Osmário comenta política sergipana
05/09/2002


1
O Ibope mostrou ontem o que muita gente já esperava: o ex-governador João Alves, há um mês da eleição, está como um trator. Pelo que se sente, o segundo turno é algo improvável. Impossível, não, mas improvável. Com 50% das intenções de voto, frise-se 550 mil votos, o pefelista parece sobrar na disputa. No PT, há quem sinta saudades de Déda, que poderia estar equilibrando o jogo. Dutra, segundo o Ibope, tem 16%. Francisco Rollemberg está bem para quem entrou no meio do jogo, tem 14%. Adelmo, 2%, Nilo, 1%.

2
Valadares também passa o trator sobre seus adversários. Tem 38% segundo o Ibope. Almeida Lima vem bem, em segundo lugar, com 29%. João Gama segue em terceiro, com 21%. Ivan Leite é o quarto, com 14%.

3
Uma das pessoas de muita ligação com o candidato João Alves Filho revelou ao colunista na noite de lançamento do livro Sociedade Sergipana, da TB, que não vai demorar muito o aumento do número de prefeitos que apóiam João. De 45 ele garantiu que vai chegar aos 60. As conversas já aconteceram e essas adesões estão sacramentadas.

4
“Nunca comprei e jamais comprarei voto de ninguém. Também não tenho nenhuma informação de que alguém tenha feito qualquer tipo de negociação nesse caso. O que sei é que minha campanha é de renovação de métodos, de idéias e de conceitos e ainda que não dispense a participação de lideranças políticas e comunitárias eu acredito muito na relação direta com o povo, com o eleitor sergipano, que sabe votar e vai escolher soberanamente o seu governador nas próximas eleições”, comentou Chico Rollemberg.

Pau na Alca
O pessoal do PSTU é brabo mesmo! Fazem a campanha com base no pau na Alca. Mas pelo menos salvam o álcool.

Espaço petista
“Espaço”, candidato do PT a deputado estadual, está na mídia. O PAN tem “Qualidade”. Pelo que se comenta por aí, ambos ocupam o espaço com qualidade. Será?

Compensar débitos
O senador Zé Eduardo Dutra (PT) encaminhou projeto de lei com vistas a permitir que os trabalhadores que possuem o direito de receber os créditos de complementos relativos à atualização monetária do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) possam utilizar esse dinheiro para compensar débitos com o Sistema Financeiro da Habitação. O projeto visa modificar a lei complementar 110/2001, que compensa as perdas que os trabalhadores sofreram em abril de 1999 e no período de dezembro de 1988 a fevereiro de 1989, em decorrência dos expurgos dos planos Verão e Collor II sobre as contas do FGTS.

É tudo política
O vereador Joaldo Barreto disse que todas as denúncias feitas contra ele não passam de perseguição política. Confirmou que tem uma lancha que serve para transportar alimentos da entidade Desafio Jovem na Barra dos Coqueiros.

Ivan X Ivan I
A rivalidade entre os dois na atual campanha eleitoral é algo de fantástico e tudo acontece por terem o mesmo nome, embora estejam em candidaturas diferentes. Não foi por acaso que o Ivan Paixão foi ao programa de Fábio Henrique para dizer que o candidato ao Senado Ivan Leite está usando de má fé quando coloca em sua propaganda apenas o nome de Ivan bem grande e o
nome Leite bem pequeno. “Ele não é inocente, ele sabe que o Ivan que está na mídia sou eu”. Arrepare!

Ivan X Ivan II
Ivan Paixão conta que até pouco tempo ele era candidato ao Senado e por isso muitas pessoas quando se encontram com ele vêm dizendo que
“vou votar em você para o Senado”. Por isso, onde Ivan Leite bota um
outdoor ele bota outro colado, Ivan Leite esconde o sobrenome. Na verdade, a discussão acaba sendo improdutiva. Ivan pode destacar o primeiro nome. Não há lei quem impeça isso.

Nilo, de novo
O candidato Nilo Metalúrgico parece estar fadado a se envolver em polêmicas. Por estar pedindo votos para o candidato a presidente que não é da sua coligação, Nilo pode acabar levando puxão de orelhas. Está, inclusive, burlando a lei, reclamam alguns candidatos.

Debate
A TV Cidade promove hoje mais um debate. Desta vez serão os candidatos ao Senado. Participam Valadares, Almeida Lima, João Gama, Ivan Leite, Benedito Figueiredo, Jerônimo Reis e Rafael de Paula Faria. Depois do resultado do Ibope, o evento ganhou mais importância ainda. O debate, que acontecerá no auditório do Yázigi, será ancorado por Rosângela Dória. A FM Ilha vai transmitir, ao vivo, em cadeia com emissoras de Tobias Barreto, Propriá, Estância, Lagarto, Aracaju (Jornal AM) e outras emissoras espalhadas no interior do Estado.

Voto
“Fosse eu uma sergipana votaria em Tânia Soares, do PC do B, candidata a deputada federal”, palavras de incentivo político da cantora Beth Carvalho, durante o show na terça-feira, no Teatro Tobias Barreto. Na platéia, a deputada federal, autora do projeto que obriga a numeração dos CD’s, agradeceu. As duas foram muito aplaudidas merecidamente.


Por Osmário Santos
osmario@infonet.com.br.