Votos em brancos e nulos podem aumentar
20/07/2004


O presidente da Câmara Municipal de Aracaju e candidato à reeleição, vereador Sérgio Góes (PL) teme que o número de votos brancos e nulos, que nas eleições de 200º atingiram em torno de 15% do eleitorado aracajuano, aumentem significativamente nesta eleição. Ele explica por que: “Nas eleições de 2000 existiam quase mil candidatos a vereador garimpando voto, nas eleições deste ano, somos menos de 500 candidatos”.

Para Góes este detalhe é fundamental na aumentar ou diminuir o número de votos úteis nas eleições. “Quanto mais candidato na disputa, maior é o número de voto válido. Tem gente que não vota em nenhum dos candidatos já conhecidos. Mas se uma pessoa amiga ou de sua família for o candidato, esse público vota”, explica Sérgio. Sua avaliação é que dos mais de 350 mil eleitores cadastrados em Aracaju apenas 280 mil votem e destes, apenas 230 sejam votos válidos.

Isso acontecendo, argumenta Sérgio, aumenta o coeficiente eleitoral e diminui as chances de muitos partidos, observa. Ele é de opinião de que para superar essa deficiência causada pelas mudanças constantes na legislação eleitoral, é ´preciso que todos os candidatos a uma vaga na Câmara trabalhem incansavelmente, sem interrupção. “Essa é a única maneira que vejo para reduzirmos o número de votos brancos e nulos nestas eleições”, sugere.