Eleições 2000

Fábio Figueirôa

Onze capitais e 20 cidades terão 2º turno
O segundo turno das eleições municipais será realizado em 11 capitais do país e em 20 cidades brasileiras. O eleitor não definiu o seu prefeito no primeiro turno nas capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Belém, Manaus, Goiânia, Maceió.
Outras 20 cidades com mais de 200.000 eleitores também vão definir a eleição em 29 de outubro: Campinas, Guarulhos, Santos, Diadema, São José do Rio Preto, Mauá e Mogi das Cruzes, no Estado de São Paulo; São Gonçalo, Niterói e Belford Roxo, no Rio de Janeiro; Contagem, Juiz de Fora e Uberlândia, em Minas Gerais; Caxias do Sul, Pelotas e Canoas, no Rio Grande do Sul; Londrina e Maringá, no Paraná; e Jaboatão e Olinda, em Pernambuco.

Detento se elege prefeito na Bahia
O candidato a prefeito, Humberto Solon Sarmento Franco, 55, vence a eleição no município de Irajuba, a 295 quilômetros de Salvador. Mesmo estando preso e sendo acusado por receptação de carga roubada. Foi do xadrez da delegacia local que o candidato e seu filho Humberto Júnior, também detido, acompanharam a apuração que resultou na vitória por uma margem de apenas 300 votos.
Franco acusa seus adversários políticos de terem feito uma "cocó" para colocá-lo na cadeia. O prefeito-detento teve prisões preventivas decretadas nas justiças de Ipiaú (BA) e Patrocínio (MG). Ele teria desviado a mercadoria transportada por um caminhão para o supermercado que pertence ao filho. O prefeito também responde por outros crimes, como inquérito por crime eleitoral e aposentadoria fraudulenta.
Os advogados do acusado estão tentando revogar as prisões preventivas para que Franco responda os processos em liberdade. Caso ele não seja julgado e condenado até o dia 1º de janeiro, o Tribunal Regional Eleitoral será obrigado a empossá-lo prefeito de Irajuba, numa cerimônia a ser realizada no xadrez da delegacia. Se isso ocorrer, certamente Franco será o único prefeito do Brasil a administrar um município de uma cela de cadeia.

Modelo candidata a vereadora não se elege
Mesmo distribuindo santinhos com decotes provocantes, explorando sua beleza junto ao eleitorado masculino, além de muito charme e sensualidade não foram suficientes para garantir à modelo Ana Alice Nicolau (PPS), de 23 anos, uma vaga na Câmara Municipal de Blumenau, Santa Catarina. Ela conquistou apenas 254 votos, ou 0,17%.
Ana Alice apareceu nua na revista sexy no mês passado e não aceita ser comparada com a ex-deputada italiana Cicciolina. O namorado dela, candidato a vereador, Célio Dias, teve mais sorte e foi eleito com 1.148 votos válidos (0,78%). Com um total de 244.379 habitantes, Blumenau tem 173.085 eleitores.