João Fontes já integra novo partido
06/06/2004


O nome do novo partido do país foi escolhido neste fim de semana. Irá se chamar PSoL (Partido do Socialismo e da Liberdade), que "nasce com a incumbência de abrigar todas as esquerdas, sem respaldo partidário e para resgatar as principais bandeiras do PT antes de chegar ao governo", segundo a senadora Heloísa Helena (AL), eleita pelo PT e atualmente sem partido.

A nova legenda tem na linha de frente a própria senadora e os deputados João Fontes (SE), João Batista Babá (PA) e Luciana Genro (RS), todos expulsos do PT em dezembro de 2003.

Cerca de 900 pessoas, segundo Heloísa Helena, participaram da reunião neste fim de semana em Brasília para definir a criação do novo partido e definir seu nome. "Todas empenhadas em discutir rumos sociais e democratas, numa demonstração clara contra o neoliberalismo", de acordo com a senadora.

Para Luciana Genro, "é hora de atender a todas as correntes de esquerda que lutam por ideais democráticos, e não de dividir". A deputada diz que o novo partido vai ocupar o "vazio político", sem ser um novo PT.

A nova legenda deve registrar o nome em cartório na segunda-feira (7) e mandar publicar no "Diário Oficial" para, então, solicitar o registro provisório na Justiça Eleitoral. Depois, seus organizadores terão prazo até 30 de setembro de 2005 para conseguir as 438 mil assinaturas necessárias para formalização do partido, para ter condições de concorrer às eleições de 2006.