Déda convoca população a garantir conquistas e a evitar "já ganhou"
23/07/2004


A coligação “Aracaju, Orgulho de Todos” inaugurou, nesta-quinta-feira, 22/07, seu Comitê de campanha com a participação de militantes do Pt e partidos aliados na Avenida Barão de Maruim (esquina com a Rua Lagarto). O prefeito Marcelo Déda e o vice Edvaldo Nogueira receberam personalidades políticas como o deputado federal Arlindo Chinaglia, líder do PT na Câmara Federal; o senador Antônio Carlos Valadares; o ex-prefeito João Augusto Gama; o deputado federal Jackson Barreto e os deputados estaduais Fabiano Oliveira e Francisco Gualberto, dirigentes partidários e candidatos a vereador.

Déda começou seu discurso saudando seus pais, e em seguida afirmou que a inauguração do comitê é um início simbólico da campanha que ele próprio definiu como uma “grande caminhada”. “Estamos aqui para defender as vitórias de Aracaju e manter inabalável o tema que consagrou essa cidade: ‘Aracaju não se vende nem se rende’”.

O prefeito mostrou aos seus militantes que está tranqüilo caso a campanha venha a ser federalizada. “Não adianta acusar nosso presidente, pois sabemos que Lula está à frente do povo do Brasil para realizar um projeto de crescimento nacional”, disse Déda, que em seguida citou alguns investimentos atuais do Governo Federal em Aracaju, a exemplo dos R$ 10 milhões enviados para realização de obras de infra-estrutura no bairro Santa Maria.

Para o candidato do PT, o grande objetivo da oposição é tirar os partidos populares do mapa de Aracaju. “Eles querem tirar o povo da prefeitura. Querem me tirar porque eu represento um novo momento da política municipal”. Marcelo Déda lembrou da força da participação popular na sua administração através do Orçamento Participativo e dos Conselhos Escolares; da municipalidade da Saúde com o Samu; além dos investimentos em obras de infra-estrutura e recapeamento em diversos locais da cidade. “Desde quando cheguei em Aracaju, em 1973, ouço que vão fazer a avenida São Paulo. Foi preciso o governo do povo para urbanizar esta avenida que virou uma das mais belas da cidade”.

Déda ainda lembrou de algumas obras como a Orla do Bairro Industrial e a reurbanização da Coroa do Meio, onde 600 famílias foram retiradas das palafitas. “Isso é respeito, dignidade e cidadania de um partido que nasceu dos trabalhadores deste país”.

O prefeito discursou sem clima de já ganhou. “Eleição se ganha na rua e é preciso ter na cabeça que o nosso principal objetivo é defender a continuidade de um projeto de vitória popular”.

O deputado federal Arlindo Chinaglia afirmou que veio como representante da Câmara Federal, da Executiva Nacional do PT e do presidente Lula prestigiar o início da campanha de Marcelo Déda, que em sua opinião é um político de “trajetória brilhante e que sempre manteve a atitude de onde trabalhar, levar sua causa a todo o país”. Em seguida finalizou: “Fico com o único candidato de Lula em Aracaju”.

O senador Antônio Carlos Valadares disse que Déda foi um prefeito que revolucionou Aracaju ao longo destes três anos, e acredita que o candidato esteja preparado para governar a cidade outra vez. “Marcelo Déda transformou Aracaju em uma cidade do bem, honrada e dedicada aos servidores e ao povo”.

A festa de inauguração terminou com Jair Rodrigues, realizando o show no meio dos militantes acompanhado pelo prefeito e o vice-prefeito Edvaldo Nogueira. O cantor relembrou clássicos do samba nacional e transformou a abertura oficial da “casa da campanha” numa grande festa.