Debate tranqüilo entre candidatos ao Governo de Sergipe
25/10/2002


O último debate realizado entre os candidatos ao Governo de Sergipe, João Alves Filho, do PFL, e José Eduardo Dutra, do PT, aconteceu na noite dessa quinta-feira, dia 24, e foi mediado pela jornalista Délis Ortiz. O encontro, que foi importante para os eleitores indecisos, transcorreu normalmente, sem ataques diretos entre ambos os candidatos, que buscaram, cada um ao seu estilo, formas diferentes de falar aos eleitores sergipanos. Assuntos como saúde, segurança pública e geração de empregos fizeram parte dos temas sorteados pelos candidatos. O candidato João Alves Filho esteve mais preso às suas realizações quando ainda era chefe do Estado. Já o candidato José Eduardo Dutra mostrou-se mais tranqüilo e mais direto na exposição de suas propostas. Os candidatos, que nesse domingo se enfrentam pela última vez nas urnas, foram unânimes em prometer a não privatização do Banco do Estado de Sergipe - Banese - e a revitalização do Ipes.

TEMAS LIVRES - Nas perguntas livres, os candidatos focaram temas que foram destaques durante toda a campanha eleitoral, como o preconceito e o IPTU. Desses questionamentos, merece destaque o preconceito - de Dutra não ser sergipano - que, segundo o candidato João Alves Filho, não aconteceu em nenhum momento. Quanto a isso, Dutra informou que não se pode escolher o local de nascimento. “A gente não pode escolher o local onde nasce, mas nós podemos escolher onde morar, onde viver e onde produzir. Eu sou sergipano por opção”, disse Dutra. Outro tema importante e que foi levantado entre os candidatos foi o IPTU, que vem sendo alvo diversas matérias na imprensa sergipana. O candidato João Alves continua afirmando que, ao contrário do que Dutra diz, as penhoras estão sendo realizadas com o consentimento da Prefeitura. José Eduardo, diante da afirmativa do pefelista, disse que o IPTU é mais do que uma questão eleitoreira, revelando que tanto o Jornal Correio de Sergipe, quanto a Construtora Habitacional - ambos de propriedade de João Alves Filho - estão devendo o IPTU à Prefeitura. “Estamos em dia com esses pagamentos. Não estou aqui para discutir questões pessoais”, disse João Alves, negando que tenha qualquer débito com a Prefeitura.

MENSAGEM - Nas considerações finais, os candidatos tiveram três minutos para falar aos telespectadores. O candidato petista, José Eduardo Dutra, falou de sua “sergipanidade” e de seu sentimento de mudança. Já o pefelista João Alves Filho utilizou seu tempo falando da vontade de retornar ao cargo de governador, não perdendo a chance de citar suas obras tanto na capital quanto no interior do Estado.