Suzana promete priorizar as ações sociais
03/08/2004
Uma cidade mais humana e totalmente voltada para o social, é assim que a candidata a prefeita de Aracaju pelo PPS, deputada Suzana Azevedo, caso seja eleita projeta sua administração. Contando com o apoio de seis partidos, entre eles o PFL do governador João Alves Filho, ela garante que fará uma campanha “elegante, democrática e sem criticas pessoas a seu principal adversário, o prefeito Marcelo Déda (PT)”. O segmento administrativo que detectou mais falhas na atual administração foi o social.
-Déda prometeu transformar Aracaju na cidade da criança, hoje temos mais crianças nas ruas e se prostituindo. Na Terra Dura 50% das crianças repetem o ano por falta de atrativo complementar à educação, condenou Suzana, para quem se faz necessário interligar as ações da Educação e da Saúde com o Social. No setor de Saúde ela identifica ausência de especialistas nos postos 24 horas e um pequeno número de equipes no Programa de Saúde da Família (PSF). “Para se fazer um exame hoje leva-se três meses ou mais, na minha administração, vou criar mecanismos para agilizar esses procedimentos e também reduzir s superlotação no Hospital João Alves Filho”, garantiu.
Suzana Azevedo recebeu o jornalista José Araújo, responsável pelo Portal Eleições 2004 / Infonet, em seu comitê de campanha na avenida Ivo do Prado, em uma sala ampla, porém em clima de campanha, sábado, 31/07, só tinha um birô e duas cadeiras. Ela falou sobre os mais variados temas, entre os quais, sua disposição para, se eleita, gerar emprego e renda para jovens, idosos, mulheres e homens. Suzana também falou sobre o melhor e o pior momento na construção de sua candidatura à Prefeitura de Aracaju.
Confira a íntegra, abaixo, da entrevista com Suzana Azevedo.
Portal Eleições – Quais são seus principais planos no caso de ser eleita prefeita de Aracaju?
Suzana Azevedo – Estamos com o plano de governo praticamente pronto. Daremos início agora a uma série de debates com a juventude... Esse é um segmento que poderá contribuir muito com nosso programa, apesar de a gente saber através de pesquisas, de conversas com lideranças estudantis de seus problemas e projetos. Mas acho que este segmento é muito importante: saber deles as maiores dificuldades, além do desemprego, da educação de qualidade e da capacitação do jovem para entrar no mercado de trabalho. O nosso projeto de governo é muito amplo e contempla as três áreas mais problemáticas que são Saúde, da Educação e da área social, que foi totalmente abandonada pela atual administração, na qual estamos incluindo as crianças, os idosos, as mulheres, os homens, a capacitação para pessoas desempregadas. A geração de emprego tem que ser o centro da preocupação de qualquer administrador público hoje, pois temos um exército de desempregados nas ruas.
Portal Eleições – Como se daria as ações de sua administração no setor educacional?
Suzana – Hoje nós temos um sistema educacional municipal basicamente só com as aulas, sendo que a maioria delas é dada por estagiários. Poucos aprovados no concurso de professor foram chamados, tanto que a Prefeitura tomou uma multa de R$ 1 milhão da justiça do trabalho por privilegiar a contratação de estagiários. Por conta de comportamento como esse e da ausência de atrativos adicionais, a repetência chega ao absurdo número de 50%, a evasão escolar é muito grande... Partindo dessa realidade desigual, fomos buscar exemplos positivos no setor em outras cidades do país a exemplo do rio, da Bahia e vimos que existem programas que ajudam a melhorar a área pedagógica, usando por exemplo, o esporte: o esporte não pode ficar longe da escola, até porque é um grande aliado no combate às drogas.
Também iremos implementar o incentivo ao teatro, às artes, a musica dentro da escola municipal. Estes são programas que trarão enriquecimento cultura para as crianças, além de servir como atrativo para fortalecer o setor pedagógico. Também iremos implementar ações de saúde nas escolas. De seis em seis meses uma equipe multidisciplinar formada por médicos, dentistas e outros profissionais de saúde que irão às escolas para fazer diagnóstico prévio de doenças. Esse programa também visa diminuir o número de crianças nos postos de saúde.
Portal Eleições – Só para fazermos uma síntese. Seu programa de governo na área de Educação será interligado com o social e a saúde?
Suzana – Tudo o nosso plano de governo está ligado à área social. O que queremos é promover a interligação. Por que isso? É que para a atual administração é mais importante ter o meio fio pintado à pessoa humana. Daí porque nossa grande proposta é Aracaju mais humana.
Portal Eleições – Poderíamos dizer que a senhora, se eleita, fará uma administração 100% voltada para o social? Se isso é real, de que forma se daria esse entrelaçamento?
Suzana - As ações das secretarias terão um único objetivo: fazer de Aracaju uma cidade mais humana e para isso é preciso investir no social. Não podemos admitir que em pleno século 21 os mesmo problemas ainda continuem, a exemplo da falta de escola de qualidade, de posto de saúde que não atende os anseios da população, a grande maioria das ruas continuam sem calçamento e sem saneamento e dou como grande exemplo o bairro Santa Maria que existe há 16 anos, vários prefeitos já passaram e seus problemas continuam. E o que é mais grave, o Santa Maria é tido como um de depósito de gente. É em pontos como estes que nossa administração irá tocar, humanizando regiões como esta.
Portal Eleições – A senhora fez criticas ao setor de saúde da atual administração, mas o Samu é apontado como uma referência nacional?
Suzana – Nunca uma administração municipal recebeu tantos recursos financeiros como essa para o setor de saúde. Mesmo assim o sistema ainda deixa muito a desejar. Lógico que o Samu é uma realidade que tem que ser melhorado. Eles (Déda e aliados) ficam dizendo que eu vou acabar o Samu, pelo contrário, as denúncias mostram que só 30% dos atendimentos são feitos por médicos, o restante é prestado por auxiliares de enfermagem. O serviço é bom? É... Mais precisa ser melhorado, como também precisa ser melhorada a oferta dos exames seletivos. Você hoje vai solicitar uma ultrasonografia, um ecocardiograma, um raio-X, são três meses para ser marcado e não se pode alegar falta de recursos financeiros. Aracaju hoje recebe em torno de R$ 14 milhões por mês só do SUS, então, isso muito dinheiro...
Temos que melhorar o Programa de Saúde da Família, aumentando as equipes párea dar uma maior cobertura às famílias da cidade de Aracaju. O que existe hoje na área de saúde do município é muito marketing. Quando fazemos reuniões nos bairros, quando perguntado a população sobre a assistência médica, é unânime as reclamações de que se leva muito tempo para marcar e fazer exames. Outro dia uma senhora me disse que queria levar o filho para um pediatra e não estava conseguindo.
Portal Eleições – Além desses problemas que a senhora aponta no setor de saúde existem outros?
Suzana – Sim, existem. O Hospital João Alves recebeu por mês 16 mil pacientes. Desses, 50% são levados pelo Samu, só que muitos são para atendimentos que poderiam ser feitos num ambulatório de emergência. O que faremos, se eleita, é transformaremos os postos 24 horas verdadeiramente em postos de emergência, colocando ortopedistas, com cardiologistas e outras especialidades. Ações simples como essas, se implementadas nos postos 24 horas, irão melhorar consideravelmente o sistema de saúde do município e reduzir a superlotação no Hospital João Alves. Também está em nosso plano a construção do hospital municipal.
Portal Eleições – Qual foi o momento mais difícil para a construção de sua candidatura?
Suzana – Acho que foi quando o PFL ainda tinha candidato próprio à Prefeitura de Aracaju. Naquele momento muito amigos e líderes de partidos que apóiam o Governo me diziam que gostariam de ficar com minha candidatura, mais que, se o governador apresentasse um nome do PFL, não teriam como deixar de apoio o governador. Mais Deus tem me ajudado tanto, que o candidato do PFL desistiu, não houve mais tempo hábil para apresentação de uma candidatura e terminei conseguindo o apoio de sete partidos, entre eles, o do próprio PFL. Que bom!
Portal Eleições – É uma pergunta delicada, mas a senhora só responde se achar que deve. O que o eleitorado tem achado mais positivo em sua candidatura e o que este mesmo eleitor acha mais negativo?
Suzana – Não tenho ouvido rejeição. Nas caminhadas que temos feito pelos bairros de Aracaju o que ouvimos muito é que tem que mudar e que a cidade precisa ser governada por mulheres. São 149 anos de Aracaju governada por Homens e o povo quer chegar os 150 anos governado por mulheres. Ouvimos muito são frases estimuladoras do tipo vá em frente, você tem sido muito correta com a gente, Deus vai lhe abençoar.
Portal Eleições – Mais muita gente diz que a senhora tem um perfil mais parlamentar.
Suzana – Não, ao contrário. Meu trabalho como parlamentar não se resumiu só ao plenário, ao dia-a-dia deputado na Assembléia... Sempre fiz um trabalho também nos bairros, nas comunidades, nos povoados, nas cidades... Como esse tipo de trabalho? Se a gente chega numa comunidade que não tem energia, vou atrás do governo ou do prefeito para poder atender a reivindicação daquela comunidade, vamos atrás de deputado federal para colocar emenda na OGU para realização de pavimentação em ruas, enfim, esse também é um trabalho executivo. Nós temos muitos serviços prestados neste campo. Agora chegou o momento d’eu também realizar. Chegar numa comunidade e atender suas reivindicações de forma mais direta.
Portal Eleições – Seu plano de Governo está sendo montado por quem? Já existe uma equipe formada?
Suzana – Temos uma equipe formada, sim. Visitamos projetos inovadores em vários municípios brasileiros, colhemos informações nas comunidades, para saber o que desejam, como também temos técnicos especializados em cada área, a exemplo meio ambiente que contou com a participação do PV. No setor social contamos com a colaboração da Dra. Lúcia Pinho e também dos gestores públicos que estão hoje no Governo do Estado e têm uma preparação técnica muito boa. Eles estão colhendo informações sobre as áreas de saúde, educação, habitação e transporte. Ainda contamos com a colaboração de arquitetos daqui e de outras cidades que estão montando um projeto de urbanismo para deixar Aracaju mais bonita, ai incluindo as obras estruturantes, a questão do trânsito, definição de roteiros turísticos. Teremos anéis específicos para o turismo para que possam conhecer os pontos mais interessantes de Aracaju. O fundamental é montarmos um projeto que possa ser cumprido.
Portal Eleições – A senhora tocou no xis da questão. Em época de eleição todo mundo promete, mais poucos cumprem. Como convencer as pessoas que realmente os projetos serão colocados em prática?
Suzana – É. Depois da desilusão da população com as promessas, o engano e a traição do presidente Lula, a classe política tem que ser mais enfática naquilo que realmente pode fazer para não cair no mesmo descrédito. SE vou à televisão prometendo uma coisa que não posso fazer, jamais o povo vai acreditar. Temos que apresentar propostas concretas, mostrando de onde iremos tirar aquele dinheiro para realizar aquela obra para que a população possa acreditar. É isso que eu e Cláudia (sua vice) estamos propondo. É um tempo novo na política, mais é um tempo da verdade. Nós estamos colocando nossas vidas nisso, fazendo uma administração diferente, de mostrar que pode existir um política de sinceridade.
Portal Eleições – O que a senhora apontaria como o ponto mais negativo da atual administração?
Suzana - Sem dúvida a questão social. Ele (Déda) ainda prometeu muita coisa que não fez, como a assistência médica do servidor, a desprivatização da Prefeitura, a reformulação do código de obras, a extinção dos parquímetros... Na área social ele não construiu uma creche sequer. Ele falou que Aracaju ia virar a cidade da criança, que todas as secretarias seriam “secretaria da criança” e até hoje não foi feito isso. É cada dia maior o número de crianças nas ruas, crianças se prostituindo. Acho que ele não teve muita sorte, mudou demais de secretário e quem chegava ia sempre desmanchando o que o outro tinha feito. No bairro Santa Maria, por exemplo, tem duas mil crianças fora da escola, o posto de saúde é insuficiente, não existe uma área de lazer para as crianças... Mas foram feitas áreas de lazer nas regiões dos ricos. Mas o filho do rico brinca numa área de lazer pública? Muito pouco. Se tivesse feito áreas de lazer em áreas pobres, seriam muito mais usadas que nas áreas de ricos.
Portal Eleições – Hoje se discute muito a questão ética na política, na vida pública. O que fazer numa administração Suzana Azevedo para coibir a corrupção?
Suzana – Eu sou filha de Tertuliano Azevedo, Araújo. Ele sempre foi o xerife das contas públicas. A Auditoria Interna da Prefeitura terá quer ser muito eficiente em nossa administração. Tudo tem que ser feito conforme os preceitos legais e morais e o dinheiro tem que sobrar para a execução de obras vitais para a população. A transparência administrativa está acima de tudo. Meu pai sempre me ensinou que a gente só tem um nome na vida e esse nome tem que ser zelado. Eu quero morrer e as pessoas passarem pelo meu túmulo e dizerem: ai foi uma pessoa honesta, foi uma pessoa séria.
Portal Eleições – O que a senhora dará mais prioridade nos programas de rádio e TV. Enfatizará seu programa de governo ou jogará duro contra a atual administração?
Suzana – Me encontrei com o prefeito Marcelo Déda no dia do registro das candidaturas e coloquei bem claro que nós iremos fazer uma campanha elegante, democrática e limpa. Eu jamais farei uma campanha criticando o lado pessoal. Farei uma campanha criticando erros na administração. Vamos mostrar a escola que existe hoje na Prefeitura e a escola que queremos fazer. Vamos mostrar os programas que são feitos hoje e o que nós pretendemos fazer. Mostraremos o que ta errado, o que ta certo... O Samu é uma realidade, é bom? É. Mas precisa ser melhorado. É isso que iremos mostrar na televisão.