Osmário Santos comenta a política sergipana
28/08/2002


1
O fato inusitado do apoio irrestrito de um líder sindicalista e petista roxo ao candidato Chico Rollemberg demonstra que a confiabilidade no nome cresce numa velocidade geométrica, arrebatando seguidores por onde passa. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itabi, Manoel Neto, do PT, discursou em favor do nome de Chico para governador, exatamente pela sua “folha corrida”, ou seja, um homem exemplar, um médico competente e uma alma voltada para as obras sociais, sem nenhuma mácula em seu curriculum quando parlamentar em quatro mandatos como deputado e um como senador da República.

2
Até o próximo dia 15, o candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deverá vir a Aracaju pela segunda vez na atual campanha eleitoral, para dar apoio à candidatura do senador Zé Eduardo Dutra (PT) para o governo do Estado. A informação foi dada ontem, em Aracaju, pelo coordenador da campanha de Lula no Nordeste, Francisco Rocha da Silva.

3
Lula esteve em Aracaju no dia 18 de julho passado, para a inauguração do comitê de campanha de Zé Eduardo, na praça da Bandeira, número 20. O presidenciável petista participou de uma caminhada que reuniu milhares de pessoas pelas ruas de Aracaju e de um comício em frente à sede do comitê. A proposta encaminhada à direção nacional do PT é de que ele venha a Aracaju para participar de mais uma caminhada e um comício na capital, ao lado de Zé Eduardo.

De Zé Simão
O aumento de Rôla vem acontecendo a olhos vistos em Sergipe e sua candidatura a deputado federal vem tendo amplo espaço nacional. Rôla saiu na “Folha de São Paulo”, na coluna do Zé Simão, no jornal “O Globo”, na coluna do Anselmo Góis, republicada pela Agência Globo para vários jornais do país, inclusive o JC, foi notícia no canal e no site Globo News e Agência Nordeste de Notícias. Olha que nenhum candidato da terra do cacique Serigy em eleição conquistou tamanho espaço na grande imprensa do Sul e ainda tem muito a conquistar. Se não, vejamos o e-mail do Zé Simão enviado ao sergipano Hugo Maia, que lhe passou pela Internet a boa nova Rôla: “Hugo, temos que fazer um slogan pra esse Rôla e ainda ganhar uma
grana. Que tal esse: ‘Vote em Rola! Esse tem cabeça!’. Rá, rá, rá. Grande abraço do Macaco Zé Simão”!

E de quem é a culpa?
Bandeiras por todos os lados, movimentação pela ruas da cidade, euforia total. Um belo espetáculo político que fez mexer com toda a cidade de Itaporanga diante da passeata do candidato João Alves ao governo. Cuidaram de todos os detalhes, fizeram bonito, mas esqueceram da língua pátria. Em vez das “As mulheres de Itaporanga apóiam Marília Mandarino”, comeram o M no final. Mas a culpa foi de quem comprou o pano da faixa por economia na metragem.

Cidadão
O deputado Ulices Andrade (PSDB) recebe hoje título de cidadania capelense. O mais novo cidadão de Capela – que nasceu em Nossa Senhora de Lourdes – será homenageado em solenidade que acontece às 15 horas, no plenário Jornalista Orlando Dantas, sede do parlamento municipal. A iniciativa é em reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos por Ulices em toda a região.

Animou-se
João Augusto Gama se animou com os bons resultados que vem obtendo nas pesquisas da sua candidatura ao Senado. E continua com todo o pique. Logo cedo, às 8h de hoje, vai ser entrevistado por Jairo Alves no programa Linha Direta, da rádio Cultura. À tarde, a partir das 13h, vai estar no programa Batalha na TV, na TV Cidade, canal 20. Não vai deixar de falar sobre o seu momento atual nas pesquisas, onde ele aparece em segundo lugar, atrás de Valadares e empatado com Almeida Lima.

Em gabinetes
“É impossível darem certo, projetos que são arquitetados em gabinetes, distantes da realidade, sem a participação das comunidades a que são dirigidos”. A declaração é do prefeito licenciado de Poço Redondo, frei Enoque, ontem, durante a abertura do III Encontro Regional sobre a região do Baixo São Francisco. Ele citou como exemplo desenvolver o turismo na região, sem ouvir as pessoas que ali vivem e que conhecem cada detalhe dos locais tidos como potencialidade e atração.


Por Osmário Santos
osmario@infonet.com.br.