunais Regionais Eleitorais de todo país estão realizando simulados para treinar o eleitor. Em Sergipe, nesse fim de semana, o TRE realizou um simulado nos municípios de Frei Paulo e Pinhão.
As urnas eletrônicas são preparadas uma semana antes das eleições, quando são apagadas as informações usadas nos testes e inseridos todos os dados como tabelas de candidatos, municípios, zonas eleitorais e eleitores de cada seção.
Depois que a urna recebe a carga, ela ganha um lacre que garante a proteção contra qualquer violação. Com este lacre a urna só poderá ser ligada no dia da eleição. Todas as urnas serão preparadas para começar a funcionar às 7h30 do dia primeiro de outubro, dia da eleição. Mesmo que for violada, a urna não funcionará porque aparecerá na tela uma mensagem informando que é preciso aguardar o dia e a hora do início da eleição. A partir das 8h as urnas estarão prontas para receber os votos dos eleitores.
A cada voto do eleitor a urna armazenará internamente um resultado parcial. Após as 17h a urna poderá receber o comando para encerramento da coleta de votos.
Com o fim da votação, será emitido o Boletim de Urna (BU), que também será gravado em disquete. Em cada local de votação o Boletim de Urna impresso será assinado pelo juiz, que o tornará público para toda a comunidade.
Segundo o TSE, as urnas eletrônicas estão seguras contra os hackers, conhecidos como piratas de computador, porque não estarão conectadas em linha telefônica nem em rede de computadores. Também não haverá problema durante a transmissão dos Boletins de Urna porque os microcomputadores que será utilizados são de propriedade exclusiva da Justiça Eleitoral e somente o Juiz tem a senha acesso.