Osmário Santos comenta a política sergipana
02/10/2002


1
A semana iniciou-se com a polêmica gerada pela suposta declaração de apoio do advogado criminalista Emanuel Cacho ao candidato do PGT conhecido por Rôla. Em razão da publicidade dada ao fato, Cacho se disse alarmado, pois recebeu mais de 200 telefonemas anunciando a adesão espontânea de amigos e pessoas desconhecidas à controvertida candidatura.

2
O Emanuel Cacho esclarece que não é e nunca foi patrocinador da campanha de Rôla, nem autorizou a divulgação de tal fato. Na verdade, esclarece que foi procurado por um amigo solicitando uma colaboração para o candidato, tendo contribuído com uma pequena quantia em dinheiro sem sequer conhecê-lo, assim como fez com outros candidatos que não possuem suporte financeiro ou que Cacho entende ser necessária a colaboração das pessoas conscientes para tornar menos desigual a disputa que é ditada pelo poder econômico. Cacho afirma que já escolheu seus candidatos e que todos têm capacidade de se eleger e representar bem o povo sergipano. A questão e a polêmica do candidato Rôla vai ser uma opção das pessoas votarem ou não, mas reconhece que ele continua crescendo na preferência do povo, o que não denigre a escolha, pois o voto é uma opção pessoal, livre e consciente.

Panfletando
O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda (PT), estava ontem pela manhã na avenida Hermes Fontes, já próximo à praça da Bandeira, ao lado do candidato a governo do Estado pelo seu partido, Zé Eduardo, pedindo voto pra ele. Além de sorrisos, aperto de mãos e acenos, ambos, juntamente com vários militantes petistas, estavam distribuindo bandeirolas e colando adesivos nos carros.

Eleições on-line
As apurações parciais das eleições para presidente, governador, senador, deputado federal, deputado estadual em todos os Estados do Brasil poderão ser acompanhadas on-line pelos clientes da Telebahia Celular e da Telergipe Celular que contratarem o serviço “Eleições 2002”.

Não compareceu
Ontem era a vez de Francisco Rollemberg encerrar a série pioneira de chats na área política de Sergipe, no site da Infonet. A participação especial com perguntas ao candidato desta vez seria dos jornalistas Jozailto Lima e Luciano Correia. João Alves e Zé Eduardo não dispensaram a excelente oportunidade de comunicação não somente para os sergipanos, mas para o mundo inteiro. Um momento que contempla uma abordagem jornalística maior. Um debate franco, aberto a toda a sociedade. Apesar de a presença do candidato ter sido confirmada no último dia 12 de setembro – através de ofício assinado pelo coordenador geral da campanha de Rollemberg, Antônio Carlos A. Freitas –, o cancelamento foi anunciado devido a um compromisso no município de Tobias Barreto.


Por Osmário Santos
osmario@infonet.com.br