Novas urnas trarão mais agilidade na apuração da eleição
18/06/2004


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está investindo 187,3 milhões de reais na produção de 75 mil novas urnas eletrônicas que substituirão modelos fabricados em 1996. Com os novos equipamentos, que têm inovações tecnológicas, o TSE espera ter capacidade de apurar 95% dos votos até a meia-noite do dia do pleito.

O novo lote de urnas deve integrar uma base de mais de 400 mil urnas que serão usadas nas eleições municipais deste ano. O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sepúlveda Pertence, vai hoje a Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, para inspecionar as novas urnas eletrônicas. Ele também anunciará a estrutura montada para as eleições municipais deste ano.

Nas eleições de outubro próximo, cerca de 120 milhões de pessoas escolherão prefeitos e vereadores para o mandato de 2005 a 2008. Para isso, estão encomendadas mais de 75 mil urnas eletrônicas ao grupo FIC/Phihong do Brasil, que atuam em parceria com a Diebold Procomp.

Uma das novidades da nova urna é que além de armazenados digitalmente, os votos também terão a possibilidade de serem impressos. Isto, segundo a empresa fabricante, representa mais uma possibilidade de fiscalização e lisura de toda a operação. As placas-mãe da urna 2004 comportam um chip de 200 MHz de velocidade, com memória de 64 Mbytes, além de duas memórias Flash (adicionais) de 32 Mbytes.