Eleições 2000

Fábio Figueirôa

Aracaju, única capital petista no NE

Aracaju, SE - Aracaju poderá ser a única capital do Nordeste a ser conquistada pelo PT nestas eleições. O candidato petista à prefeitura da capital sergipana, o deputado federal Marcelo Déda, ex-líder da bancada do partido na Câmara dos Deputados, disputa o primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto com o senador e ex-governador Antônio Carlos Valadares, do PSB.
O candidato do PDT, o ex-prefeito José Almeida Lima, que começou a campanha polarizando com Valadares, caiu para o terceiro lugar e dificilmente chegará ao segundo turno das eleições. À frente da coligação "Aracaju para todos" (PT-PCdoB-PCB-PSTU), Déda deverá ir com Valadares para a disputa no segundo turno e tem boa chance de conquistar a prefeitura da capital, onde Lula venceu as eleições presidenciais contra Fernando Collor, em 89, e contra Fernando Henrique Cardoso, em 94 e 98.
Compadre de Lula, que batizou uma de suas três filhas, Déda é membro da corrente Articulação, do PT, e conseguiu o apoio do prefeito João Augusto Gama (PMDB), que não quis disputar a reeleição e também não acompanhou a decisão do seu partido de integrar-se à coligação "Pra Frente Aracaju" (PSB-PFL-PMDB-PPB-PTB-PMN-PSDC-PRTB-PtdoB-PRN-PGT-PST), que apoia Valadares. A administração de Gama tem bons índices de aceitação popular e Valadares contava com o apoio do prefeito.
José Andrade
fonte: Estadão

TRE de SP paralisa atividades

Os funcionários do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo parou suas atividades por duas horas ontem e devem parar durante todo o dia de hoje, como protesto contra decisão do Supremo Tribunal Federal, que rejeitou a incorporação de diferença de 11,98%, referente à conversão do cruzeiros para reais, em 1994, aos seus salários. Os funcionários TSE, em Brasília, também deverão parar por 24 horas, pelo mesmo motivo.
Os ministros do STF entenderam que os trabalhadores só têm direito ao pagamento de atrasados referentes ao período de abril de 1994 a dezembro de 1996, mês anterior à implantação do Plano de Cargos e Salários da categoria. Eles passariam a receber hoje valores menores do que o devido até dezembro de 1996.