Osmário comenta a política sergipana
10/09/2002


1
“O conhecimento é o principal meio para tornarmos a economia forte”, afirmou João Alves Filho, candidato ao governo do Estado pela coligação “João na cabeça, Sergipe no coração”, ao fazer palestra no auditório do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, na manhã desta segunda-feira. Falando para os estudantes daquele estabelecimento de ensino, disse que seu governo vai criar os instrumentos necessários para qualificar o ensino médio das escolas públicas, tornando-o à altura do ensino da rede particular. Lembrando que construiu três dos cinco maiores colégios existentes em Sergipe, João Alves, Marco Maciel e Dom Luciano, além de dezenas de unidades escolares, João disse que vai criar um grande centro de treinamento para professores, dentro do projeto que colocará em prática para a melhoria da escola pública, prometendo que vai aproveitar o que existe de bom, como é o caso do Programa de Qualificação do Docente (PQD), embora seja o maior opositor do atual governo.

2
Estância, por esses dias, vai estourar com as declarações de um conhecido publicitário e marqueteiro que fez a campanha que elegeu o prefeito Bento. Vários documentos até então guardados a sete chaves vão ser divulgados pela imprensa, fato que deverá atrapalhar possivelmente as pretensões eleitorais de quem o prefeito está apoiando. A coisa vai pegar e pode chegar às raias do Ministério Público.

Um recordista
O advogado Antônio João é autor de pelo menos 70 das 96 representações já encaminhadas ao Tribunal Regional Eleitoral. Com muito empenho, ele vem obtendo sucesso na maioria das causas pefelistas.

Coisas de campanha
O ex-governador João Alves Filho (PFL) inviabilizou a citricultura sergipana, quando investiu todos os recursos disponíveis para a agricultura nos Projetos Califórnia e Platô de Neópolis, nos seus dois mandatos. A crise começou aí e hoje ele promete salvar a produção de citros de Sergipe. Por isso é que seus opositores andam dizendo que não dá para acreditar na sua proposta de salvação da citricultura.

O pavão
O ex-prefeito José Almeida Lima (PDT) parece estar interpretando um personagem. Basta vê-lo no horário gratuito para se ter noção de que a vaidade do rapaz é algo que vai ao extremo. O rapaz pensa estar no Olimpo (um aviso aos incautos: não se trata do Olímpio Campos. É muito mais “além”).

Todo gás
As críticas de alguns militantes petistas estão dando resultado. O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, está cada vez mais empenhado na campanha do PT na chamada Grande Aracaju. Se o Partido dos Trabalhadores quer mesmo viabilizar o segundo turno na disputa do governo de Sergipe, é preciso mantê-lo assim até o fim. Agora, é preciso que os críticos também entrem na campanha.

Rôla não encolheu
A polícia botou Rôla pra fora. Sim, é verdade. Isso aconteceu no desfile de 7 de Setembro. E o Rôla, frise-se, candidato a federal pelo PGT, revelou à coluna que foi afastado de forma “delicada” pela polícia de um local onde estava fazendo a panfletagem, pois era grande o número de pessoas que em coro gritavam: Rôla!, Rôla! Com o seu simpático sorriso de pidão de votos, Rôla obedeceu, mas não encolheu. Seguiu em frente, tendo a certeza que está crescendo a olhos vistos, a ponto de provocar tumulto na multidão.

Nova opção
Depois do fenômeno Rôla, Aracaju assiste ao espetáculo “Diálogo do Pênis”. É direcionado ao público feminino. Hoje e amanhã, no Teatro Tobias Barreto.

Simpósio de Direito Eleitoral
A OAB vai promover um grande simpósio de direito eleitoral, tendo como tema a verticalização das coligações e as resoluções que regerão as próximas eleições. O evento acontece de 19 a 20 de setembro, no auditório do Banese, e dele participarão o ministro do TSE, Fernando Neves, o presidente do TRE, desembargador Manoel Pascoal Nabuco, e diversos juristas de renome nacional. É uma oportunidade única para os profissionais do Direito, candidatos e todos aqueles envolvidos no processo eleitoral debaterem e conhecerem a fundo a legislação.

Por Osmário Santos
osmario@infonet.com.br.