Osmário comenta a política sergipana
10/10/2002


A tristeza toma conta de Lagarto, com exceção para os eleitores de Valmir da Madeireira. O resultado das urnas foi cruel tanto para Bole- Bole como para Saramandaia. O Cabo, que é Zé, e que sempre ao perder sai com uma mala de títulos que ele chama de falsos para aparecer no Batalha na TV, desta vez tomou Doril. Isso quer dizer: ninguém sabe e ninguém viu. Do seu ferrenho opositor, Jerônimo Reis, uma história e tanto, mas de uma derrota que só ele não sabe os motivos e nem vai saber, por conta do que chama de fidelidade, frise-se, política.

A coluna até torce para que Jerônimo caia na real e volte a conquistar o espaço que sempre teve de terá, desde que esteja curado. Que o tal milagre aconteça de imediato, pois tanto o João quanto o Zé querem o apoio de Jerônimo e do Cabo Zé. Com eles, a volta de Saramandaia e Bole-Bole e toda a graça da política de Lagarto.

Esse Nêgo não é mole. Cansado de sofrer na hora de definir quem entra e quem fica de fora na lista dos deputados estaduais eleitos, Joaldo Barbosa (PL) até o último momento andava de cabeça baixa, pois até o final da tarde de terça a contagem do TRE indicava que não seria reeleito, perdendo a vaga para Antônio Francisco, também do PL. Mesmo assim, já durante a entrevista coletiva de Zé Eduardo Dutra, no Sindicato dos Bancários, ao ser parabenizado pelos amigos por conta da vitória do petista em Boquim, ele disparava: “Vocês ainda vão ter mais surpresas”. Dito e feito. No final do dia, seu nome foi anunciado como eleito e na terça-feira mesmo ele fez comício de agradecimento em Boquim e Salgado, rindo à toa e fazendo planos para mais um mandato na Assembléia. Será que agora alguém segura o Nêgo? Arrepare.

O candidato a governador pelo PT, senador Zé Eduardo Dutra, desmentiu os boatos que circularam nesta quarta-feira, em Aracaju e no interior do Estado, dando conta de que a sua companheira de chapa, a candidata a vice-governadora, Conceição Vieira (PT), seria substituída pelo deputado federal Pedrinho Valadares (PSB).

De acordo com Zé Eduardo, em nenhum momento se cogitou sobre isso dentro da coligação que ele lidera na disputa pelo governo estadual, formada por PT, PMN, PC do B, PL e PCB, além do PSB em aliança informal. “Mesmo que fosse permitida a troca de candidato, eu não trocaria. Quem produziu esse boato quer desestabilizar a nossa candidatura, criar cizânia dentro da nossa coligação. A chapa é Zé Eduardo e Conceição e ponto final”, disse ainda o candidato.

Fazendo as contas
Um político que trabalhou com dedicação exclusiva para o candidato a senador Jerônimo Reis anda inconformado e sem dormir pela derrota do seu candidato. Mas o problema de tanta dor de cabeça prende-se aos números e explica: “Jerônimo se elegeu prefeito de Lagarto com 22 mil votos e para senador só teve 21 votos”. Bobagem!

O som de Rôla
É isso mesmo. O som do jingle do candidato do PGT, Rôla, doado pelos 40 profissionais liberais que colaboraram com a sua campanha, mas que só ficou pronto na sexta-feira passada, já na porta da eleição, está na Internet e fazendo sucesso, mesmo depois do resultado final que deu ao Rôla mais de 20 mil votos. Imagine se o hilário trabalho musical tivesse ido ao ar há mais tempo. O Rôla estaria em Brasília. Toda a música é em cima de uma da Timbalada, aquela que diz: vou lhe mostrar pra ver como é que é. A letra é dosada de muita picardia. Quer ouvir? Acesse www.osmario.com.br, mas é necessário o Windows Média Player.

Pergunta
Em seu Palanque Eletrônico, coluna que assina no site www.osmario.com.br, entre várias notas quentes que entrou na Internet no dia de ontem, o jornalista Eugênio Nascimento, da editoria Política do JC, questiona:
“O que o tucano Albano Franco fará no segundo turno das eleições deste ano em Sergipe?
Vai apoiar João Alves Filho e se engajará na campanha
Vai apoiar Zé Eduardo Dutra e se engajará na campanha
Vai apoiar João, mas fica fora da campanha
Vai apoiar Dutra e fica fora da campanha
Vai ajudar Dutra e João para depois dizer que fez o sucessor
Vai arrumar as malas e descansar alguns dias na Europa”.

Subirá?
Zé Franco (PPS) coligou-se ao PFL de João Alves Filho, elegendo com categoria sua irmã, Célia Prado, deputada estadual. Com o apoio nacional do PPS à candidatura de Lula à Presidência da República, subirá ele no palanque do PT?

Mero engano
O candidato a estadual Antônio Francisco não se sentiu bem e foi ao hospital. Nada de grave. Voltou para casa e passou a ficar em repouso absoluto. Na manhã da terça, lá estava ele na Assembléia Legislativa a receber dos amigos os cumprimentos pela eleição e, no dia de ontem, diante o resultado final do TRE, já não estava. Mico maior pagou a candidata Gorete Reis. Chegou a fazer carreata pelas ruas de Lagarto antes do anúncio de encerramento da apuração dos votos.

Por enquanto só almoço
O deputado federal Sérgio Reis confirmou que ontem Déda e Dutra almoçaram com Jerônimo Reis, mas informou que o grupo Reis ainda não tem posição definida.

Chorou no ar
O radialista Fábio Henrique quando estava entrevistando ontem pela manhã o deputado estadual Garibalde, pela sua reeleição, recebeu telefonema do senador eleito Almeida Lima, que no ar disse que só naquele momento era que tinha tido o conhecimento da reeleição do deputado. Almeida chorou por duas vezes e pediu desculpas a Garibalde por não ter podido ajudar o candidato como fez em 1998.


Por Osmário Santos
osmario@infonet.com.br