Cobertura completa das Eleições 2004
03/10/2004


“Informação em primeiro lugar”. Este é o slogan que a InfoNet, juntamente com seus parceiros (TV Caju, Liberdade FM, Ouro Negro FM e Cinform), escolheu para definir a cobertura jornalística das Eleições 2004.

 

O projeto Eleições InfoNet, conhecido pelos internautas desde 1998, por exemplo, acompanhou a agenda dos candidatos a prefeito de Aracaju, realizou chats com os mesmos, entrevistas e matérias em primeira-mão, além de diversas seções de prestação de serviço sobre as eleições em todo o Estado de Sergipe (locais de votação, em quem votar, etc.) e o diferencial de trazer antes de qualquer outra mídia os resultados parciais diretamente do TRE/SE.

 

O Sistema Liberdade de Comunicação - TV Caju, Liberdade FM e Ouro Negro FM - também montou uma grande estrutura jornalística para o trabalho, com repórteres nos principais municípios sergipanos. “Estamos tendo um retorno fantástico. Muitas ligações, principalmente fazendo perguntas aos nossos diversos convidados, como Henry Clay e Marcos Andrade”, informou Sônia Pedrosa, diretora de Jornalismo da TV Caju.

 

Segundo Antônio Rollemberg, diretor superintendente do Sistema Liberdade de Comunicação, desde os primeiros momentos do dia de hoje, até o final da apuração, toda a equipe está distribuída estrategicamente pelo Estado, dando um show de informações sobre o decorrer desta festa da democracia. “Mais uma vez é um grande sucesso a nossa Cobertura das Eleições. O pool formado pela Rede Sergipana de Notícias - composta pela TV Caju, Rádio Liberdade FM, Ouro Negro FM, Abais AM, Cinform e InfoNet - vai levando simultaneamente e on line as informações mais importantes do pleito, com entrevistas, participação popular, e a informação baseada na ética e responsabilidade social. Esta parceria é mais uma vez um sucesso de audiência e credibilidade na informação”, comenta ele.

 

Internet, televisão e rádio... Assim, faltando apenas o impresso, a parceria agregou o Cinform, também conhecido pelo trabalho de credibilidade no processo eleitoral. “Acredito que a cobertura das Eleições 2004 pela mídia, sobretudo pelo importante Portal da InfoNet, foi de uma contribuição enorme ao processo democrático. Foi transparente, promoveu debate com os candidatos, não discriminou a ninguém pelo fato de estar bom ou ruim de pesquisa e não inferiu sobre esta ou aquela intenção de proteger candidato, deixando que o eleitor formulasse seu próprio ponto de vista. Acho que as eleições no Brasil tende cada vez a serem mais civilizadas e isso pode ser reflexo de postura das mídias. As mídias - site, jornal, TV e rádio - estão a serviço da sociedade e a sociedade espera das mídias sempre posturas coerentes”, informou Jozailto Lima, diretor de Jornalismo do Cinform.