Eleições 2000

Fábio Figueirôa

Nossa Senhora da Glória tem dois candidatos
Nossa Senhora da Glória, localizada na região norte de Sergipe, a 126 Km da capital, tem uma área de 764 km², com uma população de 24 mil habitantes. Nossa Senhora da Glória tem 16.742 eleitores. Seus principais produtos são: algodão, fava, feijão, milho e mandioca. Hoje com uma arrecadação em torno de R$ 399 mil, mas ainda com grandes problemas de saúde.
O município de Nossa Senhora da Glória tem dois candidatos que concorrem à prefeitura da cidade. O atual prefeito e candidato à reeleição, Sérgio Oliveira, 27 anos, o prefeito mais novo de Sergipe, pretende continuar com o serviço prestado ao povo do município - pagando salários em dia, pavimentação de ruas, reforma de escolas, entre outras atividades. O candidato a vice é José de Almeida, conhecido como Zé Mato Grosso.
O comerciante e agropecuário Gricério Menezes, 52, é o candidato adversário ao prefeito da cidade. A sua coligação é formada pelo PT, PMDB, PPB, PPS, PSB, PMN e PC do B. Menezes disse à imprensa que resolveu sair candidato porque Sérgio Oliveira seria candidato único e ele não aceitava a forma de administração do atual prefeito.

Campanha eleitoral causa 2 mortes no interior de SP
Em Santópolis do Aguapeí, cidade com 4 mil habitantes, a 600 quilômetros de São Paulo, a campanha política pega fogo. Duas pessoas morreram e sete foram indiciadas nessa terça-feira, por duplo homicídio do comerciante Sílvio Luís Ferreira, 34 , e do operário rural Marcelo dos Santos, 24 anos.
Segundo a polícia, o crime foi de natureza política. As duas vítimas estavam dentro de um veículo Chevrolet Opala, ostentando bandeira do candidato Francisco Neto Correa (PSDB). Quando passavam na frente de um bar o automóvel foi atingido por uma pedrada. Ferreira e Santos que também estavam acompanhados de Francisco Brás da Silva e Olímpio Neves Batista, pararam o carro, mas o motor afogou quando dezenas de simpatizantes da candidata Luciane do Carmo (PMDB), armados de pedaços de pau, ferro e um garfo próprio para espetar sacos de feno, passaram a atacá-los.
O crime ocorreu no dia 27 de agosto, mas o clima ainda é muito tenso na cidade. À noite, lanchonetes e bares fecham as portas e as pessoas evitam ficar reunidas para comentar qualquer assunto. A juíza Jacira Jacinto da Silva está convencida de que é preciso tomar uma atitude para acalmar os ânimos da população. Amanhã à noite ela pretende reunir candidatos e cabos eleitorais na igreja matriz para pedir paz e alertar sobre as punições pelos excessos.
Já estão presos por indiciamento nos crimes, Valdecir Anastácio de Souza, 18 anos, e seu irmão Valmir, 32 anos; Sérgio Soares Alexandre, 20 anos; Fernando Luis Siriani, 19 anos e Sérgio Gomes de 28 anos. Foragidos estão José Gomes e Valdir Antônio de Souza, 23 anos. Dois menores também estão sendo investigados pelo envolvimento. Todos estudantes ou trabalhadores rurais do corte da cana.