Mandamentos da CNBB orientam cidadão-eleitor na hora do voto
30/09/2002


Neste ano de eleições, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, através da Regional Nordeste 3, que abrange os Estados de Sergipe e Bahia, elaborou uma cartilha para orientar os eleitores quanto à consciência política. Com o título "Seu voto tem conseqüências. Vote bem"!, a cartilha oferece aos leitores informações sobre eleições, responsabilidade do cidadão-eleitor e dicas para valorizar o voto.

Confira “Os dez mandamentos para as eleições”:
1. Votar é coisa séria. Por isso não vote em branco, nem anule seu voto. Com ele, você pode mudar a situação.
2. Seu voto não tem preço: não o venda por favores, presentes, amizades etc.
3. Cuidado! Tem candidato que só aparece na época das eleições. Não vote nele.
4. Não acredite em quem gasta demais em propaganda. Quem esbanja na campanha vai recuperar muito mais depressa às custas do povo.
5. Não vote em quem promete mundos e fundos, pois ninguém faz.
6. Eleição não é competição esportiva. Vote em quem você acredita que é o melhor, sem a preocupação de perder ou ganhar.
7. Procure conhecer o seu candidato. Verifique se ele está comprometido com a defesa da cidadania. Será que o candidato vai fazer alguma coisa pela sociedade como um todo?
8. Quem rouba do povo não merece seu voto. Portanto não aceite a idéia do "Rouba mas faz".
9. Todo candidato é ligado a um partido. Veja com quem este partido está comprometido. Será que ele defende o direito dos pobres, a luta por trabalho, melhor saúde, terra para quem não a tem?
10. Política se discute, sim! Ajude os outros a votar consciente, discuta estes mandamentos com seus amigos, familiares vizinhos e colegas de trabalho.


Por Márcia Santos