Eleições 2000

Fábio Figueirôa

Debate da Globo proíbe exibição de documentos
A Rede Globo de Televisão não permitirá aos candidatos à Prefeitura de São Paulo, Paulo Maluf (PPB) e Marta Suplicy (PT), apresentarem documentos, impressos ou textos mesmo manuscritos, no último debate do segundo turno promovido pela emissora, na próxima sexta-feira, a partir das 22h45. De acordo com a emissora, o candidato que desobedecer às regras será advertido pelo mediador do programa, o jornalista Carlos Nascimento.
O debate será composto por quatro blocos, sendo que primeiro está prevista uma pergunta do mediador para cada um dos dois candidatos e perguntas de um candidato para o outro. Nos demais blocos, cada candidato perguntará ao outro. No último bloco, cada candidato terá direito a dois minutos para as considerações finais.
O debate na Globo deverá terminar a meia-noite. A partir da zero hora do sábado, segundo a lei eleitoral, está proibida a propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Os candidatos deverão se apresentar na emissora até as 21h15. Depois deste horário, eles serão considerados ausentes e não poderão participar do debate.
O debate prevê rodadas de perguntas livres e outras de temas obrigatórios, como saúde, investimento público, emprego, educação, habitação, entre outras. Cada candidato terá 30 segundos para as perguntas, um minuto e meio para as respostas, 30 segundos para réplicas e 30 segundos para tréplicas. Os candidatos terão direito de resposta mas o mesmo será avaliado na hora pelo mediador.
A imprensa não poderá assistir ao debate no estúdio de gravação. Ficará em um salão com telão e, após o debate, cada candidato dará uma entrevista coletiva separadamente à imprensa, de 15 minutos. Os fotógrafos poderão tirar fotos no interior do estúdio, antes de começar o programa.
A emissora também promoverá, no mesmo dia, debates em mais 20 cidades: Rio de Janeiro, Uberlândia (MG), Belo Horizonte, Juiz de Fora (MG), Curitiba, Londrina (PR), Maringá (PR), Fortaleza, Porto Alegre, Caxias do Sul (RS), Pelotas (RS), Recife, Manaus, Belém, Goiânia, Maceió, Campinas (SP), Santos (SP), São José do Rio Preto (SP) e Mogi das Cruzes (SP).

 

"Quero Ler": novo projeto do TSE
O Tribunal Superior Eleitoral em parceria com a Universidade de Brasília e o Banco do Brasil, implantou o projeto "Quero Ler". O curso de alfabetização é dirigido aos prestadores de serviço do TSE, familiares, amigos e demais tribunais. As aulas acontecerão nas dependências do TSE em dois horários, na parte da manhã e à tarde.
O curso com duração de cinco meses começa com 30 alunos. As aulas serão ministradas por nove alfabetizadores que são funcionários do TSE voluntários no projeto, eles passaram por um treinamento com profissionais de educação da UNB. O projeto tem custo zero para o tribunal por ser financiado pelo programa "alfabetização solidária", que nasceu nas regiões norte e nordeste do país, com o objetivo de erradicar o analfabetismo. Professores da universidade acompanham o curso, oferecem todo o apoio necessário e o material didático aos alunos.
A aula inaugural aconteceu ontem à tarde com a presença do Presidente do TSE, ministro Néri da Silveira. O ministro garantiu que a administração do TSE vai criar todas as condições necessárias para atender as demandas do curso e desejou sucesso aos alunos.
Néri da Silveira fez questão de destacar que os órgãos públicos além da missão de realizar sua competência definida em Lei, tem também a missão que o estado possui como fundamental, que é a de promoção e engrandecimento do ser humano.

 

Romário será atração em horário político
O candidato à reeleição pelo PFL, Luiz Paulo Conde, à prefeitura do Rio de Janeiro, receberá uma grande ajuda no seu horário eleitoral gratuito. Um gol de placa na campanha de Conde será dado pelo craque do Vasco, Romário. O jogador gravou uma mensagem de apoio ao candidato. Nessa reta final de campanha, é comum artistas e cantores participarem de campanha eleitoral. Mas jogador de futebol não é muito comum. Só que Romário não é um jogador comum no país. O maior atleta na atualidade no Brasil, com vaga garantida na seleção brasileira.