Eleições 2000

Fábio Figueirôa

Lagarto tem três candidatos
Lagarto, localizado na região oeste de Sergipe, a 75 Km da capital, tem uma área de 1.036 km², com uma população de 77 mil habitantes. Seus principais produtos são: amendoim, batata-doce, tomate, feijão, mandioca, banana, coco, laranja, mamão, maracujá, fava e milho.
O município é um dos que mais arrecada em Sergipe. Só de receitas constitucionais, Lagarto recebe mensalmente cerca de 1,6 milhão. Teoricamente o município está organizado e não apresenta graves problemas de saneamento básico. Mas enfrenta problemas de desemprego e falta de alternativas para a juventude.
Lagarto é o segundo colégio eleitoral de Sergipe com 53.603 eleitores e tem três candidatos que disputam à prefeitura local: o atual prefeito, o ex-prefeito e um padre.
O prefeito Jerônimo Reis (PSDB), 45anos, é candidato a reeleição. Reis já foi deputado federal. Sua coligação é "Lagarto vai continuar feliz". Não chegou a concluir o segundo grau. Seu candidato a vice-prefeito é o atual vice José Rodrigues dos Santos, o Zezé Rocha.
O candidato que promete enfrentar Jerônimo Reis é o ex-prefeito José Raimundo Ribeiro, do PPB, conhecido com Cabo Zé. Ele é advogado, jornalista e dono de uma emissora de rádio. Cabo Zé critica a atual administração do prefeito. Fala que o município está abandonado, os comerciantes insatisfeitos, altos índices de desemprego e muita pobreza. Ele tem 63 anos e sua coligação é "Lagarto merece ser feliz". O candidato a vice-prefeito é o seu irmão, deputado José Raimundo Ribeiro.
Outro candidato a prefeito que acredita que será um excelente administrador de Lagarto é o Padre Almeida, do PPS. Ele surge como uma forte alternativa ao atual prefeito e o ex. "As pessoas estão cansadas de viver sob o domínio desses dois grupos", afirma o padre, que tem grande força na Colônia 13, maior povoado do município e conta com o apoio do MST.
Ele também está intensificando a campanha na sede da cidade, onde o prefeito e o ex-prefeito teriam grande rejeição. Almeida também possui curso superior e tem 69 anos. Ele tem tentado mostrar que a sua candidatura é pra valer. Seu Slogan é " A esperança do povo". O candidato a vice é o Aloísio Natal, também do PPS.

Formulário de justificativa disponível a partir de hoje
Com as eleições informatizadas em todo o país, muda a maneira de o eleitor justificar o seu voto e o não comparecimento às urnas. Pela primeira vez, as justificativas serão feitas eletronicamente e quem estiver fora do domicílio eleitoral no dia 1º de outubro deverá retirar, a partir de hoje, os requerimentos de justificativa eleitoral.
Os formulários serão distribuídos gratuitamente nos cartórios eleitorais, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e nas agências do Banco do Brasil. O eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral no dia 1º de outubro deverá procurar o local de votação ou posto de justificativa mais próximo, levando formulário preenchido com o número do seu título eleitoral e um documento de identificação.
Ao contrário das últimas eleições, as agências dos correios não receberão mais essas justificativas. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, a Justiça Eleitoral criou postos de recebimento dos formulários. O eleitor poderá optar por esses postos ou pelos locais de votação.
A justificativa eletrônica é automática e não depende de apreciação do juiz eleitoral. Além disso, só poderá ser feita no dia da eleição e no mesmo horário da votação.

Candidatos imunem à prisão
Até o dia três de outubro, nenhum candidato a prefeito e vereador pode ser detido ou preso, exceto em casos de flagrante delito. A imunidade de 15 dias, que pretende garantir a liberdade de expressão dos candidatos, está prevista no artigo 236 do Código Eleitoral. Em caso de prisão, o candidato será encaminhado à presença de um juiz, que, se constatar ilegalidade da detenção, deverá deixar a prisão e promover a responsabilidade da autoridade que determinou a prisão.
O Código Eleitoral também proíbe a prisão dos membros das mesas receptoras e dos fiscais de partido durante o exercício de suas funções, ou seja, no dia da eleição e até o final da apuração, exceto também em caso de flagrante delito.
Os eleitores também ganham imunidade contra prisão nas 24 horas que antecederem a votação e durante todo o dia da eleição.

Na era da informática, jovens votam pela primeira vez
O voto é uma grande novidade entre a maioria dos jovens em todo país e em Sergipe. Mas o voto ainda é facultativo para quem tem mais de 16 e menos de 18 anos, conforme estabeleceu a Constituição de 1988.
Os jovens que optaram por exercer sua cidadania nas urnas ainda são minoria.Para cada eleitor adolescente no Brasil, há quatro na mesma faixa etária que não votam. Hoje, eles são 3,1 milhões em um universo de 109,8 milhões de eleitores no País. Esse número cresce a cada eleição. Em 1994, eles eram 2,25% do eleitorado nacional, em 2000, correspondem um aumento em 2,88%.
João Almeida Júnior, 16 anos, estuda no colégio Amadeus e cursa a 7ª série do primeiro grau.. Ele diz que votar sempre foi uma grande vontade e retirar o título de eleitor pela primeira vez foi uma grande expectativa e prova de cidadania. "Estou acompanhando os programas políticos para escolher bem o meu candidato a vereador, para prefeito já optei", declara.


Tv Sergipe e Isto É divulgam nova pesquisa
A emissora do morro da piçarra encomendou os Institutos IBOPE e Vox Populi para realizarem uma pesquisa ouvindo a opinião dos eleitores aracajuanos, com relação aos cinco candidatos que concorrem à prefeitura de Aracaju. Na última sexta-feira, a TV Sergipe divulgou o resultado da segunda pesquisa do Instituto Vox Populi. O senador e candidato a prefeito de Aracaju, Antônio Carlos Valadares (PSB), ficou em primeiro com 32% das intenções de voto. O candidato do PT, Marcelo Déda, ficou em segundo com 27%. Almeida Lima (PDT) conseguiu 20% dos votos. Na lanterna continuam Ismael Silva (PV) e Adelmo Macedo (PHS), ambos com 2%. Os eleitores indecisos correspondem a 9% e brancos 8%. Já a Revista Isto É, através da Brasmaket divulgou o resultado neste fim de semana e coloca Valadares (PSB) com 36%, Déda (PT) 22% e Almeida em terceiro com 18%.
Comparação
Na primeira pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi, Valadares obteve 31% dos votos. Déda ficou com 22%, Almeida Lima 25%, Adelmo Macedo 2% e Ismael Silva ficou na lanterna com 1%. Essa comparação revela que Valadares caiu um ponto em comparação da primeira com a segunda pesquisa. Almeida Lima perdeu 5% das intenções de voto, Adelmo Macedo permaneceu com o mesmo número. Os únicos candidatos que cresceram foram Ismael Silva (PV) que pulou de 1% para 2% e Marcelo Déda (PT) que disparou e teve cinco pontos a mais.