Eleições 2000

Fábio Figuerôa

  • O Tribunal Superior Eleitoral permite apenas que os comícios sejam realizados a partir das 8 horas da manhã até meia noite. Mas não é o que acontece na sua maioria. Vamos ver se este ano, os candidatos vão respeitar a lei.

  • O menor colégio eleitoral de Sergipe está sendo disputado por duas mulheres. A população de Amparo do São Francisco possui cerca de 2.500 habitantes, que em 2001, será novamente administrado por mãos femininas. As mulheres estão com tudo!

  • Toda eleição é a mesma coisa! São radialistas e jornalistas tentando fazer parte da Câmara de Vereadores. Esses profissionais da comunicação vão se afastar a partir de primeiro de agosto. Estamos de olho!

  • Segundo algumas pessoas da área, este ano é a campanha mais barata para as produtoras de vídeo. Uma conceituada produtora de Aracaju fechou com um candidato por apenas R$ 90.000,00. Tem candidato querendo acertar só depois da campanha, isso se for eleito. Ou seja, caso ganhe, paga! Caso perca, não paga!

  • Acredite! Seis dos 26 prefeitos de capitais brasileiras não vão a reeleição. No Distrito Federal não há eleição municipal. Rio Branco, Goiânia, Porto Alegre, Palmas, São Paulo e Aracaju são as cidades que não tem prefeito concorrendo a reeleição.

  • Os candidatos a vereador, Magno de Jesus e Charles Hardman, o primeiro candidato pela cidade de Estância e o segundo por Aracaju, vão trancar o curso de Jornalismo que estudam na Universidade Tiradentes. Eles querem ter tempo suficiente para trabalhar na campanha. Ambos esperam vencer, mas o que se tem de certo mesmo é que vão atrasar novamente o curso.

  • O vereador e candidato a reeleição, Elber Batalha, alugou uma de suas casas que fica localizada no bairro Salgado Filho. A casa é a nova sede da TV News, uma nova televisão a cabo de Aracaju. Segundo informações, o vereador é fanático pelo time do Botafogo. Tem até o escudo do time no fundo da piscina. Essa casa é a mesma onde ele sofreu uma tentativa de assalto com agressões físicas. Mas o que Batalha espera é se reeleger e não ficar na mesma situação que está o seu time de coração: sem vitórias...

  • São mais candidatos que prefeituras. Mas este ano, 204 candidatos disputam as 75 prefeituras municipais de Sergipe. Em Lagarto, uma curiosidade é que disputam o atual prefeito (Jerônimo Reis), um ex-prefeito (Cabo Zé) e o padre Almeida. Todos têm propostas diferentes. O povo é quem vai decidir. Vamos aguardar!

  • Eleição Informatizada: Esta será a primeira eleição totalmente informatizada. Existem em todo o país, mais de 108 milhões de eleitores dos 5.548 municípios vão votar pela urna eletrônica. A justificativa para quem estiver fora do domicílio eleitoral não será mais pelo correio e sim, feita na urna. Segundo o Ministro Néri da Silveira, Presidente do TSE, a informatização é uma garantia contra fraudes. Esperamos que seja realmente, já que existem muitos eleitores analfabetos em povoados espalhados pelo Brasil.

  • Eleitores em Sergipe: O Tribunal Regional Eleitoral tem 1.086.177 eleitores sergipanos credenciados a comparecer em 1º de outubro, nas 3.752 urnas eletrônicas existentes em todo o Estado. Existem mais de 5 mil candidatos nas ruas em busca de voto. O maior número de candidatos a vereador está concentrado em Aracaju. São 432 candidatos que concorrem às 21 vagas da Câmara Municipal de Aracaju. Além disso, todos os vereadores da capital vão tentar à reeleição.

  • Nossa Senhora do Socorro: O segundo maior número de candidatos está concentrado em Nossa Senhora do Socorro, na grande Aracaju, com 352 pretendentes às 17 vagas na câmara municipal. A concorrência chega a 20,7 candidatos por vaga. O município sergipano com menor número de candidatos é em Macambira, 16 competidores concorrendo às nove vagas.

  • Urna Eletrônica: Quem pensa que se faltar energia elétrica, as Urnas Eletrônicas deixarão de funcionar, está enganado! É que todas as urnas possuem uma bateria que garante "vida" durante 12 horas. Por isso, o TRE garante que todo o processo eleitoral será bem tranqüilo e se depender delas, nada irá acontecer de errado.

  • Propaganda Eleitoral: Propaganda paga ¾ os partidos políticos, coligações ou candidatos podem fazer propaganda paga na imprensa escrita até o dia da eleição, inclusive ocupando, no máximo, por edição, um oitavo de página de jornal padrão e um quarto de página de revista ou tablóide.

  • A Mulher e a Política: A mulher conquistou o direito ao voto em outubro de 1922. Mas só em 1932 é que a mulher brasileira adquiriu, definitivamente, o direito de votar no país. A primeira mulher a ocupar um cargo eletivo, na América do Sul em 1929, foi a Prefeita do município de Lages, Alzira Soriano. Em 1978, pela primeira vez, uma mulher torna-se suplente ao Senado, pelo Estado do Amazonas, Eunice Michells, que assumiu em 80, com a morte do titular. Benedita da Silva, do PT, é a primeira negra na história do Senado.

  • Bebida nas Eleições: Quem achar que poderá ingerir bebida alcóolica no dia das eleições está enganado. A venda é proibida. A proibição inicia-se às 24 h do dia anterior ao da eleição até às 6 h do dia seguinte ao da mesma.