Eleições 2000

Fábio Figueirôa

Candidata a vereadora em SC posou nua em revista masculina
A candidata a vereadora e modelo, Analice Nicolau (PPS), 23, já está sendo conhecida em Blumenau como a Cicciolina, uma ex-deputada italiana e atriz pornô. Analice Nicolau reclama e diz que não é atriz pornô, mas usa e abusa da beleza como plataforma eleitoral.
A candidata-modelo vem atraindo a atenção dos eleitores de sua cidade. Seus santinhos são distribuídos sempre com fotos sensuais e animam os homens de Blumenau. Modelo há três anos, Analice posou recentemente nua para a Revista Sexy.
A modelo estudava faculdade de Direito no início do ano, mas teve que abandonar por causa da profissão. Caso seja eleita a modelo afirma que vai "lutar pelos menos favorecidos e também pelos homossexuais". Quem tiver interesse em conhecer um pouco da intimidade da modelo-candidata ou candidata-modelo, é só visitar o site da revista sexy na Internet.

Mulheres têm pouca presença política no Brasil
Apesar de ser maioria no censo eleitoral e da lei que exigi que ocupem 30% das candidaturas dos partidos políticos, as brasileiras ainda não conseguiram atingir essa porcentagem. Do total de 15.036 candidatos à prefeitura inscritos nas eleições municipais do dia 1º de outubro, apenas 1.136 (7,54%) são mulheres, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. A porcentagem é um pouco mais elevada entre as que aspiram uma vaga de vereador: dos 367.879 candidatos, 70.422 são mulheres, o que representa 19,17%.
O Partido dos Trabalhadores é o que mais possui candidatas, com 161 candidatas à prefeitura (12,2%) e 5.108 a vereadoras (20,1%).
Algumas mulheres estão bem colocadas na corrida política: Marta Suplicy lidera todas as pesquisas para a prefeitura de São Paulo, a maior e a mais importante metrópole do país, e Benedita da Silva está empatada no segundo lugar na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro. Além disso, a maioria das pessoas autorizadas a votar é mulheres. Das 109.823.461 pessoas com direito a votar nas municipais, 50,48% são mulheres.
No total, serão renovadas 5.656 prefeituras e 57.316 cargos municipais. No próximo domingo, será realizado o primeiro turno, enquanto que o segundo, reservado para os municípios com mais de 200.000 habitantes, 57 no total, será realizado no dia 29 de outubro. Até lá, vamos aguardar e vê quantas mulheres serão eleitas!