Disputa em Canindé é pela boa receita
28/06/2004


A prefeita de Canindé do São Francisco, Rosa Maria (PSB) decidiu disputar a reeleição. O anúncio foi feito nesta segunda-feira em entrevista ao programa de Fábio Henrique na Rádio Atalaia AM. Ele terá como candidato a vice, seu esposo, Genivaldo Galindo Júnior (PMDB), que é filho do ex-prefeito Genivaldo Galindo (preso sob acusação de homicídio e malversação de recursos públicos).

Disputarão com Rosa a preferência do eleitorado de Canindé o ex-prefeito de Paulo Afonso, cidade baiana próxima a Canindé, João de Deus (PPS), o ex-prefeito do município Jorge Carvalho de Souza (PFL) e Orlando Andrade Filho (PSDB). O processo eleitoral promete ser acirrado. Rosa nega o envolvimento direto de seu sogro e ex-prefeito Genivaldo Galindo no processo.

-A escolha de Júnior (Genivaldo Galindo Júnior) para meu vice, foi feita pelas lideranças políticas da cidade e não teve nenhum ingerência do pai dele, desconversa quando questionada sobre as ingerências do ex-prefeito nas decisões políticas do município.


De olho na receita

Canindé do São Francisco é hoje um dos municípios mais cobiçados pelos políticos sergipanos. Sua principal virtude: ter a segunda maior arrecadação do estado. Esse pequeno grande detalhe fez o ex-prefeito Genivaldo Galindo, preso sob acusação de homicídio e malversação do dinheiro público, transferir-se do interior de Pernambuco para se tornar prefeito no município.

De lá para cá Canindé virou o mais autêntico bangue-bangue. Muitas pessoas foram mortas e outras vítimas de tentativa de homicídio. Hoje Canindé, que fica a 213 quilômetros de Aracaju, arrecada em torno de R$ 3 milhões por mês, para uma população de aproximadamente 20 mil pessoas e pouco mais de 11 mil eleitores. Canindé de uma receita proporcionalmente maior que a de Aracaju.